Pular para o conteúdo

12 Formas de Perder Gordura Abdominal

A gordura abdominal é a gordura acumulada na camada profunda do abdômen, envolvendo órgãos internos como o coração e o fígado, além do estômago, rins, intestinos e pâncreas, sendo chamada de gordura visceral.

Em outras palavras, esse tipo de gordura é um fator de risco para muitas doenças, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Você já conhece os perigos da gordura da barriga, agora é a hora de agir para ajudá-lo a perder essas gorduras perigosas e indesejadas.

Não é apenas um incômodo ou problema de beleza, mas também coloca em risco sua saúde e qualidade de vida.

12 formas de como perder Gordura Abdominal

Dicas para perder gordura abdominal
Créditos da imagem Freepik

Pessoas com gordura abdominal excessiva correm maior risco de desenvolver certas doenças, mesmo que sejam magras.

Portanto, eu compilei 12 dicas eficazes que podem ajudá-lo a perder gordura da barriga, todas apoiadas por pesquisas científicas.

1. Fibra Solúvel

A fibra solúvel absorve água e forma um “gel”, que ajuda a retardar a passagem dos alimentos pelo sistema digestivo.

Afinal, essa fibra pode promover a perda de peso e ajudar a criar uma sensação de saciedade, portanto, você naturalmente comerá menos.

Além disso, também pode reduzir a quantidade de calorias que seu corpo absorve dos alimentos e combater a gordura da barriga.

Portanto, coma alimentos ricos em fibras diariamente, por exemplo, semente de linhaça, couve de Bruxelas, abacate, vegetais e amoras.

 2. Evite Gorduras Trans

As gorduras trans são produzidas pelo bombeamento de hidrogênio em gorduras insaturadas, como o óleo de soja. Além disso, essas substâncias parcialmente hidrogenadas também devem ser evitadas.

Elas estão relacionados à inflamação, doenças cardíacas, resistência à insulina e aumento da gordura abdominal.

Portanto, leia atentamente o rótulo do ingrediente.

3. Evite o Álcool

O álcool pode causar alguns danos à sua saúde. Se você beber muito, pode ser muito prejudicial.

Mais importante, o álcool também pode aumentar a gordura da barriga.

4. Dieta Rica em Proteínas

A proteína é um nutriente extremamente importante para o controle do peso, já que a alta ingestão de proteínas reduz o apetite e promove a saciedade.

As proteínas também aumentam a taxa metabólica e mantêm a massa muscular enquanto perdem peso.

Veja mais:

Isso significa que pessoas que comem mais proteínas tendem a ter menos gordura abdominal do que pessoas que comem pouca proteína.

Boas fontes de proteína como carne, peixe, ovos ou nozes.

5. Diminua seu Estresse

O estresse aumenta a gordura da barriga e estimula as glândulas supra-renais a produzir cortisol, também conhecido como “hormônio do estresse”.

Portanto, altos níveis de cortisol aumentam o apetite e ajudam a armazenar a gordura abdominal.

Quando o corpo responde ao estresse, ele produz mais cortisol, o que aumenta a gordura visceral.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Para evitar isso, participe de atividades agradáveis ​​para reduzir o estresse; praticar ioga ou meditação é eficaz.

6. Evite os Doces

O açúcar contém frutose, que quando consumida em excesso está associada a várias doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, além de obesidade e esteatose hepática.

Existe uma ligação entre o alto consumo de açúcar e o aumento da gordura abdominal. Mesmo açúcares “saudáveis”, como xilitol e estévia, por exemplo, devem ser usados ​​com moderação.

7. Exercício Aeróbio (Cardio)

O exercício aeróbico (exercício aeróbio) é uma forma eficaz de melhorar a saúde e queimar calorias, mas independente da intensidade, é importante praticar exercícios e buscar ajuda de profissionais bem treinados na área.

Estudos demonstraram que, em comparação com 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana, as mulheres na pós-menopausa perderão mais gordura com 300 minutos de exercícios aeróbicos por semana.

8. Corte Carboidratos

Reduzir a ingestão de carboidratos é muito benéfico para reduzir a gordura, incluindo a gordura da barriga.

Assim, uma dieta com ingestão diária de carboidratos inferior a 50 gramas pode levar à diminuição da gordura visceral em pessoas obesas e em risco de diabetes tipo 2.

Portanto, evite carboidratos refinados para melhorar a saúde metabólica e reduzir a gordura da barriga.

9. Óleo de Coco 

A gordura do óleo de coco é uma das gorduras mais saudáveis, pode aumentar o metabolismo e diminuir a quantidade de gordura armazenada em resposta à alta ingestão calórica.

Veja mais:

Também pode levar à perda de gordura abdominal. Use cerca de 2 colheres de sopa (30 ml) de óleo de coco por dia, que é a quantidade usada na maioria dos estudos que mostram bons resultados.

10. Treinamentos de Resistência

O treinamento de resistência, também chamado de levantamento de peso ou treinamento de força, é importante para manter e aumentar a massa muscular.

Mais importante ainda, a combinação de treinamento de força e exercícios aeróbicos pode ajudá-lo a perder peso. No entanto, procure orientação de um personal trainer certificado.

11. Evite Bebidas Açucaradas

As bebidas açucaradas são ricas em frutose, o que permite obter gordura visceral e aumentar o teor de gordura no fígado.

Para eliminar a gordura da barriga, evite bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos e chás doces, bem como misturas alcoólicas que contenham açúcar, porque o cérebro não processa calorias líquidas como alimentos sólidos.

12. Durma Bem

Pessoas que não dormem o suficiente tendem a ganhar peso, como a gordura abdominal. O sono é importante para muitos aspectos da sua saúde, incluindo o seu peso.

Quando sua respiração para de forma intermitente à noite, uma condição chamada apneia do sono também está relacionada ao excesso de gordura visceral.

Portanto, além de dormir pelo menos 7 horas por noite para melhorar sua qualidade do sono, por fim, se você suspeitar que tem apneia do sono ou alguma outra doença, procure atendimento médico.