Pular para o conteúdo

Auxílio-doença: Trabalhadores com ansiedade podem solicitar benefícios

Como o nome sugere, o auxílio-doença é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por invalidez. A homologação será concedida quando se demonstre no exame médico que o trabalhador está temporariamente impedido de trabalhar por motivo de doença ou acidente. A ansiedade entra na lista de causas.

No entanto, assim como em outras doenças, o auxílio-doença solicitado por ansiedade deve atender às exigências do INSS. A doença afetou mais trabalhadores durante o distanciamento social causado pela pandemia de COVID-19.

INSS auxílio doença

Auxílio-doença por ansiedade

Um benefício por incapacidade temporária é uma assistência prestada a um empregado por um período de tempo durante o qual a condição afeta o desempenho no trabalho. Ao contrário da aposentadoria por invalidez, os benefícios de doença são temporários.

A ansiedade entra na lista de doenças que podem solicitar benefícios justamente pela forma como afeta a forma como a sociedade vive e trabalha. A pessoa tende a ficar mais nervosa e até constantemente com medo.

Os sintomas de ansiedade incluem insônia, pernas inquietas, aperto no peito, dor e aperto e sudorese excessiva. Em alguns casos, os pacientes até relataram sentir náuseas e vômitos.

Assim, quando o trabalhador se ausentar do trabalho por motivo de doença, poderá ter direito a prestações desde que se afaste do trabalho por mais de 15 dias. Entre os requisitos, foi posto que é preciso ter pelo menos 12 contribuições mensais ao INSS.

Os trabalhadores passam por exames médicos, devem apresentar laudos e orientações para confirmação de doença e impossibilidade de continuidade de suas atividades por um período de tempo.

Para solicitar o benefício, é só acessar o site ou aplicativo “Meu INSS”.

Na aba “Serviços” entre em “Benefícios” e procure pela opção “Agendamento/Solicitações”. Faça um novo requerimento por benefício por incapacidade, então vá em auxílio-doença com documento médico. Depois de preencher o formulário, a pessoa deve anexar os documentos que comprovem a necessidade do pedido.

Então é só agendar a perícia médica.

O pedido também pode ser feito pelo telefone 135.

confira também: Fibromialgia da direito a aposentadoria pelo INSS?