4 alimentos que aumentam os níveis de vitamina D para uma vida mais saudável

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A vitamina D é responsável por regular os níveis de cálcio, magnésio e fosfato e tem funções importantes no organismo. Deficiências neste componente podem levar a alterações ósseas como osteoporose em adultos e raquitismo em crianças.

Além disso, é considerado um hormônio que contribui para a saúde óssea, atuando no crescimento, imunidade, músculos, metabolismo e sistemas do corpo como cardiovascular e sistema nervoso central.

É produzido naturalmente no corpo e sintetizado pela exposição da pele à luz solar. No entanto, alguns alimentos são excelentes fontes de vitamina D. Conheça quatro deles:

Atum

Apenas 100 gramas de alimento fornecem ao corpo 34% do valor diário recomendado de vitaminas. Mas cuidado com a overdose: o atum contém metil mercúrio, um metal que pode causar problemas de saúde quando se acumula no corpo.

Cogumelo

A única fonte vegetal desse composto são os cogumelos, que sintetizam a vitamina D quando expostos à luz solar, assim como os humanos.

Gema de ovo

Uma gema de ovo contém cerca de 5% da ingestão diária recomendada de vitamina D. Essa concentração pode variar dependendo da exposição do frango à luz solar ou da ingestão de suplementos.

Salmão

O salmão é uma poderosa fonte de vitamina D, fornecendo cerca de 25% da quantidade diária recomendada. As taxas são geralmente mais altas quando o peixe vem da natureza e não de fazendas.

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