×

Data provável do parto: saiba quando seu bebê irá nascer!

Data provável do parto

Data provável do parto: saiba quando seu bebê irá nascer!

[bloqueador]

Uma das primeiras dúvidas dos pais quando descobrem a gravidez é saber o dia em que o seu bebê vai nascer, pois prever a data com precisão pode ajudar a programar os preparativos para a chegada do novo membro à família.

Como calcular a data provável do parto

Descobrir a data provável do parto (DPP) é muito útil para que a mulher possa se preparar melhor para quando se aproximar o dia do nascimento do bebê ou até para quem deseja fazer o planejamento antes mesmo de engravidar.

calcular data parto pelo dia concepção

Para saber qual a DPP é preciso recordar qual foi o 1º dia em que aconteceu o último ciclo menstrual. (Foto: Alamy)

Em seguida, basta adicionar 7 dias e 9 meses a essa data. Se a última menstruação ocorreu, por exemplo, no dia 10 de setembro, o nascimento do bebê deve ocorrer no dia 17 de junho. Ou seja:

• Dia 10 + 7 dias = 17
• Setembro + 9 meses = junho

É importante ressaltar que o tempo de duração de uma gravidez varia, apresentando média de 268 dias após o dia da concepção (que corresponde a 38 semanas) ou 280 dias após o 1º dia em que ocorreu a última menstruação (ou seja, 40 semanas).

Para definir a data provável do parto, o médico poderá fazer uso de uma tabela e, conforme a gravidez avança, a DPP pode ser estimada com maior precisão.
Mas, como os ciclos menstruais apresentam variações de uma mulher para outra, o tempo da gestação pode ser entre 37 a 42 semanas, o que pode comprometer a precisão do resultado.

 

É possível calcular sem saber o dia da última menstruação?

No caso de a mulher não se recordar o dia em que foi a sua última menstruação, é possível calcular a DPP usando a data aproximada. Dessa forma, o cálculo poderá mostrar aproximadamente quando houve a concepção e apresentar as semanas de gravidez com base no ciclo menstrual.

Outra forma de fazer o cálculo para descobrir a data provável do parto sem saber a data da menstruação é através de uma ecografia. Esse exame é feito entre 11 a 13 semanas de gravidez e o cálculo da data tem como base o comprimento crânio-caudal do embrião.

O cálculo da DPP pode ser menos eficaz para as mulheres com ciclos desregulados. Outro fator que pode tornar mais difícil a precisão da análise feita pela calculadora é no caso de a gravidez ter sido descoberta tardiamente. Porém, assim mesmo o cálculo pode ajudar a mostrar aproximadamente quando houve a concepção e quando o bebê deverá nascer.

calcular data parto pelo calendário lunar

Foto: Greatparenting

Idade Gestacional

A contagem da idade gestacional (também conhecida como idade obstétrica) começa no 1º dia da menstruação. Já a idade do bebê (ou idade embriológica) se inicia na metade do ciclo menstrual, ou seja, por volta de 14 dias depois do último dia do período menstrual.

Por essa razão, a idade gestacional corresponde a duas semanas a mais do que a idade do bebê.
O tempo de vida do óvulo é entre 12 a 24 horas, enquanto os espermatozoides podem sobreviver por até 5 dias dentro do corpo da mulher. Por isso, não é possível saber exatamente quando o óvulo foi fecundado.

Como não é possível definir com exatidão o dia em que ocorreu a fecundação do óvulo, foi estabelecido que a gravidez começa a ser contada a partir do 1º dia da última menstruação.

A idade gestacional também pode ser estimada levando em conta o tamanho do útero pois, conforme a gestação avança, a sua posição começa a mudar para adquirir mais espaço para acomodar o bebê. Dessa forma, fica possível apalpar o útero a partir de 12 semanas de gravidez.

calcular semanas de gravidez

Foto: Alamy

Regra de Naegele

Uma das formas usadas pelos médicos para definir a data provável do parto é através da Regra de Naegele, que foi desenvolvida pelo médico alemão Franz Naegele. Essa fórmula leva em consideração uma gravidez de 40 semanas e o ciclo menstrual regular (ou seja, de 28 dias).

O cálculo é feito a partir do 1º dia em que ocorreu a última menstruação, subtraindo 3 meses, adicionando 7 dias e mais 1 ano. O resultado será a data aproximada em que o bebê irá nascer.

Por exemplo, se o 1º dia da última menstruação foi 8 de novembro de 2017, o cálculo será:
• Subtrair 3 meses: 8 de agosto de 2017
• Adicionar 7 dias: 15 de agosto de 2017
• Adicionar 1 ano: 15 de agosto de 2018

Portanto, o parto nesse caso será no dia 15 de agosto de 2018.

calcular o dia que engravidei

Foto: Salud

O cálculo da data provável do parto é confiável?

Apesar de ser possível calcular a DPP com base na data da última menstruação com uma grande margem de acerto, o ultrassom consiste no método mais preciso para definir o tempo da gestação e determinar mais precisamente quando ocorrerá o parto.

Nesse caso, o primeiro ultrassom é o que vai apresentar uma maior precisão qual a data provável do parto, principalmente se for feito antes de 9 semanas de gestação.
Resultados diferentes podem acontecer, pois o tempo de gestação varia de mulher para mulher. Além disso, o cálculo corresponde ao dia em que o bebê vai completar 40 semanas, mais isso não quer dizer que ele nascerá nesse dia, pois o parto pode ocorrer entre 37 e 40 semanas.

Há fatores, como no caso dos ciclos irregulares, que podem dificultar a precisão do cálculo. Além disso, há grávidas que podem apresentar mudanças na data prevista no decorrer da gravidez. Até mesmo através do ultrassom não é possível definir com 100% de certeza o dia em que o bebê irá nascer, pois cada bebê vai nascer no momento em que estiver pronto.

Calculadora de gravidez online

Usando a calculadora de gravidez online abaixo, será possível acabar com as dúvidas e definir qual será o dia mais aproximado do parto.

Gestação Bebê.

[/bloqueador]