×

Amaranto 3 receitas que você precisa experimentar

Amaranto

Amaranto 3 receitas que você precisa experimentar

O amaranto é um cereal sem glúten, rico em proteínas, fibras e vitaminas que também podem ajudar a reduzir o colesterol, e é rico em cálcio e zinco que ajudam o corpo a aumentar a eficiência e o volume da regeneração do tecido muscular e ajudam a manter a massa óssea.

Você está procurando receitas com amaranto? É um produto semelhante à quinua que foi recentemente introduzido na dieta alimentar. É um pseudo-cereal que tem muitas propriedades positivas para a saúde.

Sua densidade nutricional é alta e o processo de refino é inferior ao do trigo e de muitos outros grãos tradicionais. Além disso, não acumula glúten em seu interior.

Em primeiro lugar, lembre-se de que garantir uma dieta diversificada é essencial. Quanto mais alimentos ingeridos, menor é o risco de fornecimento ineficiente de nutrientes essenciais, o que pode colocar em risco a saúde a médio e longo prazo.

Benefícios do amaranto

Antes de entrar nas principais receitas de amaranto, primeiro entenda os principais benefícios do consumo regular de amaranto.

Ajuda a prevenir problemas digestivos

O amaranto é uma fonte de fibra que pode melhorar o trânsito intestinal porque aumenta o volume das fezes.

Desta forma, a evacuação será mais regular, além disso, a própria fibra pode ser fermentada no trato digestivo para se tornar um substrato energético para as bactérias que compõem a microbiota.

Pesquisa publicada no International Journal of Food Science and Nutrition mostra que o consumo regular de fibras ajuda a reduzir o risco de câncer de cólon.

Em qualquer caso, também é necessário garantir um fornecimento contínuo de antioxidantes através da dieta.

A fibra também ajuda a aumentar a saciedade. Isso é decisivo no contexto de uma dieta hipocalórica para perder peso, porque o apetite excessivo pode afetar negativamente a adesão e levar ao fracasso.

Melhora a qualidade do sono

Vale ressaltar que o amaranto contém mais proteína do que os grãos tradicionais. A adição deles na dieta ajudará a prevenir essas deficiências de nutrientes.

É a fonte do triptofano, que é um aminoácido essencial e a chave para garantir a síntese da serotonina e da melatonina, que regulam o relógio biológico do corpo.

Na verdade, conforme afirmado em um estudo publicado na revista Food Science and Nutrition Review, manter uma ingestão regular ideal de triptofano está associada a uma melhor qualidade do sono.

Portanto, a incidência de muitas doenças mentais relacionadas ao mau descanso (como depressão ou ansiedade) também diminuirá.

Previne problemas ósseos

Dentre os minerais, destaca-se o teor de cálcio do amaranto, elemento que faz parte da estrutura óssea humana. A sua ingestão é essencial para prevenir alterações ósseas (como a osteoporose) que podem prejudicar a saúde a médio prazo.

Agora, para que o cálcio da dieta seja devidamente absorvido e fixado no tecido ósseo, a chave é manter o nível de vitamina D no corpo em um nível suficiente, conforme explicado pela pesquisa publicada no International Journal of Biomedical Research, a melhor maneira É garantir a exposição regular ao sol para estimular a síntese das vitaminas endógenas.

Receitas deliciosas com amaranto

Receitas de amaranto

Créditos da imagem Pexels

A seguir, mostraremos a você uma série de preparações com amaranto como ingrediente principal, você pode introduzi-las em sua dieta diária para melhorar o aporte de nutrientes e prevenir possíveis carências. Todos estes são considerados saudáveis ​​e não contêm aditivos que possam afetar a fisiologia do corpo.

Amaranto cozido

Prepare amaranto como acompanhamento, da mesma forma que o arroz. É um alimento com um sabor especial, semelhante à quinoa, por isso pode ser consumido com quase todas as carnes ou peixes.

Ingredientes

  • 150 gramas de amaranto.
  • 2 dentes de alho.
  • 1 litro de água.
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem.

