Pular para o conteúdo

Quais chás não são recomendados para quem tem problemas gástricos

Existem chás que não devem ser consumidos por quem tem problema gástrico. Hoje em dia, se deparar com uma pessoa com problemas gástricos não é difícil. Isso porque, essa doença vem se tornando cada vez mais frequente em decorrência de certos hábitos adotados.

Como acontece na maioria dos problemas decorrentes à saúde, buscar tratamentos naturais à base de chás pode ser uma boa solução. Porém, existem alguns tipos que você deve ficar bem longe.

A gastrite nada mais é do que uma inflamação do epitélio estomacal, capaz de causar muita dor e desconforto.

Algumas das consequências apontadas como causadoras desse mal vem da falta de cuidado com a alimentação, sobretudo com o aumento no consumo de fast foods e dos níveis de estresse, já que problemas acontecem a todo instante e precisam ser resolvidos.

(Foto: depositphotos)

Quando algum sintoma relacionado ao aparelho gástrico começar a ser identificado, a dica é procurar logo um medito. Além de recomendar o melhor tratamento, ele também pode sugerir formas alternativas para você se ver livre da doenças, sobretudo com a utilização de chás.

Porém, mesmo tratando-se de substâncias naturais é preciso tomar cuidado, já que certos chás podem agravar os problemas gástricos.

Chás não indicados para tratar problemas gástricos

O tratamento à base de chás já é uma realidade na vida de muitas pessoas. Mas, assim como acontece com os medicamentos comprados na farmácia, é preciso tomar certos cuidados na hora de incluí-los em qualquer que seja o tratamento.

As substâncias presentes em algumas ervas podem atrapalhar o tratamento. No caso dos problemas gástricos, o chá preto e o chá mate devem ser evitados.

Chá preto

(Foto: depositphotos)

O chá preto é uma substância rica em cafeína, isso faz com que algumas partes do corpo sejam beneficiadas em decorrência da sua presença.

A principal delas é o cérebro que é estimulado a funcionar melhor. Ele protege as células do organismo contra o envelhecimento natural, pois tem efeito antioxidante; ajuda a hidratar o organismo; diminui o apetite e acelera o metabolismo.

Porém, quando o assunto está relacionado aos problemas gástricos, o chá preto é considerado um verdadeiro vilão. Em decorrência da quantidade de cafeína que existe na bebida, alguns efeitos indesejáveis podem aparecer. Entre eles estão o aumento das chances do aparecimento de refluxos e azia.

 

Chá mate

(Foto: depositphotos)

Entre os benefícios acarretados com o consumo do chá mate estão: redução do colesterol ruim, também conhecido por LDL; combate a esteatose hepática; possui ação diurética; combate o envelhecimento precoce das células; ajuda a combater os problemas relacionados ao coração; ajuda no controle da diabetes e aumenta a queima calórica, auxiliando nos regimes.

O chá mate também possui efeito estimulante, sobretudo no que diz respeito aos nervos e músculos. Ele também combate a fadiga muscular.

Mas, assim como acontece com o chá preto, o chá mate também é contraindicado para os casos de problemas gástricos, justamente pelo mesmo motivo: presença forte da cafeína, o que pode aumentar o incômodo causado na região.

Consequências da cafeína no sistema gástrico

Partindo para a área da digestão, o corpo produz alguns hormônios que ajudam nessa tarefa, entre eles, dois reagem ao consumo da cafeína: a gastrina, que estimula a secreção do suco gástrico e a colecistocinina, que estimula o pâncreas e a vesícula biliar.

Dessa forma, a partir da presença da cafeína, o estômago libera um alto nível de suco gástrico, um componente que ajuda o organismo a quebrar as proteínas dos alimentos.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Com isso, outra quantidade de ácido clorídrico também é liberada. Isso faz com que os níveis de acidez no estômago seja aumentado, o que acarreta em um grande desconforto na região.

Fonte: Remédio Caseiro.