Sem dúvida, o orégano é um dos temperos mais usados e populares na culinária brasileira. Esta erva do Mediterrâneo é deliciosa polvilhada em batatas assadas no forno, e vale a pena mencionar que é a combinação perfeita para pizza.
Mas, além de delicioso, o orégano também faz muito bem à saúde. Isso porque contém importantes micronutrientes como: Vitaminas A, C e do complexo B; Ômega 3; Zinco; Magnésio; Cálcio e Potássio.
Segundo nutricionistas, o orégano também pode ser usado no chá por suas propriedades benéficas, incluindo exercícios, além de auxiliar na perda de peso. Antes de conhecer os benefícios do orégano, aprenda a usar o orégano em forma de chá.
Receita de chá de folhas secas de orégano
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas de orégano secas;
- 1 xícara de chá de água.
Modo de preparo:
Ferva a água primeiro. Coloque as folhas de orégano em uma xícara, adicione água, tampe e cozinhe por 5 minutos. Quando estiver morno, coe e beba.
Receita de chá de orégano com folhas frescas
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de folhas de orégano;
- 1 xícara de chá de água.
Modo de preparo:
Como na receita anterior, primeiro ferva a água. Coloque as folhas de orégano em um copo, adicione água, tampe e deixe descansar por 5 a 10 minutos. Sirva quente, sem adição de açúcar.
O chá pode ser consumido 2-3 vezes ao dia e não é adoçado para uma boa saúde. Vale ressaltar, porém, que a quantidade permitida por dia varia de pessoa para pessoa, portanto, consuma regularmente e procure a orientação de um médico ou nutricionista.
Sabendo disso, veja porque vale a pena beber o chá de orégano.
Chá de orégano emagrece? Quais os benefícios?
O chá de orégano pode ajudar na perda de peso porque contém uma substância chamada carvacrol, que reduz a inflamação no tecido adiposo e reduz o inchaço. No entanto, para colher esse benefício, é necessário alinhar-se a uma vida de hábitos saudáveis.
Os muitos benefícios do chá incluem:
- Melhorar o tratamento da asma;
- reduzir o risco de câncer colorretal;
- combate o envelhecimento prematuro;
- fortalecer o sistema imunológico;
- Reduzir as cólicas menstruais e regular a menstruação;
- reduzir o inchaço;
- ajuda na digestão;
- Reduzir os níveis de colesterol e o risco de doenças cardiovasculares;
- combater a inflamação;
- combate fungos e bactérias;
- Auxilia no tratamento e prevenção de infecções do trato urinário.
Confira também: Dieta barata para emagrecer e perder barriga