Pular para o conteúdo

25 alimentos que causam espinhas

  • por

[faceturbo][bloqueador]

Quer conhecer quais são os 25 alimentos que causam espinhas? As espinhas surgem na pele por diversos motivos, e ingerir alguns alimentos pode ser um deles.

Não porque alguns itens da alimentação simplesmente têm o poder de fazer surgir espinhas ou desencadear episódios de acne. O que acontece é que alguns alimentos aumentam a produção de sebo pelos poros do rosto e promovem o risco de inflamações nesses pequenos locais.

As pústulas (como também são chamadas as espinhas) geralmente têm a ver com o fator genético. Por isso, por mais que uma pessoa coma os alimentos que aumentam o risco de espinhas, isso não quer dizer que ela vá desenvolvê-las.

O mesmo vale para as pessoas que suspendam a ingestão de todos esses alimentos que devem ser evitados. Com certeza, ela diminuirá muito o risco de espinhas, mas isso não significa que ela pode ficar completamente imune ao problema.

Mas se você é do tipo de pessoa que infelizmente sofre com esse problema, mudar a alimentação pode ser o segredo para uma pele livre de inflamações. Tudo isso sem fazer uso de remédios ou procedimentos estéticos. Descubra quais são os alimentos que estão prejudicando a sua pele ao favorecer o aparecimento de espinhas.

25 alimentos que causam ou aumentam a quantidade de espinhas

Antes de mais nada, é preciso ressaltar: alimentos não necessariamente provocam espinhas! Entenda que as espinhas são erupções inflamadas em poros entupidos por sebo, sujeira ou mesmo alguns bichinhos, como o ácaro. Nenhum estudo comprova que alimentos causam o entupimento dos poros.

O que os alimentos podem fazer é aumentar a produção de sebo e as chances de inflamação, o que aumenta também o risco de aparecimento de espinhas. Por isso, é preciso ter cuidado com a alimentação. Em casos de acne, é sempre bom procurar um dermatologista para ajudar.

1 – Leite

Algumas pesquisas apontam que quem consome leite possui mais espinhas (Foto: depositphotos)

A ciência ainda não comprova que o leite seja um fator favorável ao aparecimento de espinhas. Contudo, algumas pesquisas e testes apontam que pessoas que consomem leite e derivados possuem mais espinhas.

Um dos supostos motivos seria a presença dos hormônios de crescimento presentes na composição do leite. Pesquisadores afirmam que esse hormônio afeta a insulina do corpo humano, o que provoca mais produção de sebo nos poros e, consequentemente, espinhas.

Outra justificativa vale principalmente para os homens. A princípio porque o leite provoca picos de testosterona no organismo.

Veja também: Deixe a pele livre dos cravos e espinhas seguindo essas dicas caseiras

2 – Refrigerante

O refrigerante é um dos alimentos que causam espinhas

Essa bebida é rica em açúcar, maior causadora de produção de sebo (Foto: depositphotos)

Todo mundo sabe que o refrigerante não é uma bebida saudável. Além de provocar vários danos ao organismo em geral – devido aos aditivos e corantes da sua composição-, os refrigerantes são bebidas repletas de açúcar.

Primeiramente, é bom deixar claro que o açúcar é a substância que mais provoca aumento de produção de sebo através das glândulas sebáceas do rosto. Esse motivo já é suficiente para cortar de vez o refrigerante da lista de bebidas que você consome.

3 – Chocolate

O chocolate é um dos alimentos que causam espinhas

O chocolate ao leite é composto de açúcar, leite e gordura (Foto: depositphotos)

O chocolate sempre é o primeiro alimento que pensamos quando o assunto são espinhas. Mas isso é um exagero, pois nem todo chocolate tem esse poder prejudicial. Quando associamos chocolate e espinhas, isso se deve por causa do chocolate ao leite.

