Pular para o conteúdo

Agachamentos na gravidez: Precauções e dicas

Muitas mulheres se perguntam se fazer agachamentos na gravidez é perigoso, pois esse tipo específico de exercício pode ser muito extenuante durante a gravidez. Essa suspeita foi mais pronunciada em gestantes de risco.

Fazer agachamentos durante a gravidez não é apenas benéfico, mas recomendado. Este é um exercício que fortalece as pernas e glúteos.

Isso não significa que eles podem ser feitos indiscriminadamente em todos os momentos. Certas precauções devem ser consideradas e, em gestações de alto risco, o médico indicará se isso é possível.

Exercitar-se durante a gravidez

Manter-se ativo pode deixar seus músculos mais tonificados. Além disso, fortalece os sistemas respiratório e cardiovascular, deixando a mãe menos cansada.

Da mesma forma, a atividade física fornece força e energia para o parto. Também pode reduzir a probabilidade de desenvolver pré-eclâmpsia e reduzir vários desconfortos, como dores nas costas.

Como se isso não bastasse, o exercício também ajuda a prevenir o ganho excessivo de peso e promove o bom humor. O agachamento em particular é um exercício muito completo que oferece todos os benefícios acima.

Benefícios de fazer agachamentos na gravidez

Na maioria dos casos, faça mais agachamentos do que o recomendado durante a gravidez. Se realizado corretamente, não envolve nenhum risco, a menos que seja contraindicado por um médico.

Os benefícios que eles oferecem são muitos:

  • Permitem melhorar a postura: O fortalecimento dos glúteos e das pernas pode ajudar a combater a má postura, pois também melhora a estabilidade pélvica.
  • Melhoram o funcionamento do assoalho pélvico: Os quadris reforçados exercem tração no sacro e reposicionam a pelve. O resultado é um assoalho pélvico mais forte que previne complicações como prolapso e incontinência urinária.
  • Eles permitem que você trabalhe vários músculos ao mesmo tempo: Fazer agachamentos durante a gravidez pode fortalecer seus quadríceps, abdutores e glúteos ao mesmo tempo. Também afeta o movimento da panturrilha e dos isquiotibiais.
  • Eles ajudam a evitar dores nas costas: isso é muito comum no terceiro trimestre.
  • Favorecem o trabalho de parto: Os exercícios realizados na pelve conferem força e flexibilidade a essa área, o que é positivo durante o trabalho de parto.
Mulher faz agachamento na gravidez.
O agachamento pode ser feito com segurança se os passos adequados forem seguidos e não houver contraindicações médicas.

Como fazer agachamentos na gravidez com segurança?

Claro que fazer agachamentos durante a gravidez é muito positivo, mas é importante lembrar que o exercício deve ser feito corretamente para não causar problemas. A melhor maneira é usar cada fase da gravidez como referência.

Primeiro trimestre

Embora o primeiro trimestre da gravidez seja obviamente a fase mais livre, a verdade é que também é a fase mais delicada da gravidez. É por isso que você precisa ter cuidado ao fazer agachamentos.

As dicas para fazer agachamentos na gravidez durante essa fase são as seguintes:

  • Abra as pernas apenas até que correspondam à largura dos quadris;
  • Seus quadris devem estar paralelos ao chão, então é melhor mover as costas levemente para trás, como se estivesse sentada em uma cadeira;
  • Os movimentos devem ser suaves;
  • Execute apenas 3 séries de 15 repetições;
  • Se houver algum desconforto, interrompa imediatamente;

Segundo trimestre

O agachamento durante a gravidez é um exercício que você deve mudar durante o segundo trimestre. Durante esta fase, o corpo começa a secretar o hormônio relaxina, o que torna o corpo mais flexível.

O mais aconselhável é o seguinte:

  • As pernas devem ser separadas um pouco além da linha dos ombros;
  • Os dedos dos pés devem apontar para dentro;
  • Ao ficar de cócoras, as suas costas devem estar retas e seus músculos não devem estar tensos;
  • O peso deve ser apoiado nos calcanhares;
  • Os joelhos devem estar levemente dobrados;
  • Ao retornar à posição inicial, os glúteos devem se contrair;
  • Faça 3 séries de 15 repetições;

Terceiro trimestre

Agachar é um pouco difícil no terceiro trimestre. O corpo não está mais tão equilibrado quanto antes e os movimentos são restritos.

É melhor ter um ponto de apoio, que pode ser uma parede. O objetivo é apoiar as costas e a cabeça contra a parede, agachar e manter essa posição por 30 segundos. Então levante-se e repita.

Esse exercício também pode ser feito com uma cadeira:

  1. Encoste a cadeira na parede ou use uma cadeira que não se mova;
  2. Incline-se até sentir suas nádegas roçarem a cadeira e fique assim por alguns segundos;
  3. Faça 3 séries de 10 repetições;
Exercício para dor nas costas na gravidez.
A dor lombar na gravidez é comum, por isso é aconselhável manter a atividade física para preveni-la.

Outras dicas e recomendações

Se a gravidez está progredindo normalmente, fazer agachamentos durante a gravidez não deve ser um problema. No entanto, é muito importante fazê-lo da maneira certa e não exagerar.

Existem algumas recomendações que vale a pena ter em conta:

  • Você deve sempre estar acompanhada. Não é bom fazê-los sozinha;
  • Mantenha as costas o máximo possível eretas, olhando para a frente. Ao abaixar o quadril, não se deve perder o alinhamento;
  • As solas dos pés devem ser apoiadas muito firmemente contra o chão;
  • O indicado é inspirar ao descer e expirar ao subir. Não se deve apresentar falta de ar. Se você está cansado, é melhor fazer uma pausa;
  • Se houver algum desconforto, o indicado é parar;

Fazer agachamentos durante a gravidez pode tornar a gravidez mais confortável. Não só fortalece a pélvis e o abdômen, mas também é uma excelente maneira de aliviar a tensão nas costas.

De fato, é muito conveniente continuar este exercício após o parto, pois promove a recuperação do corpo.

Confira: Saiba quais alimentos as grávidas devem evitar a todo custo! Cuidado!