6 sintomas que sua glicose esta alta!
A glicose alta no sangue, ou hiperglicemia, é quando não há insulina suficiente circulando no sangue, e uma pessoa com essa condição pode notar níveis acima de 180 mg/dl de açúcar mesmo várias horas após uma refeição.
Um estilo de vida sedentário, obesidade, dieta inadequada e efeitos colaterais de medicamentos são as principais causas do alto nível de açúcar no sangue.
Em muitos casos, está ligada ao diabetes, uma doença crônica que afeta a maneira como o corpo processa a glicose.
Sintomas da hiperglicemia
Aqui estão alguns sintomas que podem indicar níveis elevados de açúcar no sangue:
- Vontade frequente para urinar;
- Enjôo;
- Sede excessiva;
- Cansaço excessivo;
- Dor de cabeça;
- Sonolência.
Ao notar qualquer um desses sintomas, consulte seu médico para o tratamento adequado. Se não for tratada e desenvolver diabetes tipo 2, a condição pode levar a sérios problemas, como amputação, cegueira e danos nos nervos.
Como controlar a glicose alta
A melhor maneira de evitar um pico de glicose é adotar uma dieta mais saudável e praticar exercícios regularmente.
Aqui estão algumas ações sugeridas para lidar com o problema:
- Atividade física regular: seu corpo usa o açúcar como fonte de energia durante o exercício e evita que ele se acumule no sangue.
- Alimentação saudável e equilibrada: Os carboidratos são a principal fonte de açúcar, então escolha alimentos saudáveis à base de plantas e evite aqueles ricos em carboidratos e açúcares.
- Manter o peso: ficar dentro do peso indicado pelo médico ajuda na melhor atividade da insulina.
- Medir a glicemia com frequência: Verifique os níveis de açúcar no sangue para saber se você precisa ir ao hospital, meça o açúcar no sangue ao longo do dia.
No caso do diabetes tipo 1, o médico pode injetar insulina para tentar regular a quantidade de glicose. No caso do tipo 2, é mais comum o uso de medicamentos para controlar a condição.
Além dessas doenças, a hiperglicemia também está associada ao estresse, obesidade, sedentarismo, alimentação inadequada e problemas no pâncreas, órgão do corpo responsável pela produção e liberação de insulina.