7 dicas para manter uma dieta saudável para o coração

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Manter uma alimentação saudável é um dos hábitos que ajudam a prevenir doenças como a hipercolesterolemia e a hipertensão. Embora existam muitos fatores conhecidos que contribuem para esses problemas, a nutrição é crucial para mantê-los sob controle.

A grande desvantagem é que muitas pessoas minimizam isso e continuam a comer uma dieta rica em gordura, sódio e outros compostos prejudiciais. Além disso, devido à falta de sintomas, a maioria leva algum tempo para saber que está doente.

No entanto, não há necessidade de esperar até que uma patologia específica se desenvolva para começar a fazer melhores escolhas alimentares. Desta vez, compartilharemos 7 recomendações importantes para uma dieta saudável para o coração.

Dicas para manter uma dieta saudável para o coração

Depois de desenvolver o hábito de comer “qualquer outra coisa”, pode ser difícil mudar sua dieta diária. Portanto, ao seguir uma dieta saudável para o coração, é melhor ajustar gradualmente adicionando os alimentos recomendados.

Da mesma forma, também é muito conveniente aprender e implementar alguns hábitos que melhoram o efeito da alimentação. Portanto, não há necessidade de adotar opções de tratamento restritivas e você pode começar a melhorar naturalmente a saúde cardiovascular. escreva!

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1. Coma mais frutas e vegetais

Frutas e vegetais são a base de uma dieta saudável para o coração. Por conterem altas concentrações de vitaminas, minerais e fibras dietéticas, eles podem limpar as artérias e reduzir os níveis elevados de colesterol.

Eles também têm propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, o que ajuda a minimizar os efeitos negativos dos radicais livres. Comer diariamente melhora a circulação e reduz o risco de desenvolver hipertensão, doença arterial coronariana e ataque cardíaco.

2. Escolha grãos integrais em vez de refinados

Em vez de comer grãos refinados, escolha alternativas de grãos inteiros. Embora tenham gosto ligeiramente diferente, são mais saudáveis ​​porque retêm todas as fibras e nutrientes necessários, como vitaminas B e E, potássio e ferro.

Alimentos como aveia, trigo e centeio são importantes fontes de energia para o corpo. Portanto, além de cuidar da saúde do coração, eles também apoiam o metabolismo e reduzem os níveis elevados de açúcar no sangue.

3. Opte por gorduras saudáveis

A ingestão excessiva de gordura saturada e gordura trans é um dos fatores que causam doenças cardiovasculares. Para evitá-los sem suprimir todas as gorduras da dieta, o ideal é escolher “monoinsaturados” ou “poliinsaturados”.

Fontes como azeite de oliva, óleo de canola ou sementes fornecem lipídios saudáveis ​​que ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Também é recomendável consumir peixes azuis e abacates que contenham ácidos graxos ômega 3.

4. Escolha fontes de proteína com baixo teor de gordura

A proteína digerível corretamente pode ter muitos benefícios em uma dieta saudável para o coração. Embora esse nutriente esteja associado ao ganho muscular, ele na verdade desempenha outros papéis importantes na saúde metabólica e cardíaca.

Agora, o ideal é obtê-lo a partir de carnes magras e vegetais. Por outro lado, carnes vermelhas, salsichas e laticínios não são recomendados. Ao contrário, comer peixe, frango, vegetais e nozes, por exemplo, seria bom.

5. Para manter uma boa dieta para o coração, limite a ingestão de sódio

Alimentos que contêm muito sal, incluindo alimentos enlatados e processados, são inimigos da saúde do coração. Muito sódio pode causar retenção de líquidos e outros problemas, que podem levar à hipertensão.

Um adulto não deve consumir mais do que 2.300 mg de sódio por dia; na verdade, 1.500 mg por dia são suficientes para atender às necessidades do corpo. Uma estratégia para reduzir a ingestão é usar ervas e especiarias para adicionar variedade às refeições.

6. Controle o tamanho das porções e favoreça o coração

A quantidade de alimentos é tão importante quanto sua qualidade. Apesar de comer alimentos saudáveis, o tamanho da porção de cada prato deve ser moderadamente controlado. Portanto, uma dieta saudável para o coração é recomendada fazer cinco refeições por dia: três refeições e dois lanches.

Uma boa opção é usar pratos pequenos ou tigelas para ajudá-lo a comer somente o que você precisa. Lembre-se também de que as porções de frutas e vegetais devem ser maiores do que as de carnes e cereais.

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7. Evite bebidas açucaradas

O consumo excessivo de bebidas adoçadas com açúcar e outras fontes de açúcar refinado pode levar a doenças que se concentram em problemas cardíacos. Portanto, você deve evitá-los a todo custo em sua dieta e escolher alternativas naturais como água ou suco.

Finalmente, você tem fatores de risco para doenças cardíacas? Nesse caso, ou se você se preocupa apenas em cuidar do seu coração, siga todas essas dicas para ter uma alimentação de melhor qualidade.