Chás para baixar colesterol alto

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Chás para baixar o colesterol alto deve ser tomado sob orientação de um médico, e só podem completar o tratamento do colesterol alto, que pode ser feito por meio de medicamentos para o colesterol, exercícios físicos e dieta alimentar sob orientação de nutricionista.

Colesterol 

É o precursor das membranas celulares, ácidos biliares e vitamina D. Recomenda-se avaliar o colesterol total para medir o risco de doenças cardiovasculares, bem como outras análises como os níveis de HDL-C e LDL-C.

Quais os sintomas de colesterol alto?

Normalmente não tem sintomas. No entanto, o excesso de colesterol pode levar ao acúmulo de gordura no fígado, o que em algumas pessoas pode causar sintomas como:

  • Bolinhas de gordura na pele, conhecido como xantelasma;
  • Inchaço do abdômen sem razão aparente;
  • Aumento da sensibilidade na região da barriga.

Colesterol bom (HDL)

HDL é uma lipoproteína. As lipoproteínas podem transportar lipídios no corpo. Sem eles, esse transporte seria impossível devido às gorduras hidrofóbicas, ou seja, não são solúveis em água e, portanto, não são solúveis no sangue. O HDL é formado no fígado, intestinos e circulação sanguínea.

Colesterol ruim (LDL)

Como o HDL, o LDL é uma lipoproteína, mas sua densidade é muito baixa. É composto principalmente por colesterol. Eles transportam o colesterol por todo o corpo para armazenamento e também podem ser usados ​​para a biossíntese. Eles são compostos por aproximadamente 25% de proteínas, 25% de lipídios e 50% de colesterol.

Veja Também: 10 chás para eliminar gordura no fígado

Confira abaixo 5 chás que é uma opção de remédio caseiro para colesterol alto:

1. Chá de alcachofra

A alcachofra tem propriedades de purificação do sangue. Seus componentes contêm ácido, que pode diminuir o teor de colesterol no sangue, diminuir a pressão arterial e prevenir a arteriosclerose.

Como tomar: adicionar 2 colheres de sopa de folhas secas de alcachofra em 1 litro de água fervente, deixar amornar, coar e beber 2 a 3 xícaras do chá por dia, antes das refeições durante 15 dias.

Contraindicações: obstrução do ducto biliar, gravidez e amamentação.

2. Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e previne depósitos de gordura nos vasos sanguíneos.

Como tomar: adicionar 30 g de folhas secas de dente-de-leão em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Contraindicações: hipertensão descontrolada, esofagite ou hérnia de hiato.

3. Chá de cúrcuma

A cúrcuma tem efeitos antioxidantes e ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Como tomar: Adicione 3 colheres de chá de açafrão em pó a 500 ml de água fervente e deixe descansar por cerca de 10 minutos. Após o aquecimento, beba até 3 xícaras de chá por dia entre as refeições.

Contraindicações: obstrução das vias biliares por cálculos biliares e em pacientes em uso de anticoagulantes. Use apenas sob supervisão médica durante a gravidez ou lactação.

4. Chá verde

O chá verde tem propriedades antioxidantes e outros compostos que ajudam a reduzir o nível de colesterol ruim no sangue.

Como tomar: adicionar 3 colheres de chá de chá verde em 500 ml de água fervente,deixar amornar, coar e beber até 4 xícaras do chá por dia fora das refeições.

Contraindicações: gravidez, lactação, insônia, gastrite e pressão alta.

5. Chá mate

Além do seu efeito antioxidante, a erva-mate também pode reduzir a absorção da gordura dos alimentos e prevenir a absorção do colesterol no intestino, reduzindo assim o colesterol ruim.

Como tomar: colocar 3 colheres de chá de erva-mate em 500 ml de água fervente, deixar amornar, coar e beber até 1 litro do chá por dia.

Contraindicações: ansiedade, nervosismo, insônia e hipertensão descontrolada.

Alimentos permitidos para diminuir o colesterol

Para diminuir o colesterol, coma alimentos com baixo teor de gordura e açúcar, como:

  • Pão, arroz, macarrão e farinhas integrais, consumidos diariamente;
  • Feijão, grãos, lentilhas e soja, 2 vezes por semana;
  • Amêndoas, avelã e nozes até 5 a 10 unidades por dia;
  • Leite desnatado, queijos brancos e iogurte natural sem açúcar;
  • Peixes, como salmão, atum, truta e sardinhas, pelo menos 2 vezes por semana;
  • Aumentar o consumo de água para 2 a 2,5 litros por dia;
  • Consumir 3 a 5 porções de frutas ou vegetais por dia.

Além disso, os alimentos devem ser preparados para serem cozinhados ou cozidos no vapor e evitar alimentos fritos e cozidos. Também é importante comer três refeições principais e dois a três lanches ao longo do dia para controlar mais a fome e ajudá-lo a atingir o peso ideal.

Outras dicas para baixar o colesterol

Além de chás, outras dicas para baixar o colesterol incluem:

  • Fazer exercício físico cerca de 3 vezes por semana como caminhada, bicicleta, natação ou corrida, por exemplo;
  • Evitar consumir alimentos gordurosos, doces e frituras e dar preferência a frutas, verduras, legumes e alimentos integrais;
  • Beber o suco de berinjela com laranja em jejum que, por ser antioxidante, ajuda a eliminar o excesso de gordura no sangue.