7 chás para aumentar o foco e a clareza mental

Não deixe sua memória te atrasar. Tome uma xícara de qualquer um desses chás para aumentar o foco e refrescar sua mente.

Diante de telas o dia todo e do incômodo de casa e trabalho pedalando entre os dois ambientes, muitas pessoas acham difícil manter a cabeça limpa todos os dias para fazer escolhas melhores.

Talvez o seu desejo seja perder alguns quilos, fazer alguma atividade física ou até mesmo mudar de emprego. Se eu perguntar o que você precisa fazer para alcançar esse sonho, é provável que você saiba o que precisa ser feito.

Vamos considerar o exemplo da perda de peso. Você sabe, para perder peso, você tem que fazer melhores escolhas alimentares, evitar alimentos processados, açúcar e manter uma dieta anti-inflamatória.

Se você já sabe o que precisa ser feito, por que não colocar em prática?

A resposta a esta pergunta pode ser: “Eu não sei!”

Na verdade, é difícil saber porque mesmo se você soubesse o que precisava ser feito, você não faria.

Abaixo você encontrará ervas que podem ajudá-lo a se sentir mais desperto.

Esses chás vão consertar sua vida? Não é óbvio. No entanto, fazer esses chás será um compromisso consigo mesmo de buscar a iniciativa de fazer o que for necessário.

Os melhores chás para melhorar a concentração e a clareza mental

Melhores chás para aumentar o foco | Juliano Pimentel
Melhores chás para aumentar o foco.

Muitos tipos de chás, ervas e especiarias têm propriedades estimulantes e inspiradoras que podem ajudar a melhorar a função cognitiva e fortalecer seu cérebro.

Se você está se preparando para um teste a noite toda ou apenas quer uma bebida para ajudar a melhorar a clareza mental e o foco, esses chás são uma alternativa saudável ao café, bebidas energéticas e outras bebidas com cafeína.

1. Matchá

Matcha é feito de folhas de chá verde cultivadas à sombra moídas em um pó fino.

Por ser tão concentrado, o matcha tem um teor de cafeína mais alto do que a maioria dos outros tipos de chá, por exemplo, quase tanta cafeína por xícara quanto o café. Por isso, é um dos melhores chás para aumentar a concentração.

Além disso, o chá matcha é muito rico em l-teanina, um composto único que reduz o estresse e produz um estado de calma e foco. A cafeína no matcha, juntamente com a l-teanina, melhora a função cognitiva e a clareza. Portanto, matcha é um chá ideal para aumentar o volume cerebral.

2. Erva Mate

A erva-mate não precisa ser consumida apenas em cuias como o chimarrão. Isso porque, você pode usar ervas para melhorar a clareza mental, assim como você pode preparar outros chás de ervas.

A cafeína na erva-mate funciona de forma ligeiramente diferente de outros tipos de cafeína, resultando em um efeito energizante sustentado sem os altos e baixos associados ao café ou outras bebidas cafeinadas. Portanto, o parceiro é usado para foco, clareza e alerta.

3. Chá de Hortelã

A hortelã é uma erva que é frequentemente consumida sozinha como um chá de ervas pungente ou adicionada a várias misturas com sabor. Portanto, é uma das ervas mais usadas no chá para aumentar a concentração.

Estudos mostraram que a hortelã pode melhorar a memória e o estado de alerta, tornando-se um ótimo chá quando você precisa jogar jogos mentais, por exemplo.

As infusões de ervas de hortelã não contêm cafeína, o que pode ser uma vantagem se você estiver tentando reduzir a ingestão de cafeína. Além disso, a hortelã-pimenta é encontrada em várias misturas de chá com cafeína quando você procura um impulso extra.

4. Chá de Gengibre

O gengibre é outro ingrediente benéfico em muitas misturas de chá, dando aos chás de ervas e com cafeína um sabor rico e levemente adocicado. Foi demonstrado que o gengibre ajuda a melhorar a concentração e a função cognitiva.

O gengibre tem muitos outros benefícios para a saúde, incluindo reduzir a inflamação, aliviar a dor e promover a digestão.

Além de ser um dos chás que aumentam a concentração, o gengibre contém propriedades antibacterianas e antibacterianas que podem ajudar a prevenir doenças comuns, como resfriados e dores de garganta.

5. Chá de cúrcuma

Como o gengibre, a cúrcuma é um tempero potente conhecido por suas propriedades medicinais e de saúde. A cúrcuma demonstrou melhorar a memória e a função cognitiva, e pode até ser um ingrediente útil no tratamento de pacientes com Alzheimer. A cúrcuma confere uma cor laranja dourada brilhante e um tempero sutil a qualquer chá.

6. Chá verde

O verdadeiro chá verde é feito da planta da camélia. Como o matcha, o chá verde contém uma poderosa combinação de cafeína e l-teanina para aumentar o poder do cérebro e induzir um estado de calma e foco.

Além disso, o chá verde contém quantidades particularmente altas de uma catequina chamada EGCG, responsável por fazer do chá verde um tipo de chá que aumenta o foco e beneficia o aprendizado e a memória.

7. Chá Preto

Se você precisa de um impulso extra de cafeína, mas quer evitar o café, o chá preto é uma escolha popular. Com cerca de metade do teor de cafeína do café, o chá preto é uma boa escolha se você precisar de um pequeno impulso.

O chá preto vem em várias misturas populares, incluindo Irish Breakfast, Earl Grey e Masala Chai. Como outros tipos de chá, o chá preto contém l-teanina, que tem muitos outros benefícios para a saúde, além de suas propriedades estimulantes e energizantes.

Aproveite esses chás para aumentar o foco e, se perceber que também precisa ajustar sua saúde mental.

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