O diabetes é uma doença muito comum hoje em dia e, em muitos casos, está associada a uma baixa qualidade de vida. Ao consumir alimentos com muito açúcar e gordura durante a vida, além de não praticar atividades físicas, o organismo fica sobrecarregado e apresenta falhas na produção de insulina.
Açúcar elevado no sangue pode causar complicações de saúde, especialmente em pacientes com diabetes. Hoje, descrevemos algumas dicas de chá que podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e podem ser usados como remédios caseiros para o tratamento prescrito pelo médico.
Dores de cabeça, sede, forte vontade de urinar, sonolência e fadiga são sintomas de níveis elevados de glicose, portanto, procure um endocrinologista para marcar uma consulta e iniciar o tratamento mais cedo.
Chás podem ajudar a baixar o diabetes
1- Chá Mate
A erva-mate é uma planta com um valor nutricional muito rico. Estudos têm demonstrado que contém alcalóides, tais como: cafeína, teofilina e teobromina; também contém ácido fólico e ácido caféico; vitaminas (A, B1, B2, C, E), zinco, cálcio, fósforo, ferro, manganês, magnésio, potássio e outros minerais também têm um forte efeito antioxidante.
A erva-mate ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e as principais complicações da diabetes. Em artigo / estudo realizado pela UFSC com 250 voluntários, mostrou que, além dos demais benefícios da fitoterapia, pode reduzir em média cerca de 10% a produção de glicose. Também pode reduzir as complicações do diabetes, como doenças cardiovasculares, problemas de visão e doenças renais.
Ao consumir o chá de erva-mate, existem dois efeitos no organismo do diabético:
- Produção inibitória de glicose;
- Reduz a atividade do receptor de glicose no intestino com menor absorção.
Como fazer:
- 3 colheres de chá de erva-mate
- 500 ml de água quente
- coar e beber até 1 litro do chá por dia.
2 – Chá de canela
Quando a canela é preparada em água quente e bebida como chá, pode ajudar a controlar a glicose. Afinal, ajuda o corpo a usar o açúcar consumido e a baixar os níveis sanguíneos.
Isso acontece por meio do componente hidroximetil chalcona, que imita a ação da insulina no organismo.
- Coloque 3 paus de canela em 1 litro de água e leve para ferver. Em seguida, tampe a panela até aquecer e beba o chá várias vezes ao dia.
- Você também pode prepará-lo em água gelada, deixando os paus de canela na água durante a noite na geladeira, para consumo no dia seguinte.
Uma observação sobre a canela é que ela não é adequada para mulheres grávidas. Portanto, a confirmação com um médico é sempre recomendada.
3 – Chá de carqueja
O chá de carqueja não é o mais delicioso da lista, mas tem um forte efeito de redução do diabetes. Sua ação dilata os vasos sanguíneos, favorece o bom funcionamento do sistema circulatório e é hipoglicêmica. Isso significa que pode reduzir os níveis de glicose no sangue.
- Adicione uma colher de sobremesa de folhas picadas a cada xícara de água. Após ferver a água, espere 10 minutos e deixe repousar. A quantidade é de até 3 xícaras por dia.
4 – Chá de pata-de-vaca
A pata-de-vaca tem efeito hipoglicemiante e pode ser indicado como coadjuvante no tratamento do diabetes, pois é capaz de diminuir a glicemia.
- Adicione 2 folhas de pata-de-vaca a cada copo de água. Após ferver a água, reserve, coe e beba até 2 vezes ao dia, de preferência com o estômago vazio e / ou antes das refeições principais.
5 – Chá de sálvia
Sage ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, ajudando a controlar o diabetes.
- Despeje 2 colheres de sopa de folhas de sálvia secas em 250 ml de água fervente, reserve por 10 minutos. O chá pode ser consumido até 2 vezes ao dia.
6 – Ginseng asiático
O ginseng, uma das ervas mais populares, há muito é considerado útil no controle dos níveis de glicose no sangue em pacientes diabéticos.
Além de promover a circulação sanguínea, o ginseng asiático aumenta a produção de insulina pelo pâncreas. Um bom aliado para pacientes com diabetes tipo 2.
- Adicione uma colher de sopa de raiz de ginseng a uma xícara de água fervente e reserve por 10 minutos. Em seguida, o chá pode ser coado e bebido 2-3 vezes ao dia.
7 – Chá de camomila
Além das conhecidas propriedades calmantes e digestivas da camomila, seu chá também pode ser importante na redução dos níveis de glicose no sangue.
A evidência da pesquisa é que a camomila pode reduzir os níveis de glicose no sangue, bem como aumentar a quantidade de açúcar na forma de glicogênio no fígado.
Desta forma, a hiperglicemia (aumento da glicose no sangue) é evitada. Para preparar o chá, faça o seguinte:
- Coloque 1 colher de sopa de camomila em 1 xícara de água fervente. Deixar repousar de 5 a 10 minutos.
- Coar e beber 2 a 3 vezes por dia
Agora que você tem 7 chás 100% naturais para melhorar o controle da glicose no sangue, é hora de agir e trabalhar pela sua saúde.
No entanto, é importante marcar uma consulta com seu médico. Afinal, esses chás ajudam no controle da glicose e são necessários para evitar a hipoglicemia. Quando a hipoglicemia ocorre, os níveis de açúcar no sangue caem muito e também podem colocar os pacientes em risco.
Portanto, entre em contato com profissionais de saúde que estão acompanhando seu caso, melhore sua alimentação, inclua a prática de exercícios físicos em sua rotina e beba os chás recomendados.