Pular para o conteúdo

Quais chás não são recomendados para quem tem problemas gástricos

Pessoas com problemas de estômago não devem beber chá. Hoje em dia, não é difícil enfrentar pessoas com problemas de estômago. Isso porque, devido à adoção de certos hábitos, essa doença torna-se cada vez mais frequente.

Como acontece com a maioria dos problemas de saúde, buscar tratamentos naturais com ervas pode ser uma boa solução. No entanto, você deve ficar longe de certos tipos.

A gastrite nada mais é do que uma inflamação do epitélio do estômago, que pode causar muita dor e desconforto.

Ressalta-se que algumas das consequências dessa doença se devem à falta de alimentos, principalmente ao aumento do consumo de fast food e ao nível de estresse, pois o problema sempre existiu e precisa ser resolvido.

Dor de estômago geralmente é um sintoma de certas doenças de órgãos

Quando os sintomas relacionados ao sistema gástrico são reconhecidos, a sugestão é procurar a posição intermediária imediatamente. Além de recomendar o melhor tratamento, também pode fornecer outras alternativas para se livrar da doença, principalmente na hora do chá.

Veja também: Sintomas da gastrite

Porém, mesmo com substâncias naturais, é preciso ter cuidado, pois certos chás podem agravar problemas estomacais.

Chás não indicados para tratar problemas gástricos

A terapia à base de chá se tornou uma realidade na vida de muitas pessoas. No entanto, assim como os medicamentos comprados nas farmácias, alguns cuidados devem ser tomados ao incluí-los em qualquer tratamento.

As substâncias presentes em algumas ervas podem dificultar o tratamento. Se você tem problemas de estômago, deve evitar o chá preto e o chá de acompanhamento.

Chá preto

O chá preto aumenta as chances de quem tem problemas gástricos ter azia e refluxo

O chá preto, por ser rico em cafeína, deve ser evitado por quem tem gastrite e afins (Foto: depositphotos)

O chá preto é uma substância rica em cafeína, que pode beneficiar certas partes do corpo com a cafeína.

O principal é estimular o cérebro com um melhor funcionamento do cérebro. Tem efeito antioxidante e pode proteger as células humanas do envelhecimento natural. Ajuda a repor a água, reduz o apetite e acelera o metabolismo.

Porém, quando o assunto é relacionado a doenças estomacais, o chá preto é considerado o verdadeiro vilão. Devido ao conteúdo de cafeína na bebida, alguns efeitos adversos podem ocorrer. Isso inclui maiores chances de refluxo e azia.

Veja também: Saiba mais a respeito do chá preto e seus benefícios!

Chá mate

O chá mate deve ser evitado por quem tem azia, refluxo e gastrite pois pode acentuar esses sintomas

Assim como o chá preto, o chá mate é rico em cafeína (Foto: depositphotos)

Os benefícios de comer chá de companhia incluem: diminuir o colesterol ruim, também conhecido como LDL, e diminuir o colesterol. Esteatose anti-hepática; efeito diurético; previne o envelhecimento prematuro das células; ajuda a resolver problemas relacionados ao coração; ajuda a controlar o diabetes e aumenta a queima de calorias e ajuda na dieta.

O chá de companhia também tem um efeito estimulante, especialmente em termos de nervos e músculos. Também pode eliminar a fadiga muscular.

Porém, como o chá preto, também é proibido misturar o chá por problemas de estômago, pelo mesmo motivo: o alto teor de cafeína aumenta o desconforto na área.

Consequências da cafeína no sistema gástrico

Saindo da zona digestiva, o corpo produz alguns hormônios que ajudam a cumprir essa tarefa. Dois desses hormônios respondem à ingestão de cafeína: a gastrina estimula a secreção de suco gástrico e colecistocinina e estimula o pâncreas e a vesícula biliar.

Portanto, devido à presença da cafeína, o estômago libera altos níveis de suco gástrico, que é um componente que ajuda o corpo a quebrar as proteínas dos alimentos.

Isso também libera outra quantidade de ácido clorídrico. Isso faz com que a acidez do estômago suba, causando grande desconforto nessa área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *