Alimentos Ricos em Carboidratos

Alimentos Ricos em Carboidratos

Os carboidratos são substâncias encontradas principalmente em alimentos vegetais.

Eles fornecem a maior parte da energia necessária para manter uma pessoa ativa e, acima de tudo, fornecem ao cérebro energia suficiente para funcionar.

Mas isso não é tão essencial com alimentos ricos em fibras que também contêm carboidratos.

Embora as dietas com baixo teor de carboidratos sejam benéficas para algumas pessoas, isso não significa que todos os alimentos ricos em carboidratos sejam “ruins”.

Carboidrato simples e complexo

Podemos dividir os carboidratos em duas categorias principais.

Carboidratos simples: os ruins

Os carboidratos simples são carboidratos açucarados, o que significa que podem fornecer uma explosão rápida de energia, mas também são digeridos rapidamente.

Os carboidratos simples são encontrados em doces, alguns refrigerantes, sucos de frutas e xarope de milho, laticínios, bem como grãos e grãos, pão branco e a maioria dos produtos assados.

Portanto, esse tipo de carboidrato deve ser excluído da dieta alimentar.

Carboidratos complexos: os bons

Por exemplo, carboidratos complexos naturais, ou seja, carboidratos de alta qualidade, são ricos em vitaminas essenciais, minerais, antioxidantes, fibras e fitonutrientes.

Esses carboidratos são encontrados em frutas, vegetais, abóboras, sementes e feijão. Em outras palavras, eles são responsáveis ​​por fornecer combustível para o corpo.

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Quinoa – carboidrato bom

Quinoa é uma semente nutritiva muito popular em comunidades de saúde natural.

É classificado como um pseudo-cereal, ou seja, sementes que são preparadas e comidas como grãos.

A quinoa cozida contém 21,3% de carboidratos, o que a torna um alimento rico em carboidratos. No entanto, também é uma boa fonte de proteínas e fibras.

A quinoa é rica em muitos minerais e compostos vegetais. Por isso, está relacionado a benefícios para a saúde, como melhor controle da glicemia.

Mais importante, não contém glúten, o que o torna uma alternativa popular ao trigo em uma dieta sem glúten.

A quinoa também é rica em fibras e proteínas. Portanto, é um excelente complemento para uma dieta eficaz para emagrecer.

Bananas – carboidrato bom

A banana é uma das frutas mais populares do mundo. Eles são compostos por cerca de 23% de carboidratos e existem na forma de amido ou açúcar.

As bananas verdes imaturas têm um teor mais alto de amido. À medida que as bananas amadurecem, o amido é convertido em açúcares naturais.

As bananas são uma boa escolha para alimentos ricos em carboidratos de alta qualidade

Rica em potássio, vitamina B6 e vitamina C, eles também contêm muitos compostos vegetais benéficos.

Devido ao seu conteúdo de potássio, a banana pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração.

Finalmente, as bananas verdes também contêm uma quantidade considerável de amido resistente e pectina. Ambos apoiam um sistema digestivo saudável e alimentam bactérias amigáveis ​​nos intestinos.

Batata-doce

A batata-doce é rica em nutrientes. Uma batata-doce cozida contém cerca de 18% a 21% de carboidratos. Este conteúdo de carboidratos consiste em amido, açúcar e fibra.

Por exemplo, a batata-doce é rica em vitamina A (do β-caroteno), vitamina C e potássio.

Finalmente, eles são ricos em antioxidantes, o que pode ajudar a reduzir o risco de danos oxidativos e de várias doenças.

Beterrabas

A beterraba crua e cozida contém aproximadamente 8% a 10% de carboidratos, bem como açúcar e compostos de fibras.

Por exemplo, elas são ricas em vitaminas, minerais, antioxidantes poderosos e compostos vegetais.

A beterraba também é rica em nitratos inorgânicos, que podem ser convertidos em óxido nítrico no corpo.

O óxido nítrico ajuda a baixar a pressão arterial e pode reduzir o risco de várias doenças.

No entanto, devido ao seu alto teor de açúcar, é necessária uma quantidade adequada.

Feijão

O feijão cozido contém 22,8% de carboidratos na forma de amido e fibra. Eles também são ricos em proteínas.

O feijão é rico em muitas vitaminas, minerais e compostos vegetais, e também contém grandes quantidades de antioxidantes, como antocianinas e isoflavonas.

Eles podem ter muitos benefícios para a saúde, como melhor controle do açúcar no sangue e redução do risco de câncer de cólon.

Laranjas – carboidrato bom

A laranja é uma das frutas mais populares do mundo. Eles são compostos principalmente de água e contêm 11,8% de carboidratos. Além disso, as laranjas também são uma boa fonte de fibra.

As laranjas são ricas em vitamina C, potássio e algumas vitaminas B. Elas também contêm ácido cítrico, bem como alguns compostos vegetais muito poderosos e antioxidantes.

As laranjas podem melhorar a saúde do coração e prevenir a formação de cálculos renais, além de aumentar a absorção do ferro dos alimentos, reduzindo o risco de anemia.

Grão de bico

O grão-de-bico, também conhecido como grão-de-bico, também faz parte da família das leguminosas.

O grão-de-bico cozido contém 27,4% de carboidratos, dos quais 8% são fibras, além de ser uma boa fonte de proteína vegetal.

O grão de bico contém muitas vitaminas e minerais, incluindo ferro, fósforo e vitaminas B.

Comer grão de bico pode melhorar a saúde do coração e do sistema digestivo e ajudar a prevenir o câncer.

As escolhas alimentares são essenciais para manter uma dieta equilibrada sem comprometer a saúde.

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