O chocolate ao leite é o chocolate mais comum. Na sua composição é possível encontrar muito açúcar e muita gordura, e além disso, o leite. A consequência de ingerir esse combo é: pele mais oleosa, mais sebo e mais gordura no organismo.

Contudo, há chocolates puros, com níveis acima de 70% de cacau. Esses são menos prejudiciais e gordurosos, mas ao mesmo tempo, são também mais amargos.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

4 – Massas

A massa, como o macarrão, é um dos alimentos que causam espinhas

As massas normalmente são ricas em gordura saturada (Foto: depositphotos)

A relação entre as massas e as espinhas se resume a basicamente uma coisa: gorduras saturadas. Os ingredientes que compõem a maioria das massas que produzem o macarrão, tortas salgadas, e salgados em geral são fontes de gorduras saturadas.

Essas gorduras agem de forma semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a produção de sebo pela glândulas sebáceas. Simultaneamente, são responsáveis por aumentar as chances dos poros inflamarem. São verdadeiros gatilhos para o surgimento de espinhas.

5 – Frituras

A fritura é um dos alimentos que causam espinhas

As frituras agem como fonte de armazenamento de sebo (Foto: depositphotos)

As frituras são feitas com óleo ou produtos oleosos. Relacionar o óleo que ingerimos ao óleo produzido pela nossa pele é bem intuitivo. As frituras agem como fonte de armazenamento de sebo, que além de aumentar a produção, vão dificultar qualquer técnica de controle de oleosidade que você tentar.

Dentre as comidas que oferecem riscos de surgimento de espinhas, as frituras ocupam um lugar de destaque. Tanto que vários dermatologistas aconselham que pessoas com acne não optem por frituras.

Veja também: Descubra qual é o produto que elimina as espinha das costas

6 – Carnes gordurosas

A carne com gordura é um dos alimentos que causam espinhas

Uma das principais fontes brutas de gordura são as carnes gordurosas (Foto: depositphotos)

A gordura é também muito responsável pelo aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Na dieta brasileira atual, uma das principais fontes brutas de gordura são as carnes gordurosas. Há aqueles que, inclusive, adoram comer a gordura da carne.

Ingerir a gordura das carnes aumenta potencialmente a quantidade de sebo que nosso organismo libera pelos poros. É um alimento bastante agravante, principalmente se as espinhas já existirem.  

7 – Embutidos

A carne embutida é um dos alimentos que causam espinhas

Esses alimentos, além de aumentarem o risco de espinhas, diminuem a qualidade e coloração da pele (Foto: depositphotos)

Assim como os refrigerantes, os alimentos embutidos são aqueles itens da alimentação que estão em todo lugar, mas não trazem nenhum benefício para a saúde. Presunto, mortadela, carne enlatada… Todas as opções de embutidos contêm gorduras, alto nível de sal, condimentos e até mesmo corantes.

Todos esses componentes são grandes vilões da boa saúde e também da pele. Aumentam muito o risco de espinhas, diminuem a qualidade e coloração da pele e aumentam as chances de inflamações.

8 – Biscoito recheado

O biscoito recheado é um dos alimentos que causam espinhas

O biscoito recheado aumenta o risco de entupimento dos poros (Foto: depositphotos)

O biscoito recheado é repleto de corantes e açúcares. Ao mesmo tempo, as bolachas entre o recheio possuem gorduras em sua composição. Dessa forma, são potenciais risco para o entupimento dos poros, o que ocasiona as espinhas.

Quando as espinhas já estão na pele, ingerir biscoito recheado pode aumentar o nível da inflamação, o que pode causar mais vermelhidão, dor e acentuar as marcas na pele.

9 – Fast-food

O fast food é um dos alimentos que causam espinhas

Por ser rico em gordura, esse lanche acentua o problema de espinhas (Foto: depositphotos)

Os lanches fast-food como hambúrgueres e lanches rápidos como os que vendem em shoppings e alguns restaurantes são fontes conhecidas de gorduras saturadas. Promovem mais chances de espinhas porque aumentam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas do rosto.

