5 alimentos causadores de câncer que você deve parar de comer agora. O pensamento de câncer faz algumas pessoas estremecerem. Também pode ser uma das doenças mais mortais do mundo. Caracteriza-se pelo aumento irrestrito e proliferação de certas células. O câncer, também conhecido como tumor, é composto por mais de 200 doenças que podem afetar o corpo humano.
Suas causas, sintomas e tratamento têm sido objeto de vários estudos. Acredita-se que uma das principais razões para o seu surgimento sejam fatores externos, como exposição a produtos químicos, radiação e certos vírus; e fatores internos, como genética, condições imunológicas, mutações genéticas.
Veja também: Alimentos que limpa o fígado naturalmente
Veja também: O que é ácido fólico?
A ciência ressalta que existem certos comportamentos que podem reduzir o risco de desenvolver câncer, entre os quais podemos citar: ficar longe das drogas, praticar atividade física e ter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e nutrientes.
Alimentos cancerígenos que você deveria evitar
Assim como uma boa alimentação pode reduzir o risco de câncer, o contrário também pode acontecer. Alguns alimentos são verdadeiras “bombas perigosas” e precisam ser evitados. Fique atento e descubra quais alimentos aumentam o risco de câncer.
1 – Refrigerantes
Apesar de ser visto frequentemente nos lares brasileiros com jantar ou fast food, o refrigerante é uma bebida com alto potencial carcinogênico. Nessa categoria de bebidas, existe uma substância chamada 4-MI (4-metil-imidazol), que é classificada como substância altamente cancerígena pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer.
2 – Aspartame
Segundo o site do INCA, o aspartame estimula a produção de radicais livres, que podem causar envelhecimento celular e aumentar o risco de câncer. Outra implicação é que o aspartame afeta as defesas do organismo, tornando-os vulneráveis a vários agentes cancerígenos.
3 – Chimarrão
Quem é do Sul sabe o quanto é bom tomar um chimarrão com erva-mate. Infelizmente, no entanto, alguns estudos têm sido associados a certos tipos de câncer. No entanto, o risco estará mais relacionado ao monitoramento da bebida pela defumação e ao processo industrial de secagem desta erva-mate pela defumação. Vale ressaltar que não é recomendado para pessoas com pressão alta e problemas gastrointestinais.
4 – Bebidas alcoólicas
O principal agravante do álcool é que o consumo excessivo pode levar a doenças inflamatórias e doenças do fígado. Além disso, comer demais pode aumentar os processos inflamatórios no corpo, tornando o ambiente mais propício para as células doentes. Esta bebida também é boa para a produção de radicais livres.
5 – Carnes processadas ou embutidos
Combinar esses alimentos populares para fazer fast food é um perigo real para o corpo. Eles contêm produtos químicos, conservantes e outros elementos que aumentam o risco de células cancerígenas.
Confira: Câncer de esôfago: entendendo a evolução dessa doença silenciosa e mortal