Xylitol : é um Bom Substituto para o Açúcar?

Muitas pessoas procuram o xylitol como uma alternativa saudável para substituir o açúcar. Como eu já falei em outros artigos, o açúcar prejudica muito a saúde, e inclusive pode causar o sobrepeso. Mas será que essa alternativa para adoçar os alimentos realmente vale a pena e pode trazer benefícios?

O Xylitol é um alimento que se parece muito com o açúcar refinado e possui um sabor similar; ele é obtido a partir de fibras vegetais. Especialistas afirmam que ele traz nutrientes às refeições.

Nesse artigo eu vou explicar o que é o Xylitol, se ele realmente traz benefícios para a sua saúde, como usá-lo na alimentação.

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O que é Xylitol

O Xylitol é uma substância edulcorante chamada de álcool de açúcar, que são como híbridos de uma molécula de açúcar com a molécula do álcool. Os seus componentes nos dão a capacidade de estimular os receptores do sabor doce na nossa língua.

Ele pode ser encontrado tanto em sua versão comercializada como em alimentos, produtos para higiene bucal, remédios para diabetes, como também em frutas e vegetais e por isso é considerado um alimento natural.

E apesar dele ser um alimento doce e ter a consistência branca e cristalina como o açúcar comum, possui cerca de 40% menos calorias que o açúcar branco refinado.

O Xylitol é um derivado de xilose – um açúcar de aldose cristalino que não é digerível, que pode ser retirado de árvores como o vidoeiro.

O álcool de açúcar presente no xylitol não é o mesmo álcool usado em bebidas alcoólicas, e é baixo em carboidratos.

Esse alimento também possui 0% de frutose, e não afeta o organismo como o açúcar refinado branco.

Benefícios

Alguns dos benefícios do Xylitol indicam que ele pode ser uma alternativa ao açúcar na prevenção da síndrome metabólica.

Outras vantagens do uso de Xylitol, incluem:

– Aumento da massa magra muscular;

– Melhora a saúde bucal;

– Combate ao envelhecimento precoce;

Como vimos, além de ser ideal para pessoas que desejam emagrecer, pois é menos calórico, esse adoçante natural também é indicado a diabéticos, pré-diabéticos, obesos e portadores de outros problemas metabólicos.

Como usar

Cada grama desse adoçante natural contém 2,4 calorias, e a mesma quantidade de açúcar fornece 4 calorias.  

Então, o Xylitol é recomendado como substituto do açúcar de mesa, por ser menos calórico e ter um impacto menor na glicemia sanguínea.

Ele pode ser usado em todas as substituições do açúcar, em menor quantidade. Sendo perfeito para smoothies, e para adoçar sucos, cafés e chás.

Cuidados

Xylitol Deve Ser Consumido Com Moderação. Imagem: (Divulgação)

O Xylitol geralmente é bem aceito e não causa reações colaterais, porém, algumas pessoas podem sentir reações se consumirem em excesso. Elas podem sentir efeitos digestivos, pois os álcoois de açúcar presentes nesse alimento podem puxar água para o intestino ou ser fermentado por bactérias intestinais.

Isso pode causar gazes, diarreia e inchaço abdominal.

O alerta especial é para quem sofre com a Síndrome de Intestino Irritável, por isso, consulte o médico antes de consumir.

Para as demais pessoas, o consumo moderado é o mais recomendado.

Outra preocupação com o Xylitol é o processo de industrialização que é usado em alguns produtos comercializados.

Alguns deles são produzidos por “hidrogenação” da xilose. Um processo químico que trata um composto com hidrogênio, geralmente com um catalisador, como o níquel. 

Esse processo químico pode causar: 

– Doença de Alzheimer

– Irritabilidade comportamental e agressão

– Câncer

– Diabetes

– Obesidade

– Disfunção hepática

Transtorno depressivo maior

Em segundo lugar, o níquel é uma toxina conhecida ligada a:

– Ataques de asma

– Câncer

– Dermatite (alergias cutâneas)

– Eczema de mão (erupção cutânea)

– Indigestão

– Problemas renais

– Distúrbios pulmonares

Para evitar esses perigos, verifique a embalagem do xylitol antes de compra-lo.

Em resumo, o uso de Xylitol pode trazer benefícios para a sua saúde e para a sua dieta. Mas é preciso compreender que esse alimento não é seguro em grandes quantidades. É preciso moderação.

Se você preferir pode usar outros alimentos saudáveis para substituir o açúcar, ou simplesmente cortar qualquer tipo de açúcar.

 

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