7 frutas que diabéticos podem comer

7 frutas que diabéticos podem comer

As frutas são essenciais para a promoção de uma vida mais saudável e, quando surgem doenças, são mais do que aliadas, tal como acontece com a diabetes! Que tal descobrir mais sobre as 7 frutas que os diabéticos podem comer?

Existem frutas que são ricas em carboidratos e têm alto índice glicêmico, ou seja, algumas delas contribuem para o aumento da glicemia (açúcar no sangue) e podem piorar o diabetes.

Afinal, essa doença é causada pela falta de insulina – a insulina é responsável por converter a glicose em energia para o corpo.

Conheça as 7 frutas que diabéticos podem comer

Créditos da imagem Pexels

Abacate

O abacate é muito adequado para diabéticos devido ao seu teor muito baixo de açúcar no sangue. Mas tenha cuidado! Essa fruta possui algumas calorias, pois é rica em gorduras ômega-3, embora seja muito benéfica e ajude a promover uma alimentação mais saudável. Além disso, o abacate garante uma maior sensação de plenitude.

 Abacaxi

O abacaxi é rico em antioxidantes, fibras e possui propriedades anti-inflamatórias. Devido à sua boa capacidade de digestão, essa fruta também ajuda o corpo a absorver proteínas.

Morango

Morango é outra fruta que os diabéticos podem comer porque tem baixo índice glicêmico, baixa carga glicêmica e é rica em antioxidantes.

Esta fruta também ajuda a combater os radicais livres (átomos que destroem as células saudáveis ​​do nosso corpo) causados ​​pela diabetes. Todos os dias, as pessoas com diabetes podem comer até 10 morangos.

Goiaba

A goiaba possui baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica (responsável por indicar a qualidade e a quantidade dos carboidratos em alimentos específicos do organismo). Entre eles, também encontramos muita fibra e vitamina C. A fruta inteira é um excelente lanche para diabéticos.

Mamão papaia

Embora o mamão tenha uma carga glicêmica ligeiramente maior e um índice glicêmico moderado, é uma fruta que os diabéticos podem comer. Mas com moderação! A forma ideal é consumir mamão para obter uma nutrição rica.

A recomendação para comer essa fruta é combiná-la com opções oleosas, como sementes de chia, que contêm muita fibra, antioxidantes, proteínas e ômega 3 e 6.

Limão

O limão é uma fruta cítrica rica em vitamina C, antioxidantes e niacina (uma substância que ajuda a concentrar os nutrientes nas células humanas).

Seu papel é reduzir o risco de doenças cardiovasculares e trombose, que é uma doença comum em pacientes diabéticos. Por exemplo, limões podem ser consumidos com água ou mesmo no preparo de saladas ou outras refeições.

Pêssego

Essa fruta contém muita fibra e antioxidantes, que podem aumentar a saciedade. Além disso, seu nível de índice glicêmico está baixo. Mas antes de considerar os deliciosos pêssegos em calda, saiba que essa fruta deve ser consumida in natura, ou seja, não passou por nenhum tipo de processamento.

Agora você sabe quais frutas são melhores para diabéticos! Mas quando surge a vontade de comer doces … o que devo fazer? Para te ajudar, confira nossa dica!

Para contornar esse desejo por doçura, uma boa dica é investir em uma combinação de frutas e cacau, como mousse de chocolate à base de abacate e cacau. 

Confira a receita:

Ingredientes:

  • 01 abacate maduro;
  • 02 colheres de cacau em pó;
  • 01 colher (sobremesa) de canela em pó;
  • Para adoçar: xylitol à gosto.

Preparo:

  1. Retire a polpa do abacate;
  2. Coloque tudo no liquidificador e bata até ficar homogêneo;
  3. Leve à geladeira e deixe por 2 horas antes de servir.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: