×

Para que serve o chá de visco branco? Veja os benefícios

Para que serve o chá de visco branco? Veja os benefícios

Para que serve o chá de visco branco? Veja os benefícios

[faceturbo][bloqueador]

Você sabe para que serve o chá de visco branco? Confira agora os benefícios dessa bebida e quais são suas propriedades mais expressivas. Veja também como preparar esse chá. Acompanhe tudo isso a seguir!

Conhecida por ser uma planta indicada para tratar casos de hipertensão arterial, o visco branco pode ser usado para muitos outros males relacionados à saúde humana. Porém, seu uso deve seguir prescrição médica, já que nem todo organismo é aberto a recepção da planta no tratamento alternativo.

O visco branco é considerada uma planta de pequeno porte. Ela é uma semiparasita que se desenvolve em troncos de uma infinidade de outras árvores. Entre as mais comuns, destaque para carvalhos, choupos, álamos e macieiras. Mas isso não restringe o aparecimento dela apenas nas espécies citadas.

Essa planta possui hastes de até 10 centímetros de comprimento com ramificação dicotômica, que se divide repentinamente em duas porções idênticas. As folhas são dispostas em posições opostas, cor verde-amarelado. As flores do visco branco são imperceptíveis, chegando a atingir por volta de três milímetros de diâmetro. Já o fruto contém aspecto pegajoso com sementes embutidas.

O chá de visco branco serve pra que?

O visco branco pertence à família das Loranthaceae, com mais de 1.400 espécies identificadas. Algumas das características que tornam a planta de fácil identificação são: seu cheiro desagradável quando seco e também o sabor amargo. Essa é uma espécie nativa do continente europeu, mas que acabou se espalhando por todo o mundo.

Essa planta é conhecida por seu sabor amargo e cheiro desagradável (Foto: depositphotos)

Os antigos médicos naturalistas costumavam usar a planta como remédio contra a epilepsia. Para que a espécie fosse identificada como benéfica ao homem, tudo partiu do pressuposto dos benefícios identificados: antiespasmódico, diurético, hipotensor e purgativo. Dessa forma, seu uso é indicado para resolver vários problemas de saúde.

Sendo assim, a planta pode ser indicada no tratamento e cura de doença como a arteriosclerose, circulação, edema, epilepsia, frieira, hipertensão, leucorreia, menopausa, nervos, tosse, dificuldades respiratórias, alterações hormonais, e palpitações cardíacas. O visco branco é indicado também para reduzir a pressão sanguínea.

Veja também: Descubra quais chás que quem tem pressão alta não pode tomar

Como fazer o chá de visco branco

Para preparar o chá de visco branco, o procedimento adotado é um pouco diferente do qual você pode estar acostumado. Ele é preparado apenas frio. Pegue 250 ml de água e coloque uma colher (de sopa) da erva. Faça isso durante a noite, pois você vai precisar deixar essa mistura descansar até o dia seguinte.

Antes de tomar o chá, leve a mistura ao fogo e aqueça ligeiramente, logo em seguida, passe pelo coador e a bebida estará pronta para ser ingerida.

Contraindicações

O uso do visco branco é contraindicado para pacientes que possuem supersensibilidade proteica e infecções crônicas progressivas como febres altas e tuberculose. Além do mais, aqueles que sofrem com cardiopatias, usuários de cardiotônicos ou antidepressivos, hipertensos, que sofrem com insuficiência renal, hepatopatia, com problemas menstruais, lactantes e crianças.

A intoxicação com a planta pode levar à morte pela depressão dos centros respiratório e cardíaco. Para os casos de uso da planta em excesso, os pacientes podem apresentar sintomas de calafrios, febre alta, dor de cabeça, angina, distúrbios ortostáticos circulatórios e reações alérgicas.

Veja também: Alergia a poeira: sintomas, causas e como tratar naturalmente

O uso em doses além das recomendadas pode causar bradicardia e hipotensão.

[/bloqueador][/faceturbo]

Publicar comentário