10 – Milkshake

O milkshake é um dos alimentos que causam espinhas

O açúcar do sorvete combinado com o leite é uma “bomba” nociva para a pele (Foto: depositphotos)

Os milkshakes nada mais são do que a junção de sorvete e leite. O sorvete, por si só, já é uma fonte exagerada de açúcar para o organismo. O leite, por sua vez, é estudado como uma das possíveis variáveis que influenciam o aparecimento de espinhas.

Juntos, o sorvete e o leite não são recomendados para pessoas que tem problemas com espinhas ou que querem evitá-las. O consumo de milkshake pode aumentar o risco de entupimento dos poros e de inflamação dos mesmos.

E como se já não bastasse o sorvete e o leite, ainda se usam outros componentes (como cobertura, flocos, etc) na montagem da bebida. Esses itens sempre são grandes fontes de gorduras, corantes e/ou açúcar.

Veja também: Folha da goiabeira pode tratar acne, rugas e espinhas

11 – Batata-frita

A batata frita é um dos alimentos que causam espinhas

Por ser frita, essa batata aumenta a oleosidade da pele (Foto: depositphotos)

À primeira vista, a batata não é um alimento inimigo da pele, até ela ser frita. O processo de fritura faz com que a batata perca muitas das propriedades benéficas que possui. Além disso, acaba virando uma grande fonte de gordura, graças ao óleo da fritura.

Elas aumentam a oleosidade da pele e as chances de entupimento dos poros. Além disso, faz crescer os riscos de inflamação.

12 – Bolachas

A bolacha, salgada ou frita, é um dos alimentos que causam espinhas

Tanto as bolachas salgadas, quanto as doces devem ser evitadas por quem quer manter a pele saudável (Foto: depositphotos)

As bolachas (doces e salgadas) não são boas opções para quem quer evitar espinhas. Primeiramente, vamos falar sobre as bolachas salgadas.

Elas são compostas, na maioria das vezes, por ingredientes pouco nutricionais e gorduras saturadas. Aumentam, portanto, a oleosidade da pele e as chances dos poros entupirem.

Já as bolachas doces são ricas tanto em gorduras saturadas quanto em açúcar. Ambos são inimigos para quem quer uma pele livre de cravos e espinhas.

13 – Bolos

O bolo é um dos alimentos que causam espinhas

O bolo leva muito açúcar e resulta em mais produção de sebo (Foto: depositphotos)

Os bolos são resultados de receitas feitas com vários componentes e ingredientes complexos, que além de demorarem na digestão, não são a melhor escolha para quem quer uma pele limpa.

Tanto a “massa” do bolo quanto as coberturas, recheios e acompanhamentos geralmente levam muito açúcar e resultam em mais produção de sebo pela glândulas sebáceas. Por isso, aumentam o percentual de óleo no rosto.

14 – Pão branco (francês ou de sal)

O pão é um dos alimentos que causam espinhas

Esse pão aumenta muito a chance dos poros entupirem (Foto: depositphotos)

O pão comum (também conhecido como francês, branco ou ‘pão de sal’) não é uma boa escolha para quem quer se livrar das espinhas. Em primeiro lugar, é bom lembrar que o pão é uma massa. Feita com farinha, manteiga e fermento.

Esses três ingredientes não fazem bem a pele. Eles aumentam muito a chance dos poros entupirem, dando origem a cravos. Também trazem risco de inflamação, o que pode facilitar o aparecimento de espinhas.

15 – Doces

O doce é um dos alimentos que causam espinhas

Os doces são grandes fontes de açúcar, manteiga e corantes (Foto: depositphotos)

É muito difícil negar aquele brigadeiro ou fatia de torta, principalmente em festinhas e comemorações. Mas, se você quer uma pele limpa e saudável, é melhor evitar doces.

