×

5 remédios naturais para reduzir o colesterol ruim

5 remédios naturais para reduzir o colesterol ruim

5 remédios naturais para reduzir o colesterol ruim

Para reduzir o colesterol ruim, nem sempre é necessário recorrer a tratamento médico. A natureza nos oferece muitas opções.

Aqui estão alguns dos mais populares, então você pode escolher aqueles que chamam sua atenção.

O colesterol é uma substância essencial para o desenvolvimento humano. No entanto, sua overdose é prejudicial à saúde e geralmente pode ser controlada com medicamentos.

Existem muitas alternativas que podem reduzir naturalmente o colesterol ruim. A maioria deles está relacionada a materiais medicinais, e podemos ajustá-los de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Embora tomar remédios e remédios naturais ao mesmo tempo não seja perigoso, é melhor consultar seu médico com antecedência para evitar complicações futuras.

Remédios naturais para reduzir o colesterol ruim

1. Alho

Desde a antiga civilização, o uso do alho como remédio natural é comum. Nos últimos anos, foi determinado que certas substâncias podem ser a razão por trás da atividade anti-aterosclerótica do alho. Incluindo:

  • O enxofre
  • A alicina
  • O alhoeno
  • A S-alilcisteína
  • Entre outras

Em outras palavras, essas substâncias têm a capacidade de impedir que substâncias lipídicas se depositem na parede arterial. Na verdade, pesquisas relacionadas a este tópico mostram que os níveis mais baixos de colesterol correspondem a indivíduos com maior ingestão de alho.

Por outro lado, quando o consumo de alho é baixo, os níveis de colesterol aumentam. Embora haja efeitos colaterais, como cheiro forte ou indigestão, o uso de alho é eficaz para reduzir o colesterol.

2. Chá de sementes de coentro

Além de ser usada na culinária tradicional de alguns países, as sementes de coentro também têm efeitos medicinais, antibacterianos, antifúngicos e anti-hipertensivos.

Esses pequenos elementos também têm propriedades hipolipidêmicas muito importantes. Vários estudos descobriram que as sementes de coentro aumentam a degradação do colesterol. Para se preparar para este remédio, você precisa do seguinte:

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de sementes de coentro trituradas (8g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Preparo

  • Coloque a água com as sementes de coentro em um recipiente.
  • Coloque o recipiente no fogo até que ferva.
  • Quando o chá esfriar um pouco, você pode coá-lo.
  • Beba 1 ou 2 vezes ao dia.

3. Aveia

A aveia é um grão rico em fibras solúveis. Fornece nutrientes como vitamina E, B, proteínas e ácido linoléico.

De acordo com o FDA, esse grão é muito útil na redução do colesterol de lipoproteína de baixa densidade no sangue. Isso porque seu conteúdo de fibra solúvel interfere na absorção de gordura e colesterol e na recaptação dos ácidos biliares.

Vários estudos afirmam que esses efeitos são devidos a uma fibra solúvel chamada beta glucana.

Independentemente da substância específica, o FDA recomenda de 10 a 25 gramas de aveia ou grãos inteiros por dia. Você pode incluí-lo em seu café da manhã, seja cru ou cozido.

Você descobrirá que não apenas ajuda a reduzir o colesterol ruim, mas também estabiliza com eficácia os níveis de açúcar no sangue. Além disso, ajuda na digestão.

4. Amêndoas

As amêndoas fazem parte do grupo das oleaginosas. Elas possuem propriedades que ajudam a reduzir o colesterol, além de proteger e fortalecer o sistema cardiovascular.

Muitos estudos mostraram que o consumo de amêndoas tem um efeito positivo sobre os lipídios e as lipoproteínas. Isso ocorre porque ele é rico em ácidos graxos insaturados, fibras, fitoesteróides, ácidos graxos pouco saturados e assim por diante.

As propriedades das sementes oleaginosas regulam as enzimas relacionadas à síntese do colesterol e à produção de ácido biliar.

Resumindo, comer amêndoas diariamente em vez de alimentos ricos em carboidratos pode prevenir o risco de doenças cardíacas.

5. Mirtilos

Essas pequenas frutas silvestres são conhecidas por suas poderosas propriedades antioxidantes. Esse efeito pode prevenir a oxidação do colesterol ruim.

O suco de mirtilo pode reduzir o colesterol total, especialmente o colesterol da lipoproteína de baixa densidade. Também pode aumentar o colesterol bom.

Por outro lado, vários experimentos realizados em homens e mulheres com o suco dessa fruta concluíram que todos os efeitos são positivos para a prevenção de riscos cardiovasculares.

Recomendamos beber 3 copos de suco de mirtilo todos os dias para melhorar seus níveis de colesterol bom. Por outro lado, não se esqueça de fazer exercícios e manter um estilo de vida saudável.