A ciática faz referência a uma dor que se estende ao longo do nervo ciático, atravessando a parte inferior das costas, dos glúteos, até chegar a cada perna.
Os sintomas se originam quando, devido a uma hérnia de disco, deformação ou lesão, comprime-se ou irrita uma parte do nervo.
Produto disso se desencadeia uma reação inflamatória que, frequentemente, vem acompanhada de dor, adormecimento e dificuldades de movimento da perna afetada.
Apesar de a doença possuir diferentes graus de intensidade, transformou-se em uma das principais causas de baixa no trabalho dentre a população de idade mediana.
É por isso que, além dos tratamentos convencionais, recomendam-se alguns remédios terapêuticos de origem natural que ajudam a controlá-la.
Nesta oportunidade queremos repassar alguns dados relevantes da doença e 5 soluções caseiras para acelerar sua recuperação.
Causas da ciática
A dor do nervo ciático, conhecida popularmente como ciática, se produz pela compressão e inflamação que acarretam as hérnias de disco na coluna vertebral ou os crescimentos ósseos excessivos nas vértebras
Muitas vezes é o resultado de um esforço mal feito, uma lesão ou a deterioração causada por doenças como a diabetes.
Fatores de risco
- Sobrepeso e obesidade
- Pegar coisas muito pesadas
- Mudanças da coluna vertebral pela idade
- Manter um estilo de vida sedentário
- Permanecer sentado por muito tempo
Sintomas da ciática
Uma sensação de sensibilidade e dor ao longo do recorrido do nervo ciático é o sintoma principal deste problema de saúde.
Em geral, pode-se perceber outros como:
- Dor constante no glúteo ou em uma das pernas (raramente ocorre nas duas pernas)
- Dor que se intensifica ao sentar
- Queimação ou formigamento que baixa pela perna
- Fraqueza, adormecimento ou dificuldade para mover a perna
- Dor pulsátil que dificulta ficar de pé ou caminhar
Remédios naturais para o tratamento da ciática
O tratamento da ciática costuma ser feito com medicamentos anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Porém, de forma complementar, também há remédios caseiros que ajudam a conseguir uma sensação de alívio.
1. Cebola
Ainda que não tenha o cheiro mais agradável, os compostos anti-inflamatórios e relaxantes da cebola podem ajudar a reduzir a irritação do nervo ciático.
Como usá-la?
- Corte uma cebola pela metade e, usando a parte interna de uma das metades, faça uma massagem por meio de movimentos circulares suaves, durante 10 minutos.
- Repita a operação 2 vezes por dia, até sentir alívio.
2. Folhas de couve
As propriedades terapêuticas das folhas de couve podem ser usadas como calmante natural para os sintomas da ciática.
Como usá-las?
- Esquente várias folhas de couve e aplique-as sobre as regiões doloridas.
- Faça o tratamento durante 10 minutos e, se considerar necessário, repita 2 vezes por dia.
3. Óleo de gengibre
O óleo de gengibre tem um composto ativo conhecido como gingerol que, além de agir como anti-inflamatório, produz uma sensação de calor que ajuda a diminuir a dor.
Como usar?
- Coloque um pouco de óleo de gengibre nas palmas das mãos e esfregue, por meio de massagens suaves, sobre as regiões afetadas pela ciática.
- Faça a terapia durante 8 ou 10 minutos e descanse.
- Repita todos os dias até curar a dor.
4. Alho
O alho contém princípios ativos que ajudam a melhorar a circulação do sangue para facilitar o processo de recuperação da dor causada pela lesão do nervo ciático.
Como usá-lo?
- Ingira um dente de alho em jejum e repita seu consumo antes de deitar.
5. Óleo de calêndula
Popular por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o óleo de calêndula é um produto medicinal de uso externo que ajuda a promover o alívio de vários tipos de doenças.
Seu uso por meio de massagens melhora a circulação das regiões afetadas e, graças a isso, reduz a inflamação e as dificuldades de movimento.
Como usá-lo?
- Coloque um pouco de óleo de calêndula ao longo da região do nervo ciático, onde sente dor, e execute uma massagem suave durante 10 ou 15 minutos.
- Evite massagear de forma brusca para não piorar a condição.
- Repita o remédio 2 vezes ao dia.
Você se queixa dessa doença? Tenha em conta que, além de provar estes remédios, deve evitar as atividades de alto impacto físico e todo tipo de hábitos que possam piorar a inflamação.
Procure o acompanhamento de um médico profissional para conhecer outros tipos de terapias.