Obviamente, os doces são grandes fontes de açúcar. Em alguns doces, ainda pode existir a presença de corantes, aditivos, manteiga, margarina e gordura. Todos esses componentes aumentam a oleosidade da pele, principalmente no rosto, e também o risco de erupções.

Veja também: Trate cravos e espinhas usando chás

16 – Sucos em pó

O suco em pó é um dos alimentos que causam espinhas

Esse tipo de suco é composto de dois itens muito prejudiciais: corantes e açúcares (Foto: depositphotos)

Os sucos artificiais, como esses que vem em pó dentro de um pacotinho, também são vilões para quem quer tem uma pele limpa e saudável. Isso porque em sua composição existem dois itens muito prejudiciais: corantes e açúcares.

Afinal, esses dois componentes são conhecidos por causarem mal ao organismo. Esses sucos causam picos de açúcar no corpo, o que altera a insulina e causa mais produção sebácea pelos poros.

17 – Bebida alcoólica

A bebida alcoólica é um dos alimentos que causam espinhas

Para “digerir” o álcool, o corpo retira água da pele, deixando-a ressecada (Foto: depositphotos)

Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas por quem quer se livrar das espinhas e cravos. O motivo é um pouco complexo, mas vamos explicar de forma simples.

Ao ingerirmos bebidas alcoólicas, o nosso organismo direciona as moléculas de água do corpo para realizar a metabolização do álcool etílico. Esse processo de assemelha a digestão. Como resultado desse processo, em alguns casos, o corpo retira até a água da pele para realizar essa atividade metabólica.

Com isso, a pele fica mais seca. Simultaneamente, as glândulas sebáceas do rosto vão produzir mais sebo para tentar controlar esse “ressecamento”. É aí que os poros podem entupir e inflamar, causando espinhas.

Outro motivo é que as bebidas alcoólicas provocam a dilatação dos vasos sanguíneos. Essa ação faz a pele trabalhar de forma acelerada, inclusive na produção de óleo. Outro fator que facilita o entupimento dos poros.

18 – Petiscos

O petisco é um dos alimentos que causam espinhas

A maioria dos petiscos de bar é gordurosa, frita e com excesso de sal (Foto: depositphotos)

Já que falamos em álcool, nada melhor que seguir a lista com aqueles típicos petiscos de bares e restaurantes. Geralmente os petiscos são compostos por carnes assadas, batata frita, churrasco ou mesmo alguns alimentos como amendoins e salgadinhos.

É muito raro encontrar algum tipo de petisco saudável, que não cause dano ao corpo ou a pele. A maioria dos alimentos que são petiscos de bares e restaurantes estão nessa lista como potenciais facilitadores do surgimento das espinhas.

19 – Bebidas industrializadas

A bebida industrializada é um dos alimentos que causam espinhas

Suco ou chá de garrafinha ou lata também são prejudiciais para a pele (Foto: depositphotos)

Muitas vezes podemos pensar que algumas bebidas industrializadas causam menos mal ao corpo do que refrigerantes e bebidas alcoólicas, mais isso é uma meia-verdade. Imaginamos que aquele suco ou chá de garrafinha é a melhor opção, mas eles também são prejudiciais para a pele.

Afinal, também são produtos industriais, repletos de aditivos e conservantes. Não são tão danosos, quanto o álcool ou refrigerantes, mas também não trazem nenhum benefício para a pele. A maioria dessas bebidas contém o que é conhecido como “açúcar escondido”.

Até as versões lights e diet contêm aditivos que acabam promovendo tanto dano quanto o açúcar. Estes também aumentam o risco de entupimento dos poros.

20 – Pizza

A pizza é um dos alimentos que causam espinhas

As pizzas são fontes de gorduras saturadas (Foto: depositphotos)

Assim como as massas, pães e fastfoods, as pizzas são fontes de gorduras saturadas. Em primeiro lugar, a massa da pizza já é um agravante para o risco de espinhas. Em seguida, temos o “recheio” da pizza, que geralmente possui ingredientes com alto nível de temperos, sal e óleos.

