10 benefícios do espinafre

10 benefícios do espinafre

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Você sabe o que é o benefícios do espinafre? Neste artigo, Remédio caseiro você vai encontrar tudo sobre o vegetal, que é rico em vitaminas e minerais e quais são os benefícios que o consumo regular de que trata a saúde. Além disso, você vai conhecer um número de receitas práticas e deliciosas.

A Spinacia oleracea é uma planta comestível da família chenopodiaceae. Pode ser cultivada em diferentes climas e adapta-se bem a locais frios, mesmo durante os meses de inverno. Devido a isso, ele é principalmente cultivada e utilizada em todo o mundo.(1)

O espinafre foi real, como é chamado popularmente, costumam medir entre 30 e 60 centímetros de altura e consiste de folhas verdes e suculentas. A planta é nativa do sudeste da ásia e vir para os países do ocidente somente no século 15, quando ele caiu no amor e tornou-se parte da comida tradicional de diferentes países.

Em todo o mundo a planta é muito utilizada na preparação de pratos quentes, como frito e sopas e como um dos principais ingredientes do famoso suco verde. Tudo isso é devido à sua grande quantidade de vitaminas e antioxidantes.(2) Continue a ler para descobrir todas as vantagens e qualidades nutricionais desses produtos hortícolas e como adicionar à dieta.

Os benefícios do espinafre

O espinafre não só de legumes deliciosa e rica em vitaminas e minerais, mas também uma excelente fonte de compostos fitoquímicos que proporcionam benefícios e assistência para tratar e prevenir uma série de problemas de saúde.

Inclusive, é uma parte essencial da medicina ayurvédica, que é o conjunto de práticas tradicionais indianas. Confira os 10 principais benefícios que podem ser obtidos com o consumo regular de espinafre, com base no número de estudos científicos.

 

Consumir espinafre pode ajudar a conter o aumento do número de células de câncer (Foto: depositphotos)

É anticancerígena e antimutagênico

O espinafre é considerada um alimento funcional, pois é rico em vários nutrientes e trazer benefícios reais para a saúde. Um deles é o seu impacto antimutagênico, então, anticancerígeno.

Por isso, consumir o espinafre pode ajudar a conter o aumento do número de células de câncer, especialmente câncer de mama, e até mesmo impedir o início da doença em pessoas saudáveis.(1)

Parte do que está relacionada à presença de clorofila, que é responsável pela cor verde escuro das folhas de espinafre, e implementou antimutagênica. Isto é, a substância que ajuda a proteger as células, de modo a não sofrer mutações, e gestão de câncer.(3)

Veja também: Comer muito espinafre é ruim? Só para você saber!

Ele tem ação antioxidante

Outro benefício para o organismo que o uso de folhas de espinafre vem em sua ação antioxidante, decorrentes da presença de uma série de compostos fitoquímicos, e são os principais compostos fenólicos, carotenóides, e até mesmo de clorofila. O espinafre é rico em todos eles.(3)

As folhas de espinafres, quando consumida contêm substâncias que ajudam o corpo a combater os radicais livres, protege o organismo de diferentes tipos de doenças, envelhecimento precoce e até mesmo o surgimento de uma série de tipos de câncer.(4)

Anti-inflamatório Natural

O espinafre é rico em uma substância chamada luteolina. No organismo, age como antioxidante e atua em diferentes partes do corpo, ajuda a reduzir a inflamação, principalmente porque ele funciona parando a produção de enzimas que causam um processo inflamatório.(5)

Um estudo publicado em 2012 no Inflammopharmacology, uma revista especializada na publicação de estudos sobre os processos inflamatórios e suas soluções, mostra que o espinafre ajuda a reduzir os danos causados pelas doenças inflamatórias do sistema gastrointestinal.

Como em úlceras, necroses, e mesmo em casos de colite. Ajuda a reduzir a área afetadas por essas doenças e reduz os sintomas.(6)

Proteção do fígado

As grandes quantidades de antioxidantes que estão presentes no espinafre, como os carotenóides e a vitamina C também ajuda a proteger o fígado de danos causados por fatores externos, e para evitar a deterioração do corpo.(2)

Antidepressivo e calmante natural

Os compostos fitoquímicos presentes nas folhas de espinafre também inclui a implementação de medidas de redução e anti-depressão. Ajuda a reduzir os níveis de stress, melhorar a qualidade e aumentar o tempo de sono. Portanto, melhorar a qualidade de vida de quem sofre com os sintomas de estresse e insônia.

Além disso, o uso da planta diminui os níveis de noradrenalina e a dopamina, e aumentar a quantidade de serotonina em diferentes áreas do cérebro, melhora a sensação de bem-estar.(1)

Atua no trato gastrointestinal

Como já mencionado, as folhas de espinafre são ricos em carotenóides, que são naturais de cores, amarelo, que atuam como antioxidantes no organismo. Eles agem na melhora do sistema imunológico e o sistema de proteção gástrica.(7)

Portanto, o consumo freqüente de legumes pode ajudar a reduzir e prevenir úlceras, anti-inflamatória (6), e o surgimento de um tipo de câncer chamado de adenocarcinoma.

Este é um câncer de um tipo maligno, e agressivo, que pode atingir as células do trato gástrico. Desta forma, só coma espinafre, mas outros alimentos ricos em carotenóides, reduz o risco de desenvolvimento destas e de outras doenças do sistema gastrointestinal.(1)

Tem propriedades anti-helmínticas

O espinafre também tem a capacidade de anti-helmínticas natural. Isto é, ele age como um vermicida poderoso, que pode ser utilizado contra infecções de parasitas intestinais são mais comuns, especialmente em crianças e em áreas com pouco acesso a saneamento básico.(1)

Proteção contra os efeitos da radiação

Um dos benefícios do espinafre para a saúde é o seu efeito radioprotetor. Isto é, ele age por proteger o corpo contra os efeitos nocivos da radiação. Isso acontece porque ele ajuda a proteger as células de danos externos.(1)

Assim, um estudo publicado em 2004 na revista Phytomedicine, mostrou que o consumo de espinafre pode ajudar a reduzir os efeitos negativos do tratamento de radiação. Como é o caso com a terapia de radiação ou em casos em que houve a exposição acidental de materiais radioativos, por exemplo.(8)

Proteger a saúde dos olhos

Espinafre, por ser rica em vitamina a e carotenóides, que ajudam a proteger a saúde dos olhos. Portanto, o uso do vegetal, que ajuda a prevenir uma série de doenças degenerativas, tais como catarata, como ele protege as células da retina contra danos.(9)

É eficaz contra anemia

A Anemia é uma doença em que o organismo está com poucas quantidades de glóbulos vermelhos saudáveis. Isto tem uma série de sintomas, tais como fadiga, palidez e até mesmo falta de ar. São suplementos de ferro, um dos principais tratamentos.

O espinafre é bastante rico em ferro e vitamina C, que é importante para o corpo a absorver esse mineral. Além disso, ele contém altas quantidades de ácido fólico, uma vitamina que atua no processo de produção de células vermelhas do sangue. No entanto, para esta finalidade, deve legumes ser cozido ou moído, para reduzir a ação de anti-nutrientes que impedem a absorção de ferro no organismo.

Desta forma, o consumo de legumes e verduras é importante em qualquer idade como um suplemento natural para a prevenção da anemia.(10)

Veja também: Mito ou verdade: o açúcar de Beterraba, serve para combater a anemia?

>Propriedades medicinais de espinafre

Há uma série de propriedades medicinais tradicionais de espinafre. Entre eles está o osni efeitos positivos no tratamento de doenças que afetam o sangue e no cérebro, problemas respiratórios, como asma e até mesmo infecções de pele.

Outros usos tradicionais para a planta incluem o tratamento de pedras nos rins, como ele age como um diurético. Além disso, espinafre tem efeito laxante e trato digestivo, que serve para melhorar o funcionamento do sistema gastrointestinal.

A medicina ayurvédica também se aplica para a planta como um tratamento para a dor causada por doenças inflamatórias, febre e problemas que impactam diretamente nos olhos. Como a síndrome do olho seco, por exemplo.(1)

Tudo está relacionado a diferentes compostos fitoquímicos presentes nas folhas e caule da planta. Entre os primeiros na compostos aromáticos e pigmento que são chamados flavonóides, que são antioxidantes e atuam em diferentes partes do corpo.

Tabela nutricional

Além de todas as propriedades medicinais e os benefícios do consumo de espinafre, que já foi citado, as folhas da planta são, também, extremamente rico em vários nutrientes.

Cada xícara de espinafre contém, em média, 56% do total da dose diária de vitamina A, necessária para uma pessoa adulta. As plantas ainda serão grandes quantidades de vitamina C, e E do complexo B, como B6, B3, B5, colina e também a betaína. Além disso, uma porção de espinafre fornecerá ainda quase duas vezes a necessidade diária de vitamina K, que é essencial para evitar o sangramento, como ela age para melhorar a coagulação do sangue.

Outros importantes nutrientes do espinafre são as fibras alimentares e vários minerais. Como por exemplo, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio e pequenas quantidades de cobre e de manganês.

Tudo isso com muito pouca gordura, quando preparados assados ou cozidos no vapor e com pouco menos de sete calorias por porção. É o alimento ideal para quem quer comer de forma saudável e perder peso com saúde.(11)

Receitas com espinafre

Você tem visto os benefícios da adição de espinafre em sua dieta, mas não sabe como preparar? A coisa boa sobre o vegetal é que ele pode ser consumido de várias maneiras diferentes, na forma de sopas, saladas, ensopados e até mesmo sanduíches naturais.

Confira a seguir estão algumas idéias para o saudável, delicioso e nutritivo, e vai agradar até mesmo as pessoas que não costumam comer legumes regularmente.

A sopa de espinafre é uma refeição leve, perfeita para ser consumida durante a noite

O espinafre é muito utilizado na composição de sopas, caldos e ensopados (Foto: depositphotos)

Salada de espinafre

O espinafre pode ser consumido cru em quantidades pequenas. Para a salada, você vai precisar de: 300 gramas de espinafre fresco, que devem ser bem limpas e aparadas antes de usar, dois tomates, dois ovos cozidos e meia xícara de nozes. Que este último é opcional.

Misture todos os ingredientes em uma tigela de salada ou outro recipiente e acrescente o molho desejado na parte superior. Uma boa opção é o molho agridoce, que é feita com três colheres (de sopa) de azeite, duas de vinagre de vinho, uma colher de chá de açúcar, sal a gosto e uma colher de molho.

A salada é saudável e refrescante, por isso é perfeito para beber durante o verão.(12)

Frango com espinafre e massas

Outra receita fácil, rápida e deliciosa para adicionar o espinafre na comida. Seus que este é um prato considerado bem equilibrada, uma vez que inclui os grupos de alimentos cereais, vegetais e também uma boa fonte de proteína.(12)

Para a preparação você vai precisar de: 500 gramas de macarrão, 500 gramas de filés de peito de frango, alho a gosto, o caldo de galinha, um maço de espinafre fresco, sal e pimenta a gosto com sal e pimenta.

Método de preparação:

Primeiro cozinhe a massa para dar o tempo necessário e de drenagem. Entretanto, frite em uma frigideira com um pouco de óleo o peito de frango é fatiada e o alho. Quando tudo estiver bem dourado, adicione o caldo de galinha e o espinafre e deixe tudo cozinhar por alguns minutos.

Por último, coloque o molho de frango na massa, tempere com sal e pimenta a gosto e sirva ainda quente. Esta receita para toda a família, uma vez que produz até cinco porções.

Sopa de espinafre

Sopas e caldos também são saborosas receitas que podem ser preparadas com legumes. Além disso, uma refeição leve, perfeito para comer durante a noite.

Para fazer esta sopa de espinafre você vai precisar de: um pacote de espinafre fresco, quatro batatas média, metade de um litro de leite, duas colheres de sopa de azeite, três dentes de alho, sal a gosto e 100 gramas de queijo minas.

Método de preparação:

Cozinhe as batatas até que estejam bem macios, junto com o espinafre. Deixe esfriar um pouco e vestido tudo no liquidificador com o leite, até ficar um creme liso. Logo depois refogue o alho com o azeite e adicione o creme de leite na panela. Finalmente, deixe ferver por alguns minutos, tempere com sal a gosto e adicione pedaços de queijo minas.

Veja também: Benefícios da sopa de feijão-moyashi e espinafre

Suco verde com espinafre

O espinafre também é um dos ingredientes utilizados nas receitas de suco verde. Este aqui, além de vegetal, que leva laranja, que é uma fruta rica em vitamina C, que aumenta a taxa de absorção do ferro pelo organismo.

Você só vai precisar de suco de duas laranjas, uma xícara de espinafre folhas frescas e bem higienizadas e mel ou açúcar mascavo para adoçar. O método de preparação é muito simples, basta bater tudo no liquidificador, coar e beber bem gelado.

Há mais de um tipo de espinafre?

Sim, existem dois tipos principais de folhas são comestíveis e que são comercializados sob o nome de espinafre em todo o mundo. E eles não são os Spinacia oleracea, que é um tratamento em climas frios, e Tetragonia tetragonoides, que é conhecido no Brasil pelo nome popular de espinafre da Nova Zelândia.

Que os dois pertencem à mesma família e têm propriedades medicinais e nutricionais semelhantes. Com a diferença de que o espinafre da Nova Zelândia é mais adaptada a climas quentes, como o Brasil.(13)

O espinafre é crescente no Brasil, é uma planta de baixa e folhas verdes, carnudas e tem uma forma triangular. Além disso, a espécie é mais escuro do que aquele que é cultivado em regiões mais frias.

Já no chamado espinafre verdade é geralmente mais longo, podendo chegar até 30 cm de altura e as folhas são ovais. Que esta espécie é mais comumente utilizado em países da Europa e América do Norte, como eles não podem ser cultivadas em locais com climas tropicais.

No entanto, os dois tipos são considerados os legumes que contêm os mais altos níveis de ferro e de cálcio. Além de conter um número de outras vitaminas e minerais que são essenciais para a manutenção da boa saúde.(10)

Você pode comer espinafre cru?

Sim, desde que sem exagero. O espinafre folhas podem ser comidas cruas em saladas e suco verde. No entanto, há um monte de pessoas já ouviu falar que os legumes não devem ser consumidos sem preparação prévia, há uma razão para isso.

O problema é que o espinafre, além de repolho, brócolis e feijão, que contêm grandes quantidades de anti-nutriente chamado ácido oxálico ou oxalato.

Este é um comentárioedd chamado de anti-nutrientes, pois não é absorvida pelo corpo, é jogado através da urina, e até mesmo prejudicar a absorção de outros nutrientes importantes.(13)

Quando o oxalato é encontrada em quantidades elevadas pode levar à formação de pedras nos rins, como é a formação de sais insolúveis de cálcio, e reduzir a quantidade de minerais que são absorvidos pelo corpo durante as refeições.(10)

Portanto, é indicado para realizar a cozinhar ou branqueamento das folhas, como isso vai ajudar você a reduzir em 80% a quantidade de oxalato nas folhas. Para melhorar a taxa de absorção de outros nutrientes presentes nos vegetais.(13)

Existe alguma contra-indicação?

Você vai ver neste artigo todos os benefícios do espinafre para a saúde, mas você precisa estar ciente de algumas precauções que devem ser tomadas com o uso de vegetais. O principal é não comer as folhas cru em quantidades, devido à presença de oxalato.

Além disso, há pessoas que já estão sofrendo de problemas renais devem evitar os vegetais desta forma. Já que muitos anti-nutrientes pode levar a pedras nos rins ou tornar a situação pior em pessoas que já tem algum histórico de problema renal.

A boa notícia é que o uso do espinafre é lançado para grávidas e mulheres a amamentar. Isto é porque as folhas são ricas em ácido fólico, que é essencial para a formação do feto durante a gravidez.(13)

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