×

7 mitos sobre amamentação que você não deve acreditar

7 mitos sobre amamentação

7 mitos sobre amamentação que você não deve acreditar

A amamentação tem causado suspeitas entre muitas mulheres. Mas para amamentar seu bebê Após o sucesso, muitas mães podem precisar de ajuda e de um período de aprendizado. conhecimento, Os desejos e desejos dos pais são a base para um bom desempenho da amamentação.

Hoje, a importância do aleitamento materno exclusivo para bebês menores de 6 meses é óbvia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve começar na primeira hora de vida. Isso fornece às crianças todos os nutrientes de que precisam e fortalece o sistema imunológico.

Mitos sobre a amamentação

Se você deseja alimentar seu bebê de forma saudável, não deve acreditar que os mitos sobre a amamentação estão enraizados em gerações de ignorância e medos sem base cultural. Em outras ocasiões, os interesses econômicos buscam favorecer os alimentos artificiais aos naturais.

Essas falsas crenças não parecem apoiar a pesquisa científica, que forneceu respostas a essas perguntas por muitos anos. Então, vamos dar uma olhada nos 10 mal-entendidos mais comuns que você definitivamente encontrará em algum momento quando for mãe.

Veja mais: Quais os remédios que não pode tomar durante a gravidez!

1. Amamentar dói muito

Dor na amamentação; na verdade, é um sinal de que há algo a ser consertado. No início, pode ser normal doer um pouco se você tiver seios fartos, pois você não pode ficar com seu bebê nas primeiras horas. No entanto, uma vez que você comece a amamentar continuamente, não deve doer.

É necessário verificar se o apego da criança não está ruim e está causando desconforto. Às vezes, a dor o alerta sobre uma infecção ou outro problema mamário que merece uma consulta médica.

2. Alguns alimentos são permitidos e outros são proibidos durante a amamentação

As mães podem comer todos os alimentos e devem prestar atenção a uma dieta balanceada durante a amamentação. Isso significa que embora você possa comer de qualquer coisa, é ideal garantir a quantidade de frutas, vegetais e proteínas.

A diversidade dos alimentos se transforma nos diversos sabores do bebê, pronto para a próxima etapa: a alimentação complementar. Portanto, é razoável consultar um nutricionista para fazer um planejamento.

3. Se você tem seios grandes, terá muito leite

E vice-versa, se seus seios são pequenos, você quase não tem leite. Em qualquer dos casos, esta afirmação está errada. O tamanho da mama não determina quanto leite a mãe produzirá. Outros fatores que nada têm a ver com o volume, como a estimulação da mama pela sucção do recém-nascido.

4. A amamentação fará com que seus seios fiquem flácidos ou deformados

As mudanças nas mamas começam com a gravidez. Além do ganho de peso, o tamanho das mamas também vai mudar, o que não significa que elas vão se deformar durante a gravidez ou amamentação.

Em relação a quedas ou folgas, é um erro que ocorre devido à sucção do bebê. É um processo evolutivo natural relacionado a mudanças repentinas de idade, peso ou hereditariedade. A amamentação não tem nada a ver com deformidades mamárias.

5. Você tem que acostumar o bebê a um horário pré-estabelecido para comer

O aleitamento materno sob demanda e sem restrições é a recomendação do pediatra mais recente, que põe fim a esse mito do tempo pré-determinado. De acordo com esse método, o bebê tem a capacidade de se autorregular, e você saberá aos poucos se seu choro é por causa da fome.

No início, você amamentará a cada 2 horas ou menos. Com o tempo, os feeds são espaçados. Se você quiser mamar antes das 3 horas, não se deixe enganar por sugestões que façam seu bebê chorar. Se o bebê estiver chorando, pegue-o e alimente-o. Se não for a fome, sua nutrição também o ajudará a se desenvolver de maneira saudável.

6. O bebê deve mamar o mesmo tempo em cada seio

Não há tempo definido para esvaziar o seio. Este é outro mito da amamentação em que você não deve acreditar. Quando você está amamentando, você sabe como mudar quando sente que seu seio está mais vazio. Não há um tempo específico e exato.

Às vezes, um bebê esvazia o seio mais rápido do que outros. Em qualquer caso, quando terminar, você deve tentar fazer com que ele arrote antes de dar o outro seio. Se ele adormecer nesse meio tempo, não o acorde.

7. A bomba vai secar seu leite

Não é verdade que a bomba tira leite vai secar os seios. Não substitui o poder de sucção do seu bebê, mas pode ser seu aliado em momentos importantes quando, por exemplo, você não pode amamentar e seus seios estão cheios.

Também vai ajudar quando você começar a trabalhar e quiser continuar amamentando exclusivamente. Você pode pegar o leite e guardá-lo na geladeira para que o cuidador dê ao seu bebê.

Também é usado para alternar a alimentação matinal com um parceiro que pode dar ao seu bebê leite na mamadeira. No mercado você encontrará uma variedade de produtos que atendem a todas as suas necessidades.