Método saudável: veja como fritar ovo na água

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Na busca de métodos saudáveis para preparar seus alimentos, veja como fritar ovo na água. Essa é uma técnica que evita o uso de outro tipo de gordura, a exemplo do azeite e da manteiga light, deixando o prato ainda mais saudável.

No decorrer desse artigo, aprenda todos os detalhes que são necessários para fritar o ovo na água, além de ficar por dentro de todos os benefícios agregados ao ovo, visto que ele aparece como um dos alimentos mais nutritivos.

Mesmo se tratando de um alimento saudável, a ingestão do ovo deve ser recomendada e supervisionada por um médico, nutricionista ou endocrinologista. Isso garante que o corpo esteja sempre aproveitando o que há de melhor no alimento.

Como fritar ovo na água

Nesse meio, você sabia que é possível fritar o ovo usando apenas água? Caso sua resposta tenha sido negativa, chegou a hora de conhecer mais essa forma de preparo. Com a própria água, é possível preparar o ovo de várias outras maneiras.

Para preparar essa receita você só vai precisar de uma frigideira, 1 colher (de sopa) de água e 1 ovo. Comece colocando a água na frigideira e levando ao fogo. Assim que ferver, quebre o ovo e deixe assar.

Existem várias maneiras de fritar ovo, podendo ser no fogo ou micro-ondas (Foto: depositphotos)

Se preferir, pode tampar a panela, para que a gema cozinhe melhor, sem precisar virar o ovo. Coloque sal a gosto e o ovo frito com água já está pronto para ser servido. Caso seja da sua preferência, também pode colocar um pouco de orégano.

Diversas outras maneiras de cozinhar o ovo com água

O ovo pode ser feito de diversas maneiras: cozido, frito, mexido, assado, omelete e poche. Além da receita anterior que sugere que o ovo seja frito com água, veja outras formas de preparar o ovo usando apenas água.

Ovo poche

Esse tipo de preparo do ovo é mais comum em países da América do Norte. Porém, alguns brasileiros não dispensam essa iguaria. Para prepará-lo, você só vai precisar de uma panela com água e um ovo fresco.

Quebre o ovo em um pirex e reserve. Coloque a água para ferver. Assim que ela apresentar os primeiros sinais de ebulição, desligue o fogo e despeje o ovo. Deixe ele por lá por cerca de 3 minutos.

Passado esse tempo, você pode retirar o ovo. Ao servir, você vai perceber que o ovo ficou com a clara bastante firme e a gema derretida por dentro.

Ovo cozido

Para preparar o ovo cozido você vai precisar apenas dos ovos e um pouco de água. Com ajuda de uma panela funda, coloque a água para ferver junto com os ovos. Use a tampa para que a água ferva mais rápido.

Para que a gema fique bem durinha, basta deixar o ovo ferver entre 7 e 10 minutos. Já para quem prefere a gema um pouco mais mole, deixe fervendo por aproximadamente 5 minutos.

Passado o tempo de cozimento do ovo, o passo seguinte é desligar o fogo e despejar a água fervente na pia. Deixe o ovo esfriar um pouco e retire a casca do ovo. Para evitar queimaduras, espere até esfriar a uma temperatura que consiga segurá-lo.

Ovo cozido em 1 minuto

Por mais simples que o preparo do ovo possa se mostrar, as pessoas querem mais! Para saciar esse desejo, o Remédio Caseiro foi em busca de uma receita que pudesse deixar o seu ovo pronto no mínimo de tempo possível.

Essa receita é para preparar o ovo cozido. Para isso, você vai precisar de uma panela funda, água e um ovo fresco em temperatura ambiente. Para começar, coloque a água para ferver. Assim que ela estiver borbulhando, desligue o fogo e coloque o ovo dentro.

Até aí, nada diferente do que você já costuma fazer, certo? Assim que o ovo for jogado na água você vai marcar um minuto. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe o ovo na água até que ele esfrie.

Pode não parecer, mas, o calor da água vai fazer com que o ovo termine de cozinhar. Quando a água esfriar, descasque o ovo normalmente e sirva. Você vai ver que o ovo ficou cozido de forma normal, gastando bem menos tempo de fogo.

Como fritar ovo no micro-ondas com água

Para fritar o ovo no micro-ondas com água você vai precisar de um prato, uma colher (de sopa) de água e 1 ovo inteiro. O primeiro passo é colocar a água no prato. Espalhe de forma a cobrir a superfície do prato. Depois, quebre o ovo.

Antes de levar para o micro-ondas, com ajuda de um garfo, faça alguns furos na clara e na gema. Quanto ao tempo de preparo, isso vai depender do seu gosto. Ele pode variar de 30 segundos, para o mais mole, passando por 50 segundos, até 1 minuto e 30.

Vantagens do ovo frito com água

O ovo é um alimento bastante versátil. Por isso ele faz parte da dieta de todos os tipos de pessoas, independente da faixa etária. A facilidade no preparo também é outro ponto que evidencia ainda mais o seu consumo.

Para você aderir de vez essa forma de preparar o ovo usando somente água, veja só essa comparação: Enquanto um ovo frito na manteiga light ou azeite tem uma média de 107 calorias, o cozido ou frito na água possui apenas 75 calorias.

Para quem está fazendo dieta, preparar o ovo usando somente água para abolir algumas calorias do seu cardápio vai garantir um alimento mais saudável. Isso também vale para os praticantes de atividades físicas.

Benefícios do ovo

Depois de conhecer todas essas formas de preparar o ovo, agora você terá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que faz do ovo um alimento tão importante para a saúde.

O ovo é um alimento rico em proteína e fonte de vitaminas A, D, E, K e do complexo B. Na composição do ovo também pode ser destacado a presença de sais minerais como ferro, fósforo, manganês, potássio e ômega 3.

Antes de começar a listar todos os benefícios do ovo para a saúde, é bom que você saiba que ele é considerado um dos mais completos alimentos existentes. Entre os nutrientes que ele apresenta, um total de 13 são identificados.

Veja mais benefícios do ovo:

  • Faz bem para os olhos
  • Prevenção de doenças cardíacas
  • Combate os radicais livres
  • Regula a atividade cerebral
  • Prevenção do câncer de mama
  • Pode ser usado no tratamento da diabetes
  • Trata doenças inflamatórias

Agora chegou a hora de detalhar cada um desses benefícios. Quanto a inclusão do ovo na resolução dos casos levantados acima, o mais aconselhável é que o médico seja consultado. Pois cada paciente necessita de uma atenção especial.

Faz bem para os olhos

A presença de substâncias como carotenoides, luteína e zeaxantina fazem do ovo um ingrediente indispensável para prevenir degeneração ocular. Dessa forma, o paciente fica mais protegido de problemas relacionados à visão, sobretudo catarata.

Veja também: Saber a quantidade de Açúcar na sua dieta?

Prevenção de doenças cardíacas

A inclusão do ovo na alimentação tende a aumentar o índice de colesterol bom do corpo, o conhecido como HDL. Em contrapartida, ele diminui o colesterol LDL, também conhecido como colesterol mau.

Essa condição reduz, significativamente a incidência de doenças relacionadas ao coração. “Muitos estudos mostram que os ovos realmente podem melhorar a qualidade do colesterol”, afirma o médico Juliano Pimentel.

Combate os radicais livres

Na composição do ovo, as vitaminas e oxidantes são destaque. Na prática, isso atua direto no combate aos radicais livres, o que afasta o risco do desenvolvimento de algumas doenças graves.

Outro ponto positivo em relação à ingestão do ovo é a possibilidade de retardar o envelhecimento natural das células. Esse benefício também pode ser sentido na aparência do rosto, aliviando algumas marcas de expressão.

Regula a atividade cerebral

Devido à existência de uma substância conhecida por colina, o ovo possui o benefício de regular a atividade cerebral. Sendo assim, o sistema nervoso e sistema cardiovascular podem funcionar de forma saudável.

Prevenção do câncer de mama

A possibilidade de eliminar as toxinas acumuladas pelo corpo faz do ovo um excelente alimento para reduziu a incidência de câncer de mama. De acordo com alguns estudos, essa redução pode chegar a casa dos 44%.

Pode ser usado no tratamento da diabetes

Através da existência de gorduras estratégicas, o ovo pode ser usado no tratamento de diabetes tipo 2. Essas gorduras acabam por saciar e nutrir o corpo, “mantendo os níveis de açúcar e insulina baixos no sangue”, como certifica o médico Patrick Rocha.

Trata doenças inflamatórias

O efeito anti-inflamatório faz do ovo um excelente aliado no tratamento de doenças como artrites, dores de coluna e enxaquecas. Mas, para obter esses benefícios, é preciso seguir uma dieta equilibrada, até porque, comendo o ovo pontualmente não vai resolver.

Veja também: A melhor dieta para baixar o colesterol

O ovo na medida certa

Depois de conhecer todos os segredos para preparar o ovo usando somente água, considere-se um especialista! Esse conhecimento vai ajudar ainda mais na sua dieta para perder peso e também na academia.

Aqui também você aprendeu um pouco mais sobre as propriedades vinculadas ao consumo do ovo. Em qualquer outra dúvida, não hesite em procurar um médico. Até porque, cada organismo é único e merece atenção especial.

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