Pular para o conteúdo

Algaroba e seus benefícios a saúde

A algaroba produz frutos ricos em proteínas, fibras, minerais, carboidratos e açúcares,que pode ser usada para tratar diabetes,hemorroidas,doenças digestivas além de problemas cardíacos e inflamatórios.

Propriedades e usos da algaroba

Quase todas as partes do arbusto de algaroba podem ser usadas para finalidades diferentes. Seus frutos (vagens) são utilizados no preparo de farinha rica em proteínas e pobre em glúten, muito indicada para quem sofre de doença celíaca.

Por sua vez, sua resina é utilizada como borracha e adoçante natural. Além disso, a madeira também é usada para fazer móveis e pisos.

Madeira indeformável é usada como lenha para bacon. Algumas pessoas preferem por causa de seu aroma forte e sabor levemente apimentado. Quais são suas propriedades nutricionais? Concentramo-nos nos nutrientes do feijão, que normalmente são usados ​​na alimentação.

Saúde digestiva

O pó feito de vagens da leguminosa é rico em fibras. De acordo com publicações em revistas de alimentos, até 29,6% de seus ingredientes são fibras alimentares. Portanto, comê-lo ajuda a melhorar a função intestinal e regular a atividade da microbiota.

Conforme afirmado em um artigo do National Center for Biotechnology Information, a fibra pode prevenir a formação de hemorroidas, reduzir o risco de câncer colorretal e prevenir complicações relacionadas à constipação.

Devido ao seu teor de fibras, a farinha de leguminosas ajuda a cuidar da saúde do sistema digestivo.

Saúde cardiovascular

Por seu teor de fibras, ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes, a farinha da leguminosa é considerada uma aliada para a saúde cardiovascular.

Na verdade, um estudo em animais compartilhado no African Journal of Cardiology determinou que uma das leguminosas (Prosopis geardulosa) tem propriedades cardioprotetoras e anti-hipertensivas.

Claro, deve ser lembrado que este não é um medicamento para doenças cardíacas. Quando você insere uma dieta saudável e balanceada, você pode obter seus benefícios. Além disso, mais pesquisas são necessárias para confirmar essas características dos humanos.

Massa muscular

Como seu teor de proteína chega a 17%, as vagens de leguminosas podem ser usadas como suplemento nutricional para aumentar a massa muscular e proteger os músculos.

Embora não seja tão completo quanto a proteína de origem animal, pode trazer benefícios. Além disso, é uma boa alternativa às dietas vegetarianas e veganas.

Outros benefícios possíveis da algaroba

A pesquisa sobre algaroba ainda é limitada. No entanto, tanto a farinha quanto o resto da árvore compartilham propriedades diferentes. Em particular, outros recursos são:

  • Possui atividade antidiabética. Não é um medicamento para diabetes, mas seu baixo índice glicêmico contribui para a prevenção da doença. Também é usado como adoçante no lugar da sacarose.
  • Ajuda a combater os radicais livres. Entre as muitas características da algaroba está sua alta concentração de antioxidantes, como os polifenóis. Conforme resumido pela revisão Frontiers in Nutrition, eles inibem os efeitos negativos dos radicais livres, o que por sua vez previne a ocorrência de doenças crônicas.
  • Possui efeitos anti-inflamatórios. Um estudo compartilhado pelo International Food Research Center determinou que o pó de leguminosa ajuda a inibir o mediador COX 2 pró-inflamatório no ambiente de laboratório. Portanto, acredita-se que possa ajudar no combate a doenças inflamatórias. Mesmo assim, esse é um imóvel que ainda está em discussão e gerando polêmica. Mais pesquisas são necessárias.
Proteínas, antioxidantes, fibras e minerais são nutrientes concentrados das leguminosas.

Importância ecológica da algaroba

Ao contrário de outras espécies de árvores, os arbustos de algaroba requerem muito pouca manutenção e muito pouca água. Além disso, seus grãos e flores são atraentes para a vida selvagem. Esta árvore é o local de nidificação preferido de pássaros como os beija-flores.

O que devemos lembrar sobre a algaroba?

As árvores  são notáveis ​​por suas interessantes propriedades medicinais e culinárias. Todos os seus componentes são usados ​​para benefício humano.

Embora sua resina seja um adoçante natural, sua farinha é um alimento nutritivo. Além disso, a madeira também é usada para fazer móveis e bacon. Você já conhece esta árvore?