Óleo de amendoas é um óleo vegetal extraído da amêndoa. A amêndoa normalmente se refere ao fruto da árvore amendoeira (Prunus dulcis).
As amêndoas são um alimento satisfatório com muitos benefícios potenciais à saúde e o óleo de amêndoa não é diferente.
Por isso, fiz esse artigo sobre o óleo de amêndoa para mostrar como você pode beneficiar sua saúde e como pode ser usado como um tratamento de beleza não tóxico e multiuso.
O que é óleo de amêndoa?
As amêndoas são muito ricas em gordura e por isso, são uma fonte perfeita de óleo.
Enquanto as amêndoas doces são a variedade tipicamente consumida e usada para fazer alimentos, óleos e cosméticos.
Acredita-se que as amêndoas amargas têm propriedades medicinais, embora possam ser tóxicas se não forem processadas adequadamente.
Embora o óleo não seja tão rico em nutrientes quanto as amêndoas inteiras, ele possui benefícios nutricionais.
O óleo de amêndoa é uma excelente fonte de vitamina E e contém uma pequena quantidade de vitamina K.
A maioria dos benefícios para a saúde relacionados ao óleo de amêndoa provém de sua alta quantidade de gorduras saudáveis. Então vamos aos benefícios do óleo.
Benefícios potenciais para a saúde do óleo de amêndoa
As amêndoas inteiras ajudam a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol e ajudam na perda de peso, e o óleo de amêndoa também pode ser bom para a saúde.
De fato, o óleo de amêndoa tem sido associado a uma ampla gama de benefícios potenciais à saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas e a estabilização dos níveis de açúcar no sangue (1, 2)
Pode ajudar a manter seu coração saudável
O óleo de amêndoa consiste em 70% de gordura monoinsaturada, pesquisada por seus efeitos na saúde do coração.
Foi demonstrado que as gorduras monoinsaturadas aumentam os níveis de “bom” colesterol HDL.
O HDL é um tipo de proteína que transporta o colesterol das artérias e o transporta para o fígado, onde é decomposto e excretado pelo organismo. Níveis saudáveis de colesterol HDL têm demonstrado ajudar a proteger contra doenças cardíacas .
Também foi demonstrado que as amêndoas e o óleo de amêndoa apresentam níveis mais baixos de colesterol LDL “ruim” e colesterol total .
Altos níveis de colesterol LDL e colesterol total são considerados fatores de risco para doenças cardíacas. A redução desses níveis pode ajudar a manter o coração saudável.
Em um pequeno estudo, uma dieta rica em óleo de amêndoa reduziu significativamente os níveis de LDL e colesterol total, enquanto aumentou o colesterol HDL em 6% .
Rico em Antioxidantes
Além disso, o óleo de amêndoa é uma ótima fonte do potente antioxidante vitamina E.
De fato, 1 colher de sopa (15 ml) desse óleo de noz fornece 26% da ingestão diária recomendada.

A vitamina E é um grupo de oito compostos lipossolúveis que possuem propriedades antioxidantes.
Esses compostos protegem as células de substâncias nocivas chamadas radicais livres.
Embora os radicais livres sejam necessários para a saúde, eles podem causar danos se seus números aumentarem muito no corpo.
A sobrecarga de radicais livres leva a danos oxidativos e tem sido associada a várias doenças crônicas, incluindo câncer e doenças cardíacas .
Estudos demonstraram que a ingestão mais alta de vitamina E pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, degeneração macular relacionada à idade e declínio cognitivo em idosos (7, 8, 9)
Pode ser benéfico para o controle de açúcar no sangue
Adicionar óleo de amêndoa à sua dieta pode ajudar a manter o açúcar no sangue estável.
Este óleo é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, as quais demonstraram ajudar a diminuir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes.
De fato, a substituição de carboidratos por gorduras insaturadas demonstrou diminuir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a resistência à insulina e os níveis de HbA1c, um marcador para o controle a longo prazo do açúcar no sangue .
Em um estudo, os participantes que consumiram um café da manhã com adição de óleo de amêndoa apresentaram menor nível de açúcar no sangue, após a refeição e durante o dia, em comparação com os participantes que não ingeriram óleo de amêndoa .
Além disso, os participantes que consumiram óleo de amêndoa se sentiram mais cheios após a refeição, assim, eles comeram menos ao longo do dia.
Pode ajudar na perda de peso quando associado a uma dieta com baixas calorias
Por fim, uma dieta rica em gorduras saudáveis pode ajudar a perder peso.
Muitas pessoas evitam gorduras quando estão tentando perder peso, porém, consumir os tipos certos de gorduras pode ser benéfico para a perda de peso.
Foi demonstrado que uma dieta que inclui uma quantidade saudável de amêndoas inteiras ajuda as pessoas a perder peso em excesso. Da mesma forma, adicionar óleo de amêndoa à sua dieta pode ajudar a perder gordura.
Dietas ricas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas demonstraram diminuir a gordura corporal e promover a perda de peso.
Em um estudo, uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas melhorou a perda de peso e a composição corporal em mulheres obesas .
Outro grande estudo, incluindo 7.447 pessoas, constatou que uma dieta rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas levou a uma maior redução no peso corporal e na gordura da barriga, em comparação com uma dieta com pouca gordura.
No entanto, para conseguir esses resultados é preciso mais que apenas consumir o óleo de amêndoa.