Um dos ingredientes mais presentes nas pizza é o leite e derivados, seja na massa quanto no recheio. Já vimos aqui que estudos revelam que pessoas que consomem leite apresentam mais espinhas.

Veja também: Pele limpa, sem sinal de espinhas com tratamento caseiro

21 – Bacon

O bacon é um dos alimentos que causam espinhas

Quanto mais óleo de bacon se consome, mais sua pele fica oleosa (Foto: depositphotos)

O bacon é uma carne com um percentual de óleo e gordura alto. Além disso, quase sempre é servido frito, o que aumenta essa característica acentuadamente. Portanto, assim como a lei do retorno, o que consumimos é o que oferecemos.

Quanto mais óleo de bacon alguém consome, mais sua pele fica oleosa. O que aumenta muito as chances de entupimento dos poros e erupções.

22 – Excesso de sal

O sal é um dos alimentos que causam espinhas

Quando consumimos muito sódio, nossos tecidos se expandem e incham (Foto: depositphotos)

Muitas pessoas acreditam que somente o açúcar tem vez quando o assunto é espinha. Entretanto, o sal também tem o seu percentual de culpa.

De fato, o açúcar é ‘pior’ para a pele. O sal só faz mal para a pele quando é consumido em excesso. Isso porque quando consumimos muito sódio, nossos tecidos se expandem e incham. Isso também faz a pele produzir mais sebo.

23 – Comidas apimentadas

A comida apimentada é um dos alimentos que causam espinhas

Quando se consome muita pimenta, o sistema digestivo pode inflamar (Foto: depositphotos)

A pimenta, geralmente é uma aliada da boa saúde. Mas, assim como o sal, o excesso de ingestão de comidas picantes prejudica tanto o sistema digestivo quanto a pele. Também não deve estar na dieta de quem está querendo se livrar das espinhas.

A relação com os cravos e espinhas existe da seguinte forma: Quando consumimos muita pimenta, nosso sistema digestivo pode inflamar. Essa inflamação leva mais fluxo de sangue ao rosto, o que prejudica as espinhas existentes causando mais vermelhidão.

Por isso, se você já tem espinhas, consumir muita pimenta pode deixar o seu rosto mais vermelho e piorar a aparência da sua pele na face.

24 – Excesso de cafeína

O café é um dos alimentos que causam espinhas

O café, o chá verde e o chá preto contêm cafeína (Foto: depositphotos)

Já que estamos falando de excessos, a cafeína também é um substância que deve ser regulada para uma pele bonita e saudável.

Em resumo, a cafeína prejudica a pele e causa espinhas porque aumenta a atividade hormonal do organismo. Como consequência disso, é possível que ocorram picos de oleosidade da pele. Isso aumenta as chances de entupimento dos poros.

Vale ressaltar também que alterações hormonais são as principais causas de aparecimento de espinhas. Os alimentos apenas aumentam essa propensão.

É bom lembrar que não é somente o café que contém cafeína. O chá preto e chá verde também contém a substância.

25 – Óleos vegetais

O óleo vegetal é um dos alimentos que causam espinhas

Os óleos vegetais ainda aumentam a chance de inflamação dos poros (Foto: depositphotos)

O consumo de óleo vegetal na alimentação não é bom para o corpo de nenhuma maneira. Quando o assunto é a pele, esse quadro piora ainda mais. Uma regra é simples: quem consome muito óleo na alimentação, aumenta também a produção de óleo através da pele.

Além de ser um fator contribuinte para o entupimento dos poros, os óleos vegetais ainda aumentam a chance de inflamação nos mesmos, o que gera a espinha.

Veja também: Conheça a poderosa máscara natural que trata acne e elimina manchas

[/bloqueador][/faceturbo]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *