A falta de vitamina D: Principais sinais dessa deficiência

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Falta de vitamina D: sintomas, engorda e doenças
Falta de vitamina D: sintomas, engorda e doenças
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A falta de vitamina D, popularmente conhecida falta de vitamina D, é um dos distúrbios nutricionais e, mais frequentemente, em todo o mundo. De acordo com alguns estudos, estima-se que 1 bilhão de pessoas inadequada ou a falta desta substância. (1)

E no Brasil, a situação é diferente. Apesar de vivermos em um país tropical, e assim, com o solar de alta casos, a hipovitaminose D é também um problema comum. Portanto, ele não é limitado apenas a determinados grupos da população, o impacto sobre as crianças, jovens, gestantes, homens e idosos.

De acordo com a nutricionista Creuza Nunes, a imagem de deficiência é um problema sério dentro de qualquer sociedade. Isso porque a vitamina D desempenha um papel fundamental na saúde dos ossos, prevenir fraturas, raquitismo, e ajudar no tratamento contra a osteoporose.

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Mas esses não são os únicos benefícios deste nutriente. “É importante notar que o soro de níveis adequados dessa vitamina tem sido associado com a prevenção de câncer, diabetes mellitus, doenças auto-imunes, doenças respiratórias e cardiovasculares”, explica a nutricionista.

Quais são os sintomas da falta de vitamina D?

Ainda, de acordo com a nutricionista, uma diminuição da densidade óssea, fraqueza muscular e dor óssea são os principais sintomas associados com a falta de vitamina D. Mas, além destes sinais, o paciente, com hipovitaminose D pode ser desgastante e fadiga.

Dores, infecções e letargias são alguns dos sintomas da falta de vitamina D no corpo

No entanto, estes sinais só aparecem depois que a presença de baixos níveis séricos deste nutriente. Que é, os sintomas que podem surgir após a redução dos níveis desta substância no organismo, durante um longo período de tempo. (2)

De uma forma geral, esta é uma falta de leva raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos (enfraquecimento dos ossos). Além disso, você pode enfrentar “um aumento na incidência de infecções, letargia, inflamação e agravamento de doenças crônicas (ex. a artrite reumatóide), em geral, a dor, e em especial na região lombar, músculos e ossos”. (2)

Doenças causadas pela falta de nutrientes

Há um número de doenças associadas com a deficiência de vitamina D é ampla, desde a este problema pode levar a aparência e também o futuro de algumas doenças. De acordo com Creuza Nunes, esta deficiência pode reduzir a imunidade do paciente.

Assim, “sugere que a vitamina D e seus análogos não só inibir o desenvolvimento de doenças auto-imunes como eles também podem ser usados no seu tratamento.” (3)

De acordo com alguns estudos, as seguintes doenças podem estar associadas com a falta de vitamina D no organismo:

  • A Artrite Reumatóide
  • Lúpus eritematoso sistêmico
  • Doença indiferenciada do tecido conjuntivo (DITC)
  • Doença inflamatória intestinal (DII)
  • A esclerose múltipla (MS)
  • Diabetes mellitus tipo 1
  • Inflamatórias, doenças de pele (3)
  • A osteoporose
  • O raquitismo.

A falta de vitamina D engorda?

De acordo com alguns estudos, a falta de vitamina D no organismo pode ser associada com a obesidade. Isto porque, com a baixa concentração desta substância são freqüentemente observadas em pacientes obesos.

“Especula-se que a vitamina D inadequação não é apenas o resultado de menos exposição ao sol em obesos, mas também um dos fatores que provocam o acúmulo de gordura no corpo.” (4)

Portanto, acredita-se que as células adiposas de obesos (células que acumulam gordura) é um depósito de vitamina D. Com isso, há uma redução na biodisponibilidade deste nutriente no organismo. Como resultado, o que resulta na estimulação do hipotálamo, aumento da sensação de fome e reduzir o gasto de energia. (4,5)

Assim, a falta de vitamina D causa ganho de peso ou dificulta o processo de perda de peso. No entanto, isso só pode ser observado e detectadas por um especialista em nutrição.

Além disso, é importante notar que a vitamina D presente no organismo, mesmo em quantidades adequadas, não é suficiente para promover a perda de peso. Para que isso aconteça, é necessário que o indivíduo que procura um nutricionista para avaliação, e para atribuir uma boa fonte de alimentação para a constante prática de esportes.

Fontes de vitamina D

As duas principais fontes de vitamina D são a síntese na pele e nos alimentos. No entanto, especialistas dizem que cerca de 90% dessa substância é adquirida através da exposição ao sol, e menos de 10% obtida a partir de fontes dietéticas. (1)

Mas, além de duas formas, é possível obter a vitamina D é através da suplementação. Neste caso, o indicado é procurar a ajuda de um nutricionista, pois tanto a falta e o excesso desse nutriente pode ser prejudicial para o organismo.

Síntese de pele

Como muitos de vocês sabem, a principal fonte de vitamina D é a exposição ao sol. Mas para obter os nutrientes dessa forma, é necessário levar em consideração alguns cuidados, é de suma importância.

Por exemplo, pessoas de pele negra têm mais resistência à aceitação dos raios ultravioleta, devido à presença de melanina que bloqueia o radicações. Em tal caso, é recomendável ter sido exposta ao sol durante um período de mais tempo. Mas sempre levando em conta o trabalho de reduzir o número de casos, que na parte da manhã ou no final do dia.

Já para as pessoas de pele branca, a radiação solar é mais difícil entrar na pele. Assim, Creuza Nunes mostra uma exposição de 15 a 20 minutos por dia, “o mais possível o corpo é exposto e sem a aplicação de protetor solar.”

Alimentos ricos em vitamina D

Ainda de acordo com a nutricionista, alguns alimentos são fontes de vitamina D, são eles: salmão, atum, gema de ovo, carne, bacalhau, óleo de fígado de peixe, sardinha, leite e produtos lácteos.

A maioria dos alimentos ricos em vitamina D são de origem animal

O poder é a segunda principal fonte de vitamina D, perdendo apenas para a síntese de pele

Como pode ser visto, a maioria dos alimentos ricos nesta vitamina vem de animais. Assim, os vegetarianos e veganos têm uma tendência a uma deficiência deste nutriente. Mas para combate a hipovitaminose D, a nutricionista recomenda a exposição à luz solar e, em alguns casos, aditivos.

Aditivos

“Além do sol, é possível obter a vitamina através de suplementos vitamínicos, oral (gotas ou comprimidos) diariamente ou semanalmente, quando necessário. Neste caso, não tome suplementos de vitamina D por conta própria, como muito pode vir com graves riscos para a saúde se for usada por vários meses”, alerta a Creuza.

Apesar de rara, a intoxicação por vitamina D , existe e pode causar um desequilíbrio considerável no corpo. Por esta razão, você tem que suplementos são feitos com a subsequente profissional de nutrição.

Entre os sintomas da intoxicação são: “a perda de apetite, náuseas, vômitos, prisão de ventre, poliúria, polidipsia, confusão, perda de peso e, em alguns casos, pode estar presente em insuficiência renal.” (6)

Perguntas frequentes

Mesmo com todos os dados e informações apresentados neste artigo, algumas pessoas podem ter perguntas específicas sobre a falta de vitamina D no corpo. Tendo em conta este público, a Resposta Cartrefrong> separou as perguntas mais frequentes sobre este tópico e responder a cada um deles o seguinte:

1) o Que clefydois causar deficiência de vitamina D?

As síndromes de má-absorção no intestino, pode causar a falta de vitamina D, tais como a fibrose cística, doença celíaca, doença inflamatória intestinal e colestase. Além disso, existem outros fatores podem desencadear a falta deste nutriente, a exemplo da cirurgia bariátrica, a obesidade, a dieta vegetariana e o uso de certos medicamentos. (1)

2) Qual é o nível correto de vitamina D?

Na tabela a seguir, é possível confirmar que os níveis séricos de vitamina D e medidos os níveis plasmáticos de 25(OH)D (4):

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3) Quais são os riscos de falta de vitamina D durante a infância, gravidez e idade?

De acordo com a nutricionista Creuza Nunes, as crianças podem sofrer de raquitismo , quando eles não têm os níveis adequados de vitamina D. Portanto, a falta desses nutrientes pode causar deformidade nos ossos e baixa estatura.

No caso de mulheres grávidas, “a falta desta vitamina leva a abortos no primeiro trimestre. Já no final da gravidez, a falta de nutrientes pode levar à pré-eclampsia e aumenta as chances de que a criança autista”, explica o profissional.

Em termos de idosos, o cuidado deve ser ainda mais reforçado para evitar a falta desta vitamina. Isto porque, na ausência do nutriente pode reduzir a força muscular e o aumento da fragilidade dos ossos, aumentando o risco de quedas e fraturas na velhice.

A vitamina D benefícios

Em face de tudo o que já foi exposto, fica claro como a falta de vitamina D é prejudicial para o organismo. De acordo com Creuza Nunes, os nutrientes responsável por metabolizá-lo de cálcio e fósforo no nosso corpo, e é vital para a saúde dos ossos.

Os benefícios da vitamina D inclui aumentar a imunidade e reduzir o risco de infecções e outras doenças auto-imunes se estabelecer no corpo humano. (3) além disso, esses nutrientes podem ajudar na luta contra vários problemas de saúde, tais como obesidade, diabetes e pressão arterial elevada. (4)

*Artigo feito com a colaboração da nutricionista Creuza Nunes (CRN 25439/educação FÍSICA).

Referências científicas

Finalmente, por favor, veja abaixo as referências ao uso científico na fabricação deste artigo. A Solução para Casa é um site comprometido com a informação verdadeira, conteúdo relevante e, é claro, com a sua saúde. Portanto, fique sempre bom saber que(a) em nosso site!

Referências

(1) a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). “Hipovitaminose D em pediatria: recomendações para o diagnóstico, tratamento e prevenção“. Um guia prático para Atualizações – Científico Seção de Endocrinologia, em 2016. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/12/Endcrino-Hipovitaminose-D.pdf. Acesso em 5 de maio de 2019.

(2) PINHEIRO, Tânia Marisa Macedo. “Aimportância clínica de vitamina D“. Universidade Fernando Pessoa – Faculdade de Ciências da Saúde, Porto, Portugal, em 2015. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/5301/1/PPG_27959.pdf. Acesso em 5 de maio de 2019.

(3) MARQUES, Cláudia Diniz Lopes; et al. “A importância dos níveis de vitamina D em doenças auto-imunes“. Revista brasileira de Reumatologia, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbr/v50n1/v50n1a07.pdf. Acesso em 5 de maio de 2019.

(4) SCHUCH, Natielen Jacques; GARCIA, Vivian Cristina; MARTINI, Lígia Araújo. “A vitamina D e doenças endocrinometabólicas“. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abem/v53n5/15.pdf. Acesso em 5 de maio de 2019.

(5) PERCEGONI, Nathércia; CASTRO, Juciane Maria de Andrade. “A vitamina D, excesso de peso e obesidade – uma revisão“. Da universidade federal de Juiz de fora. ICB – Instituto de Ciências Biológicas. DN – Departamento de Nutrição, de 2014. Disponível em: http://docs.bvsalud.org/biblioref/2016/09/1847/2456-13564-1-pb.pdf. Acesso em 5 de maio de 2019.

(6) PETERS, Barbara Santarosa Emo; MARTINI, Lígia Araújo. “As funções são reconhecidos no total de nutrientes Vitamina D“. International Life Sciences Institute do Brasil, 2º edição revisada, de 2014. Disponível em: https://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/artigo_vitamina_d.pdf. Acesso em 5 de maio de 2019.

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