Pular para o conteúdo

Como tirar cheiro de óleo queimado na cozinha

  • por

[faceturbo][bloqueador]

Nesse artigo você verá como tirar cheiro de óleo queimado na cozinha seguindo cinco passos simples e rápidos. Veja como proceder e deixe sua cozinha limpa. Confira isso e muito mais agora!

Uma receita malsucedida ou a reutilização do óleo de cozinha muitas vezes pode acabar deixando a cozinha cheirando a óleo queimado ou velho. Mas se esse é o seu caso, não se preocupe, existem alguns truques para fazer esse cheiro desaparecer.

Uma série de simples tarefas vai fazer a sua cozinha perder completamente o cheiro indesejável de óleo queimado e ainda ficar cheirando a limpeza e super higienizada. É só seguir os seguintes passos:

5 passos para tirar cheiro de óleo queimado na cozinha

Mesmo fazendo uso depuradores, esse dor pode impregnar na cozinha (Foto: depositphotos)

1º Passo: Lave bem as panelas, fogão e pia

Se o óleo queimou na panela ou foi muito reutilizado a ponto de espalhar o cheiro, então ele não serve mais para consumo. Espere esfriar e coloque em uma garrafa pet, para se livrar dele depois.

Em nenhuma hipótese jogue o óleo na pia ou nos ralos. Óleo de cozinha é um grande contaminante na natureza, poluindo os rios e mares de maneira irreversível.

Para se livrar do óleo, o ideal é acumular tudo em garrafas pet e entregar a empresas que façam o recolhimento. Óleo de cozinha pode ser reaproveitado de várias formas como, por exemplo, na produção de sabão.

Depois de separar o óleo que não será mais usado, lave bem as panelas, o fogão, a pia e todos os locais que tiveram contato com o óleo ou com as panelas usadas. Você pode usar um pano úmido e detergente para limpar fogão e bancadas.

Veja também: Como tirar o cheiro de peixe da cozinha

2º Passo: Elimine o cheiro de óleo do ambiente

Com o óleo retirado de cena e as sobras do mesmo retiradas durante a lavagem das panelas, pias, fogão e bancadas, a segunda coisa a se fazer é mandar o cheiro que sobrou embora.

Abra as janelas e tente deixar a cozinha o mais arejada possível. Se não houver corrente de ar, use um ventilador para afastar o cheiro de óleo da cozinha. Enquanto isso, toste em uma frigideira um pouco de café e canela.

Com um pouco de margarina, deixe alguns grãos de café assando em fogo baixo junto a uma canela em pau. O café e canela vão liberar seus aromas no ar, neutralizando o cheiro do óleo queimado. Cuidado para não queimar os grãos e a canela, senão pode acabar piorando a situação.

Com a cozinha cheirando melhor, você pode continuar o trabalho de deixar a cozinha limpinha e cheirosa.

3º Passo: Use vinagre para tirar o cheiro ruim

O vinagre na cozinha não serve somente para temperar saladas e servir em receitas. Ele também serve para remover odores e ajudar na limpeza em casos como quando a gente queima comida e óleo.

Em uma das panelas lavadas, coloque 300ml de água e uma colher (de sopa) de vinagre. Leve ao fogo e deixe ferver. Quando atingir o ponto de fervura, deixe por cinco minutos.

A fervura da água com vinagre vai ajudar a remover o cheiro de óleo queimado do ambiente. Mas não deixe por muito tempo, pois você ainda vai utilizar essa mistura.

Após o tempo na fervura, desligue o fogo e deixe a água com vinagre esfriar. Depois, com um pano, umedeça na mistura e limpe as panelas, bancadas, fogão, fornos e superfícies da cozinha. Isso vai mandar qualquer cheiro embora dos móveis, objetos e eletrodoméstico.

Veja também: Aprenda como tirar o cheiro de água sanitária das mãos

No caso das panelas, lembre de enxaguar antes de guardar.

4º Passo: Ferva água com limão

O limão é uma fruta com muitas utilidades. Entre elas, está o poder adstringente e a capacidade de eliminar odores. Esse vai ser um reforço ao 2º passo e seu foco é limpar os fornos e refrescar o ambiente.

No micro-ondas, coloque uma xícara de água com um limão inteiro cortado no meio. Aqueça por um minuto na potência máxima.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Retire a xícara e, com uma das metades do limão, esfregue as paredes internas do micro-ondas e do forno. Em seguida, passe um pano ou papel toalha para enxugar.

A outra metade do limão você pode deixar na xícara com a água quente em um local central da cozinha e deixar lá por algumas horas para que o limão possa agir no ambiente. Você pode deixar por 24 horas, depois jogar fora.

5º Passo: Use produtos para reforçar e dar aroma

Se você não faz questão de ter o seu cheiro preferido na cozinha e prefere nenhum cheiro ou o cheiro natural, seu trabalho acaba no 4º passo. Mas se você faz questão ter o cheirinho daquele produto que você adora, essa é a hora certa de usá-lo.

Use desengordurantes no fogão e bancadas. Se preferir, abra seus frasquinhos de essência e deixe em alguns locais específicos da cozinha, como em cima de armários e da geladeira.

Em nenhuma hipóteses use produtos de limpeza antes de realizar os passos anteriores. Se você usar produtos de limpeza antes de retirar completamente o cheiro do óleo queimado, você pode piorar muito a situação.

Se misturar o cheiro do óleo queimado com o cheiro dos produtos de limpeza, vai gerar um cheiro mais forte e que vai ser bem mais difícil de tirar depois.

Veja também: Descubra como tirar cheiro de alho das mãos

Lembre que alguns produtos tem cheiro muito forte e que foram feitos para durar, o que pode dificultar a remoção dos odores gerados posteriormente.

[/bloqueador][/faceturbo]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *