Dieta circadiana: o que é, como é feita e quais os benefícios

Dieta circadiana, como ela é feita e quais os benefícios dela para a saúde. Confira essas e outras questões e tire suas dúvidas.

Para atingir o peso ideal, as pessoas são capazes de se submeter a qualquer tipo de dieta. Porém, isso não é o mais indicado para a manutenção da saúde, já que alguns tipos podem trazer consequências sérias.

Entre os tipos de dietas que aparecem, a circadiana vem ganhando relevante destaque, sobretudo pela forma com que ela trata os alimentos e o bom resultado que ela proporciona em curto espaço de tempo.

 

Essa dieta enfatiza o consumo de alguns nutrientes de acordo com o horário da refeição. Porém, não custa nada lembrar: antes de se submeter a qualquer tipo de dieta, o mais indicado é que o seu médico seja consultado. Ele é o profissional mais indicado para certificar-lhe que nenhum risco a saúde será desenvolvido.

Além do mais, ele levará em conta o seu biotipo e as peculiaridades do seu corpo, estado de saúde e necessidade para prescrever o tratamento mais indicado.

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O que é a dieta circadiana?

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A dieta circadiana passou a ser mais conhecida pelo público no ano de 2006, depois do lançamento do livro “Nem mais uma dieta! O método circadiano que acelera o metabolismo, controla a fome e o vício em doces e te permite emagrecer para sempre”, escrito pela doutora Daniela Jakubowicz.

Em suma, a dieta faz com que o metabolismo seja acelerado, o que propicia a perda de peso com saúde.

A dieta circadiana se baseia no funcionamento do ritmo biológico para correr atrás dos resultados. Na prática, o ritmo biológico é analisado ao longo do dia, onde é tomado como base a quantidade de energia consumida pelo organismo a partir da dieta alimentar que deve ser seguida pelo indivíduo. Dessa forma, os alimentos imprescindíveis são distribuídos ao longo das refeições.

O princípio dessa dieta é evidenciar a ingestão de proteínas no café da manhã, tida como uma das mais importantes refeições do dia.

Já durante o almoço, além da dose de proteínas, a dieta circadiana sugere que também seja acrescidos os carboidratos. Enquanto no jantar, a sugestão é abusar das frutas e legumes, o que vai ser responsável por consumir a gordura alojada pelo próprio corpo.

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Benefícios da dieta circadiana

Um dos principais benefícios de seguir a dieta circadiana é promover a perda de peso respeitando o funcionamento saudável do organismo.

Ou seja, ele não sofrerá qualquer tipo de dano, principalmente quando levado em consideração os alimentos que fazem parte do cardápio diário. Ingerindo os alimentos adequados, na quantidade certa recomendada, os resultados aparecerão.

Como é feita a dieta circadiana

Café da manhã

A dieta circadiana começa pelo café da manhã. Nessa refeição, o consumo de proteínas deve acontecer em níveis elevados. Entre os alimentos sugeridos estão: frutas, ovos, presunto, tomate, mel, iogurte ou frutos secos.

Almoço

No almoço, a indicação é seguir com o consumo de alimentos ricos em proteína, tais como peixe, ovos, nozes, proteína de soja, carne vermelha, frango, feijão, verdura, tomate entre outros alimentos.

Para não gerar sono e cansaço, a recomendação é não ingerir carboidratos em grandes quantidades antes das quatro horas. No que diz respeito a ingestão de carboidratos, opte pelos complexos e não refinados.

Se você tem o costume de consumir café ao longo do dia, evite. Ele acelera o ritmo do organismo. Em último caso, pode consumir uma pequena quantidade depois das 16 horas.

 

Jantar

No jantar, a norma é dar preferência aos alimentos ricos em carboidratos. Essa substância vai atuar na reparação das células danificadas, além de desintoxicar o organismo.

Na lista dos alimentos entram: macarrão de trigo integral, sopa de verduras, batatas, pão, cenoura ou cebola. Evite o consumo de substância estimulante, sobretudo aquelas que contém cafeína ou açúcar.

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