Alecrim e melissa; juntos combatem a ansiedade e a insônia. Os chás naturais são sempre uma ótima opção para melhorar sua saúde. Eles ajudam o corpo a funcionar corretamente, proporcionando saúde e bem-estar. Bem como a prevenção e tratamento de doenças de formas alternativas e naturais.
Por exemplo, as plantas de alecrim e melissa são um bom exemplo, pois ambas as plantas demonstraram controlar a ansiedade, a depressão e as compulsões alimentares. Além disso, eles relaxam os músculos, têm um efeito calmante e, o mais importante, combatem a insônia.
Veja também: Como dar volume ao cabelo: 7 dicas infalíveis
O consumo regular de infusões de alecrim e melissa não apenas melhora a saúde, mas também ajuda no controle do estresse.
Benefícios do chá de alecrim e melissa
Tanto o alecrim quanto a erva-cidreira têm propriedades calmantes. Por exemplo, a melissa, também conhecida como capim-limão, erva-cidreira, é conhecida por melhorar a digestão, controlar os sintomas de ansiedade e combater a insônia, entre outros benefícios.
Dito isto, as folhas de erva-cidreira são ótimas para tratar distúrbios digestivos e ansiedade. Eles também agem como sedativos naturais.
Além do chá, a melissa pode ser consumida como suplemento ou extrato, ou aplicada na pele na forma de bálsamos e loções. Este óleo essencial também é popular na aromaterapia como remédio natural para estresse, depressão, dores de cabeça nervosas e insônia.
A planta melissa tem sido usada medicinalmente desde o século XIV. As freiras carmelitas faziam uma infusão alcoólica que depois era usada como tintura para vários tratamentos.
Na verdade, essa infusão era conhecida como água carmelita. Seus benefícios para a saúde são extraordinários. Conhecida por aliviar o estresse e a ansiedade, a erva-cidreira contém um composto chamado ácido rosmarínico, que parece ter poderosas propriedades antioxidantes e antimicrobianas.
Por causa disso, também é usado para tratar uma variedade de doenças, incluindo insônia, herpes labial, colesterol alto, herpes genital, azia e indigestão.
Alecrim
Dito isto, o alecrim trata uma variedade de doenças e até ajuda a prevenir o câncer, mas se usado incorretamente, pode ter efeitos colaterais. Por exemplo, o chá de alecrim contém propriedades que produzem inúmeros benefícios para o corpo.
Ajuda a melhorar a digestão e a função cognitiva, prevenir o câncer e tratar problemas de pele. Além disso, reduz a inflamação e a dor a ela associada, promovendo a saúde. Além disso, ele ajuda a reduzir a ansiedade, a função hepática e a saúde capilar.
No entanto, o uso excessivo pode produzir alguns efeitos colaterais, como vômitos, náuseas e cólicas. O útero ainda pode estar se contraindo, por isso não é seguro usá-lo durante a gravidez. Simplificando, beber chá não deve ser excessivo, por exemplo, uma xícara por dia é suficiente.
Outros benefícios importantes são suas propriedades expectorantes, antissépticas, estimulantes, diuréticas, descongestionantes e relaxantes.
Finalmente, melhora a circulação sanguínea devido às suas propriedades anticoagulantes. Melhora a digestão devido às suas propriedades anti-inflamatórias e também melhora a função intestinal, evitando cólicas e prisão de ventre.
Veja também: Confira 9 alimentos calmantes que promovem uma boa noite de sono
Alecrim e melissa
Recomenda-se tomar o chá apenas uma vez ao dia, sempre no final do dia. Pesquisas indicam que beber chá no final do dia pode ajudar a liberar o estresse e melhorar o sono.
Também ajuda a relaxar os músculos, promovendo uma intensa sensação de bem-estar. No entanto, como mencionado anteriormente, grávidas ou lactantes não devem beber chá em hipótese alguma.
Além disso, a dose diária de chá não deve exceder 1 xícara por dia. Comecei a tomar agora e sinto que não há muita diferença, e o efeito pode ser visto no quinto dia consecutivo.
Ingredientes
- 500 ml de água;
- 1 colher de sopa de melissa;
- 1 colher de sopa de alecrim;
Modo de preparo
Primeiro, leve a água para ferver. Em seguida, desligue o fogo e adicione as ervas. Cubra e abafe e deixe de molho por oito a dez minutos. Em seguida, filtre e sirva. Quente ou gelado, como preferir. No entanto, se você estiver tomando na hora de dormir, é melhor tomá-lo morno, pois os efeitos relaxantes são imediatos.
Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.
Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!