Passo a passo

  1. Lave bem o amaranto com água fria para que não fique amargo. O melhor é passar num passador debaixo da torneira mexendo bem com as mãos para que o líquido penetre por todo o grão.
  2. Em seguida, ferva a água com o azeite e o alho fatiado.
  3. No momento em que quebrar a fervura, acrescente as sementes de amaranto.
  4. Reduza o fogo e cozinhe tudo por cerca de 20 minutos ou até ficar macio o suficiente. Portanto, basta apagar o fogo. Deixe a preparação por mais 5 minutos.
  5. Por fim, retire o excesso de água. Durante este processo, o grão vai inchar significativamente.
  6. Coe e sirva como acompanhamento, sozinho ou com vegetais. Também é possível usar este alimento para preparar saladas. É bom mantê-lo na geladeira.

Mingau de amaranto

O mingau de amaranto é uma excelente escolha para bebês e crianças pequenas. Graças a ela, o fornecimento de carboidratos complexos, energia e minerais está garantido. É muito fácil de preparar e tem um sabor excelente, por isso as crianças aceitam-no bem.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de amaranto de grãos inteiros secos.
  • 1 xícara de água.

Preparo

  1. Deixe o amaranto de molho por 8-12 horas em temperatura ambiente, isso vai melhorar a consistência do mingau.Quando o tempo acabar, escorra o feijão em uma peneira de malha fina e retire o excesso de água.
  2. Para cozinhar, use água mineral fresca.
  3. Coloque o amaranto e um copo d’água em uma panela de pressão e cozinhe por 5 minutos em fogo alto.
  4. Depois de um tempo, desligue o fogo e deixe descansar por mais 10 minutos. É necessário deixar escapar o vapor restante e descobrir a panela.
  5. Mexa bem e o mingau está pronto para comer. Pode ser misturado com qualquer outro líquido para aumentar sua consistência ou comido como está.

Pudim de amaranto e chia

Misturar amaranto com sementes de chia é uma ideia brilhante para garantir o fornecimento de nutrientes essenciais da mais alta qualidade.

É uma receita recomendada em qualquer fase da vida, fácil de preparar e fácil de comer. Pode até ser usado como lanche entre as refeições principais.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de amaranto.
  • 1/4 colher de chá de canela em pó.
  • Uma xícara de leite.
  • 1/4 colher de chá de noz-moscada.
  • 1/2 colher de chá de pó de cardamomo.
  • Um pedacinho de gengibre fresco.
  • 1/4 xícara de passas.
  • 1/4 xícara de damasco seco picado.
  • Uma xícara de leite de amêndoas.
  • 1 colher de sopa de pó de chia.
  • 3 colheres de sopa de flocos de coco desidratado.
  • Mel a gosto
  • 1/2 xícara de mirtilos

Modo de preparo

  1. Coloque os primeiros 8 ingredientes em uma panela pequena e aqueça-os em fogo médio. O ideal é fervê-los por 30 minutos a partir do momento em que começarem a ferver, mas sempre em potência baixa. Se necessário, é melhor adicionar mais água antes. O tempo acabou.
  2. Depois que a etapa anterior for concluída, adicione o leite de amêndoa e o pó de semente de chia e misture tudo.
  3. Por cima, acrescente flocos de coco e mel a gosto, para misturar tudo bem, basta aguardar uns 10 minutos até que as sementes de chia sejam absorvidas do líquido e misture novamente.
  4. Para finalizar a apresentação, acrescente os mirtilos.

Prepare estas receitas com amaranto

Como você pode ver, o amaranto é um alimento com vários benefícios para a saúde e pode ser incluído em muitas receitas. É fácil fazer pratos com este pseudo-grão como ingrediente principal.

Além disso, agora pode ser encontrado em quase todos os principais mercados, o que o torna um produto muito fácil para todos os consumidores.

Finalmente, lembre-se de que uma boa nutrição deve ser combinada com outros hábitos de vida saudáveis ​​para promover uma boa saúde.

Praticar exercícios todos os dias e dormir pelo menos 7 ou 8 horas por noite é fundamental, pois o corpo se recupera nesse período para garantir o equilíbrio hormonal.

Veja Mais:[web_stories title=”true” excerpt=”false” author=”false” date=”false” archive_link=”true” archive_link_label=”” circle_size=”150″ sharp_corners=”false” image_alignment=”left” number_of_columns=”1″ number_of_stories=”5″ order=”DESC” orderby=”post_title” view=”circles” /]