×

Cetoprofeno: para o que serve,como tomar e contraindicações

cetoprofeno

Cetoprofeno: para o que serve,como tomar e contraindicações

O cetoprofeno é um medicamento que combina efeitos antiinflamatórios e analgésicos e é utilizado no tratamento por pessoas que sofrem de reumatismo ou que sofreram algum trauma (como hematomas, fraturas e luxações) sabem da importância dos medicamentos para ajudar a aliviar a dor e controlar a inflamação na doença.

O que é o cetoprofeno?

O cetoprofeno é um antirreumático, antiinflamatório, analgésico, antipirético, antiinflamatório, antidismenorréia e inibidor da cefaleia vascular. É um analgésico antiinflamatório não esteroidal derivado do ácido propiônico e está relacionado ao diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e ácido tiaprofeno.

Conheça mais sobre o Profenid infantil na prevenção de doenças

Para o que serve?

O cetoprofeno é um anti-inflamatório, analgésico e antipirético, indicado para o tratamento da inflamação e da dor provocadas por reumatismo e traumas, bem como da dor generalizada.

Ele é indicado para algumas das enfermidades a seguir:

Processos reumáticos: artrite reumatoide, espondilite anquilosante, gota, condrocalcinose, reumatismo psoriático, síndrome de Reiter, pseudo-artrite rizomélica, lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia, periarterite nodosa, ósteo-artrites, periartrite escápulo-umenal, bursites, capsulites, sinovites, tenossinovites, tendinites, bem como epicondodilites; lesões traumáticas, como contusões e esmagamentos, fraturas, entorses, luxações; algias diversas, como nevralgias cérvico-braquial, cervicalgia, lombalgia, ciática. 

Contraindicações do cetoprofeno?

O medicamento é contra-indicado em pacientes alérgicos ao cetoprofeno ou outros antiinflamatórios (inibidores da síntese de prostaglandinas), incluindo ácido acetilsalicílico; pacientes com úlceras gastroduodenais, insuficiência hepatocelular grave e insuficiência renal grave.

Além disso, os pacientes que recebem terapia anticoagulante (risco de hematoma e todos os medicamentos intramusculares) ou crianças com menos de 15 anos de idade não devem usar cetoprofeno.

Além disso, o medicamento não deve ser administrado simultaneamente com outros antiinflamatórios não esteroidais: anticoagulantes orais, heparina, ticlopidina, hipoglicemiantes orais, lítio, metotrexato e uso de dispositivo intrauterino (DIU). Você precisa ter um cuidado especial ao usá-lo com alguns outros medicamentos.

Gestantes podem fazer uso do medicamento?

O cetoprofeno é contra-indicado durante o primeiro e segundo trimestres da gravidez, porque qualquer inibidor da síntese de prostaglandinas pode causar cardiopulmonar e nefrotoxicidade no feto.

Também pode aumentar o tempo de sangramento da mãe e do feto, levando a um possível sangramento no recém-nascido. Existe o risco de atrasar o parto.

Portanto, somente quando absolutamente necessário deve ser considerada a prescrição de antiinflamatórios não esteroidais no primeiro e segundo trimestre da gravidez, e a relação risco-benefício deve ser avaliada.

Como precaução, o cetoprofeno deve ser evitado durante a amamentação, pois existem dados que mostram que os anti-inflamatórios não esteroides são excretados no leite materno.

Efeitos colaterais

Manifestações gastrointestinais: desconforto gastrointestinal, dor epigástrica, náuseas, vômitos, prisão de ventre e diarreia.

As reações adversas mais graves são: úlcera gastroduodenal, hemorragia gastrointestinal e perfuração intestinal.

Em uma dose oral diária de 200 mg, o cetoprofeno causará um aumento dependente da dose no sangue oculto nas fezes.

Reações de hipersensibilidade

Dermatológicas: erupção cutânea, exantema, prurido, bem como exacerbação de urticária crônica.

Respiratórias: A possibilidade de crise de asma, especialmente em pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico ou a outros antiinflamatórios não esteroidais.

Foram relatados, muito raramente, casos de angioedema e choque anafilático.

Efeitos no sistema nervoso central: tonturas, sonolência e dor de cabeça, distúrbios do humor, parestesias e convulsões.

Reações cutâneas: raramente pode ocorrer dermatose bolhosa (síndrome de Stevens-Johnson e síndrome de Lyell).

Distúrbios visuais: borramento da visão.

Outras: Algumas modificações biológicas puderam ser observadas:

Diminuição moderada dos níveis de hemoglobina e alguns casos de leucopenia sem gravidade.

Possibilidade de agravamento de insuficiência renal pré-existente.

Foram também observadas as seguintes reações: incidência maior que 3% – edema, nervosismo, problemas para dormir; incidência de 1 a 3% – irritação do trato urinário, zumbido nos ouvidos; incidência menor que 1% – hematúria, calafrios, confusão, perda de memória, dor de garganta, febre, cansaço ou debilidade não habituais, bem como melena e hematêmese.

Como tomar o cetoprofeno? Quantas vezes por dia posso tomar?

De acordo com as instruções, o medicamento pode ser usado de duas a três vezes ao dia (conforme recomendação do médico). As cápsulas devem ser tomadas com ou após as refeições.

Quanto tempo demora para fazer efeito?

O efeito da droga geralmente ocorre de uma a duas horas após a ingestão.

Quanto custa o cetoprofeno?

O cetoprofeno está disponível como medicamento genérico em vários laboratórios. Seu preço médio é de 25 reais, mas esse valor pode variar.

Precisa de receita?

Não. De acordo com a lista de medicamentos sem prescrição do Ministério da Saúde, o cetoprofeno pode ser adquirido sem documentação.

Conclusão

O cetoprofeno é um antiinflamatório, analgésico e antipirético adequado para o tratamento de várias inflamações e dores de doenças crônicas, como artrite reumatóide, espondilite anquilosante e lúpus eritematoso sistêmico. Exceto por fraturas, dor lombar e luxações.

Uma de suas principais reações adversas é o desconforto gastrointestinal. Portanto, recomenda-se tomar o medicamento sempre com ou após as refeições. Se você tiver essa reação ou qualquer outra coisa, consulte o seu médico.

Embora o cetoprofeno possa ser comprado sem receita, os medicamentos antiinflamatórios devem ser usados ​​com responsabilidade e de preferência sob a supervisão de um profissional de confiança.

Aparelho gastrointestinal: um sistema, múltiplas funções

Fontes:

Bula ao paciente da EMS