×

5 direitos que toda pessoa com diabetes tem, mas poucas sabe

5 direitos que toda pessoa com diabetes

5 direitos que toda pessoa com diabetes tem, mas poucas sabe

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 13 milhões de brasileiros têm diabetes. Esta doença não terá um grande impacto na saúde do paciente quando for controlada, mas quando não for controlada, o problema pode ser muito grande.

Dependendo do grau, o diabetes pode impedir o trabalhador de realizar suas atividades laborais. Por exemplo, isso pode acontecer no caso de cegueira ou amputação.

Mas você sabe quais direitos têm as pessoas com diabetes? Se você deseja saber algo muito importante, continue lendo.

1- Aposentadoria por invalidez

A doença em si não causa deficiência. No entanto, em casos mais graves que levam à cegueira ou amputação, você pode ter direito a uma pensão de invalidez. A carência para obtenção do benefício é de 12 contribuições. Além disso, o segurado deve comprovar a incapacidade para o trabalho por período superior a 15 dias corridos.

2- BPC/LOAS

Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm como objetivo a prestação de serviços a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, para famílias com renda familiar inferior a um quarto do salário mínimo. Se o paciente não obtiver aposentadoria por invalidez por algum motivo, ele pode experimentar este benefício.

3- Plano de saúde

Nenhum plano de saúde pode negar a assinatura de um cliente porque ele ou ela tem diabetes. Vale ressaltar que o cliente que já tem conhecimento da doença deve informar sobre o seu estado no momento do comissionamento.

Além disso, a empresa pode adicionar um valor à taxa mensal para reivindicar uma doença ou lesão preexistente. Outra possibilidade é o seguro parcial temporário, o que significa que o paciente deve esperar 24 meses após a assinatura do contrato para receber cirurgia, leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta complexidade relacionados a doenças pré-existentes.

4- Seguro de vida

Como no tópico anterior, uma seguradora de vida não pode descartar diabéticos. Na maioria dos casos em que são aceitos, os usuários pagam até três vezes mais do que uma pessoa sem diabetes. Portanto, é importante verificar se o seu diabetes está coberto pelo contrato ao fazer um seguro de vida.

5- Medicamentos

Outro direito dos diabéticos é obter gratuitamente os medicamentos necessários para o tratamento, incluindo materiais aplicados e equipamentos para monitorar o açúcar no sangue capilar. Essas inscrições podem ser obtidas mediante cadastro no cartão do SUS e / ou no Programa de Hipertensão e Diabetes – Hiperdia.

Conheça 7 chás capaz de diminuir a glicose alta no sangue