A vitamina D é responsável por regular os níveis de cálcio, magnésio e fosfato e tem funções importantes no organismo. Deficiências neste componente podem levar a alterações ósseas como osteoporose em adultos e raquitismo em crianças.
Além disso, é considerado um hormônio que contribui para a saúde óssea, atuando no crescimento, imunidade, músculos, metabolismo e sistemas do corpo como cardiovascular e sistema nervoso central.
É produzido naturalmente no corpo e sintetizado pela exposição da pele à luz solar. No entanto, alguns alimentos são excelentes fontes de vitamina D. Conheça quatro deles:
Atum
Apenas 100 gramas de alimento fornecem ao corpo 34% do valor diário recomendado de vitaminas. Mas cuidado com a overdose: o atum contém metil mercúrio, um metal que pode causar problemas de saúde quando se acumula no corpo.
Cogumelo
A única fonte vegetal desse composto são os cogumelos, que sintetizam a vitamina D quando expostos à luz solar, assim como os humanos.
Gema de ovo
Uma gema de ovo contém cerca de 5% da ingestão diária recomendada de vitamina D. Essa concentração pode variar dependendo da exposição do frango à luz solar ou da ingestão de suplementos.
Salmão
O salmão é uma poderosa fonte de vitamina D, fornecendo cerca de 25% da quantidade diária recomendada. As taxas são geralmente mais altas quando o peixe vem da natureza e não de fazendas.
veja também: Ossos fortes e os benefícios de tomar vitamina D