biotina

Biotina e seus benefícios a saúde

Os benefícios da biotina são significativos porque, como vitamina essencial para o metabolismo, contribui para uma boa saúde, incluindo cabelo e pele!

Apesar de pouco conhecida, a biotina é uma substância que ocorre naturalmente em certos alimentos ou suplementos dietéticos.

Em geral, médicos ou nutricionistas recomendam compor a dieta de quem deseja aumentar a quantidade de vitamina no organismo.

Se você quiser aprender mais sobre isso e entender como essa vitamina é crítica para o seu metabolismo, este conteúdo ajudará.

 O que é a biotina?

biotina capsula
Créditos da imagem Pexels

A biotina é à base de vitamina B7, que, além de auxiliar na hidratação, estimula a produção da queratina necessária à saúde dos cabelos. Também é importante para a pele, pois a mantém saudável e evita que resseque.

É um nutriente responsável pelo funcionamento de certas enzimas responsáveis ​​pela absorção de glicose, ácidos graxos e aminoácidos.

Como tal, a biotina é uma vitamina solúvel que ocorre naturalmente em certos tipos de alimentos ou é fornecida em suplementos dietéticos.

A biotina é essencial e deve estar presente no corpo humano para contribuir para a manutenção adequada da saúde.

Para que serve a biotina?

Como outros nutrientes, a biotina é uma vitamina essencial e desempenha funções essenciais para o bom funcionamento do metabolismo – atua diretamente no funcionamento das células e está associada à formação de aminoácidos, células sanguíneas, ácidos nucleicos e glicogênio.

Basicamente, a biotina atende aos seguintes fatores:

  • Promove a saúde da pele: promove a formação e hidratação do colágeno;
  • Apoiar a produção de proteínas: ajuda a criar aminoácidos que produzem proteínas;
  • Fornecer energia às células: ajuda a regular os níveis de glicose no sangue;
  • Ajuda a fortalecer os cabelos e as unhas: otimiza a produção de proteínas que fortalecem as unhas e os cabelos;
  • Controle do colesterol: ajuda a absorver nutrientes importantes no combate ao colesterol;
  • Tratamento da Alopecia e Acne: Também é um aliado no tratamento de problemas de pele.

Quais os benefícios da biotina?

É um nutriente que deve estar presente na dieta alimentar, pois proporciona múltiplos benefícios para questões funcionais e estéticas.

Descubra quais são os principais benefícios que comprovam a importância da biotina para a sua saúde!

Ajuda a pele e os cabelos 

A vitamina desempenha funções essenciais para promover a saúde da pele e do cabelo.

Além de promover um crescimento capilar uniforme e rápido, fortalece o cabelo e evita que ele caia.

Para a pele, as vitaminas contribuem para a produção de colágeno, que é uma substância importante que aumenta a elasticidade e resistência da pele, mantendo sempre uma bela aparência.

Ajuda na resistência das unhas

A falta de nutrição pode causar problemas graves nas unhas, tornando-as quebradiças e frágeis.

Ao adotar uma dieta rica em biotina, você pode aumentar a resistência das unhas e prevenir a síndrome das unhas quebradiças, que é um problema desagradável e pode causar muito desconforto.

Auxilia no controle da diabetes

Uma das funções metabólicas mais importantes da biotina é a absorção e degradação da glicose, um fator importante no controle do diabetes.

Portanto, as vitaminas podem ser usadas para ajudar a tratar doenças e também podem ser usadas para pessoas com fatores de risco.

Proporciona saúde durante a gravidez

A gravidez e a lactação exigem que as mulheres forneçam muita nutrição, portanto, a desnutrição é muito comum.

Nesse sentido, a biotina desempenha um papel importante na promoção da saúde materno-infantil, prevenindo agravos e promovendo o desenvolvimento saudável.

Onde é possível encontrar a biotina?

A biotina pode ser encontrada em alimentos populares da culinária brasileira e é facilmente encontrada nos mercados.

Também é produzido na flora intestinal, o que requer mais atenção e consumo de alimentos ricos em fibras e água.

Os alimentos que contêm biotina são os seguintes:

  • amêndoas, amendoins e outras oleaginosas;
  • grãos e cereais;
  • ovos;
  • banana;
  • legumes;
  • farinha de trigo

Além dos alimentos naturais, a biotina é encontrada em suplementos dietéticos em cápsulas vendidas em farmácias.

Esta forma é especialmente manipulada para consumo diário, aumentando a fonte de biotina do corpo.

Um médico ou nutricionista geralmente recomenda suplementos alimentares de biotina para pessoas que precisam de mais vitaminas.

Dessa forma, uma boa reserva de nutrientes pode ser mantida para que o organismo funcione normalmente.

Como usar a biotina?

A biotina existe nos alimentos comuns, desde que não haja problema, não haja restrição ao consumo.

Uma dieta saudável e balanceada pode fornecer ao corpo uma grande quantidade de biotina.

No entanto, os indivíduos podem usar suplementos em cápsulas quando ocorrem deficiências nutricionais após um diagnóstico médico.

Dessa forma, a nutrição com essa vitamina é aprimorada para atender às necessidades e eliminar a carência desse nutriente no organismo.

Além disso, os suplementos de biotin@ são comuns no tratamento de queda de cabelo, acne, unhas quebradiças, queda de cabelo e outros problemas.

Portanto, devido aos benefícios funcionais das vitaminas no metabolismo, os pacientes têm maior chance de recuperação.

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