Pular para o conteúdo

Cinta modeladora funciona? Conheça seus benefícios e riscos à saúde

[bloqueador]

Atualmente, todos, incluindo homens e mulheres, se esforçam para aproximar tudo da perfeição. Não importa, se estiver relacionado com a aparência, vestuário ou outras coisas. Em consequência destes esforços, muitos produtos inovadores vêm no mercado para atender às necessidades das pessoas. Um desses produtos é a cinta modeladora que é usada para manter a área da cintura fina e com uma melhor aparência.

Ao contrário dos espartilhos, a cinta modeladora pode ser usada tanto para homens quanto para mulheres. Ela também está disponível em uma ampla gama de tamanhos para se ajustar em torno de todos os tipos de cinturas.

Cinta modeladora para afinar a cintura

Conhecida, antigamente, por serem usadas por mulheres no pós-parto e também após certas cirurgias plásticas, as cintas modeladoras, hoje, são usadas por qualquer pessoa e fazer parte dos acessórios até mesmo de famosos, que buscam dar uma aparência melhor as suas cinturas.

Atualmente, elas são fabricadas com materiais que dão mais conforto ao usuário e possuem até mesmo a “versão masculina”, conhecida como cueca modeladora ou cinta modeladora masculina.

Tipos de cinta modeladora

cinta modeladora
Existem vários tipos de cintas modeladoras. Mas elas basicamente são dividas três modelos: uma que vem desde as penas até a cintura (parecida com um short), outra que fica apenas na cintura (geralmente a mais usada) e também outras que pegam quase o corpo todo, passando pelas pernas, quadril, abdômen, seios e braços.

Cada uma delas ajuda a remodelar a parte do corpo por onde estão sendo usadas. Elas também podem variar de cores e materiais. Um dos materiais mais usados e procurados, são as cintas de neoprene ou cinta modeladora emborrachada. Outros materiais também usados nas cintas são o acetato, acrílico, poliéster e nylon.

Benefícios da cinta modeladora

Cintas modeladoras ajudam a moldar sua postura corporal, aliviar a dor nas costas e corrigir sua postura. Com uma melhor postura, você observará também uma ótima melhoria em sua autoconfiança e estilo de vida. Aqui estão alguns benefícios incríveis de usar uma cinta modeladora abdominal.

Melhora a postura

A cinta modeladora ajuda você a alcançar uma melhor postura. Você pode usá-la enquanto trabalha ou até mesmo durante os exercícios físicos (desde que não esteja muito apertada). A cinta também corrigirá sua postura. Se você usar uma cinta modeladora diariamente, terá que se sentar em linha reta, e isso irá corrigir sua postura. Os melhores cintos modeladores devem ser compostos de um tecido macio, porém firme e rígido.

Reduz e previne dores nas costas

A cinta também é muito útil na redução de dores nas costas. Ao corrigir sua postura quando estiver trabalhando ou praticando alguma atividade física, você terá menos riscos de lesões e dores no corpo.

Promove uma cintura mais fina

Esta é uma das principais razões de uso da cinta modeladora. Ela ajuda a disfarçar muito bem as gordurinhas em certas áreas do corpo e você pode usar aquele vestido mais justo sem muito esforço.

Melhora a aparência do corpo

Ao deixar você com a cintura mais fina, a cinta modeladora também deixa seu corpo com uma melhor aparência, muitos dizem que ela consegue deixar seu corpo no “formato violão”.

Outra vantagem, é que a cinta pode ser usada em qualquer lugar, sem que as pessoas percebam e ainda te deixa com um corpo mais remodelado e bonito.

Cinta modeladora como usar?

cinta modeladora
Para usar a cinta modeladora basta escolher a que mais te agrade e mantenha seu máximo conforto, depois basta vesti-la. Você pode usá-la diariamente, mas não é indicado passar mais 4 horas com ela, a não ser em casos especiais e recomendados por médicos.

Antes de colocá-la, você pode usar um creme ou óleo hidratante, mas espere-o secar completamente antes de vestir sua cinta.

Cuidados ao usar a cinta modeladora

Ao usar a cinta modelara, tome estes devidos cuidados para obter uma experiência positiva:

  • – Evitar usar todos os dias
  • – Evite usar por longos períodos de tempo
  • – Cuidado com o nível de compressão
  • – Mantenha a higiene adequada da cinta

Cinta modeladora funciona?

Se você estiver usando esse acessório para os devidos benefícios citados acima, como a melhora da postura, por exemplo, a cinta modeladora pode ser muito útil. Mas você quer usá-la para ajudar a perder a barriga, infelizmente, você deve desistir.

Como já dissemos, a cinta modeladora sozinha não é capaz de ajudar alguém a perder a gordura abdominal, ela apenas faz uma compressão na região e promove uma aparente cintura mais fina. No entanto, ao tirá-la, sua cintura e abdômen irão voltar como eram antes, mesmo que não seja de modo repentino.

A verdade, é que não há receitas milagrosas para perder a barriga. Se você deseja, de fato, acabar com as gordurinhas localizadas na região abdominal, você terá que investir em uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Riscos do uso frequente da cinta modeladora

cinta modeladora
A cinta modeladora pode trazer certos benefícios, mas também existem alguns efeitos colaterais deste dispositivo. Se você usa sua cinta por várias horas e muito apertada, isso pode contribuir para o desenvolvimento de alguns problemas de saúde e efeitos indesejáveis para o seu corpo.

O uso excessivo pode causar infecção cutânea

Ao usar uma cinta modeladora, você está mantendo uma boa parte do seu corpo abafada. Isso pode resultar em infecção da pele ou irritação grave da pele. As longas sessões de uso deste cinto também podem provocar erupções cutâneas no seu corpo. A infecção da pele também pode ser causadas por pele seca ou pela transpiração. A transpiração contínua também pode causar irritações na pele como coceira e vermelhidão.

Excesso de compressão

As cintas modeladoras funcionam colocando compressão em torno da região abdominal do corpo. A compressão por um número limitado de horas por dia é absolutamente segura e não causa danos ao corpo. No entanto, seu uso prolongado ou o uso além da recomendação do fabricante pode colocar um esforço extra nos órgãos internos e pode resultar no mau funcionamento desses órgãos. O sistema digestivo é aquele que é altamente afetado como resultado do uso prolongado e pode causar problemas de saúde como distúrbios do estômago, refluxo ácido, má digestão e flatulência.

Falta de ar

Cintas muito apertadas podem causar excesso de compressão ao abdômen e comprometer a respiração. Isso ocorre, pois durante o ato de respirar, o diafragma se movimenta para baixo e o abdômen também é movimentando e, uma compressão no local pode dificultar a respiração.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Músculos abdominais mais fracos

Os músculos abdominais são usados constantemente e são muito importantes para manter nossa postura. Ao usar a cinta modeladora, eles ficam mais relaxados e, de maneira frequente, pode fazer com que fiquem mais fracos também.

Má digestão

A região abdominal onde a cinta modeladora trabalha, é composta por vários órgãos importantíssimos e que podem ter suas funções afetadas. Isso pode causar vários problemas digestivos e também prisão de ventre.

Má circulação sanguínea

A compressão excessiva no local da cinta pode prejudicar a circulação sanguínea para certas áreas do corpo e causar efeitos indesejados.

Grávida pode usar cinta modeladora?

cinta modeladora
Alguns tipos de cintas modeladoras podem sim ser usadas por grávidas, mas estas devem ser de tecidos elásticos e bem confortáveis, para que passem mais facilmente e se adaptem ao tamanho da barriga. Para as gestantes, as cintas também não devem possuir velcro ou colchetes.

Usada a cinta correta e da maneira certa, elas são úteis para ajudar a segurar a barriga e evitar a dor nas costas. No entanto, usa qualquer cinta inadequada pode trazer malefícios para sua saúde e principalmente do bebê. Uma grande compressão na região do útero pode comprometer o crescimento do bebê.

Posso malhar com a cinta modeladora?

Já existem cintas usadas nas academias por pessoas que fazem exercícios com elevada carga de peso, portanto, as cintas modeladores também podem ser usadas. A cinta vai contribuir especialmente para manter uma boa postura, proteger a coluna e prevenir lesões.

Porém, é indicado não prender muito a cinta e evitar o excesso de compressão, já que isso pode afetar sua respiração e a prática do exercício físico.

Mais informações

A cinta modeladora, além de ser uma forma simples de modelar o corpo e esconder as gordurinhas, também pode traze benefícios se usada da maneira correta. Por isso, é importante tomar algumas medidas cautelares antes de usá-las para que você possa se manter bem e de forma saudável.

O post Cinta modeladora funciona? Conheça seus benefícios e riscos à saúde apareceu primeiro em Dicas sobre Saude.

Powered by WPeMatico

[/bloqueador]