Pular para o conteúdo

7 práticas para melhorar a circulação sanguínea

A circulação é responsável por transportar, além de fluidos importantes por todo o corpo, também é responsável por fornecer oxigênio às células e órgãos.

Essa é a razão para manter o corpo funcionando normalmente. Portanto, é necessário investir em práticas que melhorem a circulação sanguínea para garantir uma saúde ideal.

Conheça 7 dicas básicas para melhorar a circulação sanguínea e melhorar a saúde!

Créditos da imagem Pexels
  1. Pratique atividade física

    Essas são boas maneiras de tratar alguns problemas de saúde, incluindo má circulação sanguínea. Atividades como caminhada, natação, alongamento e musculação podem ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo por todo o corpo.

    Outro motivo pelo qual o exercício físico é um aliado importante para melhorar a circulação sanguínea é que ele pode reduzir o risco de problemas relacionados à passagem de fluidos pelas veias e artérias.

    Entre os benefícios das atividades estão:

    • Redução da pressão arterial;
    • Diminuição do colesterol LDL — colesterol ruim;
    • Controle do nível de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes;
    • Melhora a oxigenação dos órgãos e músculos.
  2. Levantar depois de sentar por um tempo

    Estar no escritório em frente ao computador ou assistir TV em casa são atividades normais em nossa vida diária. No entanto, ficar muito tempo na mesma posição em cadeiras, sofás ou poltronas prejudica a saúde.

    Ficar sentado por mais tempo piora a circulação sanguínea, pois tende a desacelerar no corpo. Além disso, permanecer na mesma posição por muito tempo aumenta a probabilidade de entrar e sair dos braços, inchaço das pernas e fraqueza dos membros inferiores.

    Para evitar todas essas falhas e melhorar a circulação sanguínea, são necessários intervalos de alongamento e pequenos intervalos.
    O ideal é pausas de três a cinco minutos a cada 40 minutos enquanto está sentado. É como uma longa viagem de carro – fazer pausas é a chave para aliviar qualquer tensão em seu corpo.

  3. Coma alimentos saudáveis

    A comida está intimamente relacionada com a qualidade do sangue que circula no corpo. Portanto, comer alimentos saudáveis ​​melhora a circulação e traz muitos outros benefícios.

    Veja alguns alimentos que prejudicam a circulação sanguínea:

    • Industrializados;
    • Doces;
    • Massas com farinha branca;
    • Refrigerantes;
    • Alimentos muito salgados;
    • Embutidos;
    • Carnes gordurosas.

    A lista inteira acima pode ser consumida com moderação em regimes de saúde, incluindo saúde. Então, assim como onde tudo é permitido na dieta, mas leve isso em consideração.

    Agora, dê uma olhada em quais alimentos você deve comer regularmente para melhorar a circulação sanguínea:

    Frituras;

    • Frutas;
    • Legumes;
    • Verduras;
    • Sucos naturais;
    • Mel;
    • Cereais — trigo, linhaça, quinoa, etc;
    • Oleaginosas — castanha de caju, amêndoas, nozes etc.

      Vale ressaltar que a forma como os alimentos saudáveis ​​são preparados também pode afetar a sua saúde. Portanto, prefira sempre cozinhar, grelhar ou assar os alimentos que precisam ser preparados, em vez de fritá-los em azeite ou azeitonas.

  4. Beba muita água

    A água é um poderoso aliado na prevenção de problemas relacionados à má circulação sanguínea. Beber muito desse líquido todos os dias pode tornar o sangue mais fluido. Para isso, são necessários pelo menos dois litros por dia.

    Além disso, a água pode ajudar a expelir toxinas e gordura que se acumulam no corpo quando não é queimada. Portanto, beber muita água também pode ajudar a prevenir o ganho de peso e até mesmo o inchaço.

  5.  Evite o consumo de sal e açúcar em excesso

    Um dos maiores perigos de uma pessoa consumir mais açúcar ou sal do que é saudável é que alguns alimentos prontos para consumo estão saturados com esses ingredientes.

    Bolachas, lanches, lanches, incluindo itens alimentares são carregados em ambos os temperos, tornando-os literalmente viciantes e comidos com muita frequência.

    Por isso, ela ingere açúcar todos os dias, de modo que as papilas gustativas “peçam” menos desses ingredientes a cada refeição.

  6. Pare de fumar

    Tabaco, nicotina, alcatrão e mais de 4.000 substâncias em qualquer cigarro vendido em lojas de conveniência e padarias podem prejudicar a circulação sanguínea.

    Um dos efeitos dessas substâncias nos cigarros para a saúde é que elas contraem e diluem os vasos sanguíneos. Isso diminui a velocidade do fluxo sanguíneo nas veias e artérias, reduzindo a qualidade do sangue conforme o fluido atinge os órgãos.

  7. Use meias de compressão

    Meias de compressão, que os médicos prescrevem para aqueles que se submetem a cirurgias, são excelentes para prevenir a má circulação sanguínea.

    Esse tipo de meia, que você pode comprar em farmácias on-line ou em papelarias, funciona comprimindo os vasos sanguíneos. Isso torna o fluxo sanguíneo em cada vaso mais rápido, melhorando a condição.

    Outra vantagem das meias de compressão é que trazem alívio para as pernas. Especialmente quando são usados ​​no final de um dia agitado de trabalho doméstico ou de trabalho.

    Existem várias maneiras de ativar a circulação sanguínea. Esses medicamentos, projetados para o caso de cada paciente, restauram a saúde do sangue circulante na taxa e pressão corretas.

    Além da orientação dos profissionais de saúde, o auxílio de farmácias especializadas é fundamental na compra de medicamentos manipulados para melhorar a circulação sanguínea. Você pode contar com o apoio de especialistas que cooperam na seleção de medicamentos e aferições de pressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *