Gengibre e os 11 Principais Benefícios Para a Saúde

O gengibre está entre as especiarias mais saudáveis (e também mais deliciosas) do planeta. Rico em nutrientes, e possui compostos bioativos poderosos para seu corpo e cérebro. Além de ser um alimento natural e muito versátil, você pode usá-lo nas refeições de muitas formas. 

Descubra neste artigo os principais benefícios para a saúde do gengibre, apoiados pela ciência.

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Gengibre e os Benefícios

Gengibre e os Benefícios. Imagem: (Divulgação)

     1. Gengibre contém Gingerol

O rizoma (parte subterrânea do caule do gengibre) é a parte geralmente usada como especiaria. É conhecido por raiz de gengibre, ou simplesmente gengibre.

Possui uma longa história de uso na medicina tradicional/alternativa. Usado para ajudar a digestão, reduzir a náuseacombater a gripe e resfriado comum.

Pode ser usado fresco, seco, em pó, ou como um óleo ou suco, e às vezes é adicionado a alimentos e cosméticos. É um ingrediente muito comum em receitas.

A fragrância única e O sabor vêm dos seus óleos naturais; o principal deles é o gingerol, responsável por muitas de suas propriedades medicinais. Possui poderosos efeitos anti inflamatórios e antioxidantes (1).

  1. Combate as náuseas

O gengibre pode ser altamente eficaz contra a náusea (2). Ele também pode aliviar os sintomas de vômito e náuseas após cirurgias, quimioterapia ou durante a gravidez (4).

De acordo com uma revisão de 12 estudos que incluíram um total de 1.278 mulheres grávidas, 1-1,5 gramas da raiz, pôde reduzir significativamente os sintomas de náusea (6). 

Embora ele seja seguro, fale com o seu médico antes de tomar quantidades maiores se estiver grávida.

  1. Reduz a dor muscular e dor

Ajuda a aliviar dores musculares. Imagem: (Divulgação)

Eficaz contra a dor muscular induzida pelo exercício.

Consumir 2 gramas de gengibre por dia, durante 11 dias, reduziu significativamente a dor muscular em pessoas que realizaram exercícios físicos (7).

Ele não tem efeito imediato, mas pode ser eficaz na redução da progressão da dor (8). Acredita-se que estes efeitos sejam causados devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

  1. Melhora a osteoartrite

A osteoartrite é um problema de saúde comum. Envolve a degeneração das articulações no corpo, levando a sintomas como dor nas articulações e rigidez.

Em um ensaio controlado feito em 247 pessoas com osteoartrite no joelho, aqueles que tomaram extrato de gengibre tiveram menos dor e exigiram menos medicação para o tratamento (9, 10).

  1. Reduz o açúcar no sangue

Gengibre previne a diabetes. Imagem: (Divulgação)

O gengibre pode ter poderosas propriedades anti-diabéticas.

Em um estudo de 2015 feito com 41 participantes com diabetes tipo 2; 2 gramas de pó de gengibre por dia baixou o açúcar no sangue em jejum em 12% (11).

Também melhorou drasticamente a HbA1c (um marcador para os níveis de açúcar no sangue a longo prazo), levando a uma redução de 10% ao longo de um período de 12 semanas.

  1. Melhora a indigestão crônica

gengibre-beneficios
O consumo de gengibre pode melhorar a indigestão. Imagem: (Divulgação)

A indigestão crônica (dispepsia) é caracterizada por dor recorrente e desconforto na parte superior do estômago. Acredita-se que o atraso no esvaziamento do estômago é um grande fator de indigestão.

Curiosamente, o gengibre tem sido mostrado para acelerar o esvaziamento do estômago em pessoas com esta condição (12).

Em um estudo feito com 24 indivíduos saudáveis, 1,2 gramas de seu pó antes de uma refeição acelerou o esvaziamento do estômago em 50% (13).

  1. Reduz a dor menstrual

A dor menstrual (dismenorreia) refere-se à dor sentida durante o ciclo menstrual da mulher. Um dos usos tradicionais do gengibre é para alívio da dor, incluindo dor menstrual.

Em um estudo, 150 mulheres foram instruídas a tomar 1 grama de pó de gengibre por dia, para os primeiros 3 dias do período menstrual obtendo bons resultados para o alívio da dor (14).

  1. Baixa os níveis de colesterol

Altos níveis de lipoproteínas LDL (mau colesterol) estão ligados a um risco aumentado de doença cardíaca.

Os alimentos que você come podem ter uma forte influência nos níveis de LDL.

Em um estudo de 45 dias feito em 85 indivíduos com colesterol alto, 3 gramas de pó de gengibre causaram reduções significativas na maioria dos marcadores de colesterol (15,16).

Ambos os estudos também mostraram reduções no colesterol total e triglicérides no sangue.

  1. Ajuda a prevenir o câncer

O câncer é uma doença grave que é caracterizada por crescimento descontrolado de células anormais. O gengibre tem sido estudado como um tratamento alternativo para várias formas de câncer. 

As propriedades anticancerígenas são atribuídas ao 6-gingerol, uma substância que é encontrada em grandes quantidades no gengibre cru (17, 18). 

Em um estudo feito com 30 indivíduos, 2 gramas de extrato de sua raiz por dia reduziram significativamente as moléculas de sinalização pró-inflamatória no cólon (19, 20).

  1. Melhora a função cerebral

O estresse oxidativo e a inflamação crônica podem acelerar o processo de envelhecimento. Acredita-se que estejam entre os principais impulsionadores da doença de Alzheimer e do declínio cognitivo relacionado à idade. 

Alguns estudos feito em animais sugerem que os antioxidantes e compostos bioativos no gengibre podem inibir as respostas inflamatórias que ocorrem no cérebro (24).

O gengibre também pode proteger contra o declínio na função cerebral relacionado a idade avançada (26).

  1. Combate infecções

Gingerol, a substância bioativa presente no gengibre fresco, pode ajudar a diminuir o risco de infecções.

Na verdade, seu extrato pode inibir o crescimento de muitos tipos diferentes de bactérias (29). É muito eficaz contra as bactérias orais ligadas a doenças inflamatórias nas gengivas, como gengivite e periodontite (31).

O gengibre fresco também pode ser eficaz contra o vírus RSV, uma causa comum de infecções respiratórias (32). 

Se você está grávida ou possui hipertensão ou níveis de tensão arterial, converse com o seu médico antes de consumi-lo.

Mas de maneira geral, ele é um “superalimento” que deve fazer parte da sua alimentação de verdade.

Ele é versátil e saboroso. 

Opte por especiarias saudáveis e naturais e transforme as suas refeições.

E falando sobre alimentação saudável como o gengibre, não basta consumir de vez em quando alguns alimentos naturais, pois não vai garantir uma boa saúde e ajudar a prevenir doenças.

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Dr. Juliano Pimentel.

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