×

Aprenda a cuidar da sua pele no verão

cuidar da sua pele no verão

Aprenda a cuidar da sua pele no verão

O verão é a estação mais nociva para a nossa pele, o que não é novidade para ninguém. Os brasileiros amam a temporada, o fim do ano é praia, natação e muito sol, mas toda essa diversão pode se tornar um verdadeiro pesadelo sem os
cuidados adequados.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é  mais constante no Brasil, correspondendo a 30% dos que são tumores malignos registrado anualmente. “O sol, através dos raios ultravioletas, leva a uma alteração no DNA celular, desencadeando o câncer, que chamamos de neoplasia”, diz O dermatologista José Roberto Fraga Filho da Dermagynus.

O calor também desidrata a pele, deixando-a cada vez mais seca promove eczema e infecções. Segundo o Dr. Fraga, além das questões genéticas, exposição prolongada e múltipla ao sol e, claro, sem proteção adequada ainda é o principal fator que leva ao câncer de pele.

Os métodos de tratamento variam de acordo com o estágio e tipo de câncer, variando de Cauterização, aplicação de ácido, cirurgia de nitrogênio líquido, etc. freqüentemente. Além disso, devemos sempre prestar atenção às manchas no corpo:

“Existe uma regra para suspeitarmos da pinta, que é a regra do ABCDE:
A- Assimetria
B- Bordas irregulares
C- Cores diferentes na mesma pinta
D- Diâmetro da pinta maior que 0,6 cm
E- Evolução, se a pinta está crescendo ou não”, ensina o especialista.

Dicas para cuidar das da pele negra no verão

Muitas pessoas acham que a pele negra não precisa de cuidados no verão. Porém, mesmo com mais melanina, essa pele precisa de cuidados especiais.

Pode ser porque o tom de pele mais escuro é mais escuro.Muitas pessoas pensam que o sol tem um efeito mais forte no verão e não há necessidade de se protegerem.

Isto é um erro. A pele escura precisa de tantos cuidados quanto a pele clara. Principalmente no verão, esses cuidados devem ser específicos e reforçados! Aprenda a cuidar da pele negra.

Dicas de cuidados com a pele negra no verão

Protetor solar acima de 30

Os tipos de pele mais escura precisam de tanta proteção solar quanto a pele mais clara. Mais importante ainda, se você não cuidar de si mesmo, a pele escura pode não sofrer danos e queimaduras e, portanto, os danos por não estar protegido do sol podem ser graves.

Por isso, as pessoas com pele negra devem optar por um filtro solar com proteção mínima de FPS 30 – principalmente no rosto.

Porém, como indicam todos os tons de pele, se sua meta é se bronzear ao sol, faça-o a cada três ou quatro dias para reduzir a proteção solar – até atingir FPS 15, mas nunca abaixo desse valor!

Toque seco para a pele negra

A pele negra costuma ser oleosa. Por isso, na hora de escolher um protetor solar para o rosto ou cremes hidratantes, dê preferência sempre aos produtos secos e sem oleosidade.

A pele tende a ser oleosa, principalmente no verão e no sol quente. Por isso, evite produtos que deixem seu rosto ainda mais oleoso. Boas dicas são filtro solar e cremes hidratantes em forma de gel.

Esfoliar a pele negra 

Como mencionado anteriormente, a pele escura tende a ser mais oleosa do que a branca, e a oleosidade aumenta no verão.

Portanto, vale a pena fazer sua própria esfoliação uma vez por semana ou a cada dez dias. Além de renovar as células, a esfoliação também ajuda a controlar a oleosidade. Uma boa opção caseira para a esfoliação de verão é a receita que não utiliza limão. Isso porque o suco geralmente mancha a pele facilmente ao entrar em contato com o sol.

Dê um tempo nos tratamentos químicos

Se tratada com produtos químicos no verão, a pele escura fica mais sujeita a manchas. Por exemplo: o tratamento com ácido, mesmo laser, luz pulsada, etc. causará manchas esbranquiçadas ou escuras. Portanto, após a estação quente, faça uma pausa e retorne aos tratamentos mais profundos.

Para evitar problemas no futuro, o cuidado é simples. Além de usar protetor solar Todos os dias, mesmo em dias nublados e frios, a melhor forma ainda é evitar Expor-se ao sol quando a intensidade de UV estiver em seu máximo, ou Ou seja, das 10h às 16h.

Publicar comentário