Quem sofre de transtornos de ansiedade e está constantemente de mau humor sabe o quanto pode ser angustiante lidar com esses sintomas, muitas vezes devido à correria do dia a dia e do estilo de vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo estima que a doença afete aproximadamente 264 milhões de pessoas. Acredita-se que seja causada por fatores como genética, ambiente, doenças mentais e físicas. Mas muitas vezes é desencadeada por estresse excessivo, uso de álcool, tabaco ou drogas e falta de exercícios regulares.
Veja também: O que é, para que serve e como fazer peeling capilar
Mau humor, irritabilidade e tensão muscular são alguns dos principais sintomas. A boa notícia é que um novo estudo mostra que investir apenas 15 minutos e 9 segundos por dia pode aliviar os principais sintomas.
Reduza o seu nível de ansiedade e mau humor
As conclusões foram tiradas após uma pesquisa com 37 mil pessoas em 16 países, incluindo o Brasil. Isso ressalta que 15 minutos e 9 segundos de atividade física por dia são suficientes para proporcionar mais bem-estar e contribuir para a saúde física e mental.
Estudos subsequentes forneceram resultados que confirmaram achados anteriores de que a atividade física regular pode atuar como um estimulante para o cérebro, produzindo sensações e efeitos semelhantes ao uso de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos.
Todos esperavam que o resultado fosse pelo menos 30 minutos por dia, porém, o que surpreendeu os pesquisadores foi o tempo para usufruir desses benefícios, levando apenas 15 minutos e 9 segundos para qualquer tipo de exercício.
A atividade física afeta vários mecanismos neurobiológicos e psicossociais, explica o estudo e pesquisador Brendon Stubbs do King’s College London, Reino Unido.
Os resultados obtidos mostraram que o tipo de atividade foi irrelevante, pois os efeitos foram percebidos em diferentes formas de exercício, seja caminhada, corrida ou até musculação. Quanto mais tempo a regularidade do exercício for mantida, melhor será o efeito na melhoria do bem-estar.
A atividade física afeta duas regiões do cérebro, o hipocampo, que está envolvido na memória, aprendizado e humor; e o córtex pré-frontal, que está envolvido na memória e cognição.
Efeitos do exercício físico
Outros efeitos desencadeados pela atividade física são a liberação de endocanabinóides, que causam efeitos analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos semelhantes ao THC da cannabis.
Também libera mais dopamina, serotonina, norepinefrina, hormônios que regulam o humor, os estados de sono e muito mais.
Além disso, a atividade física fortalece o sistema imunológico e combate processos inflamatórios. No entanto, para desfrutar de efeitos duradouros, é necessário manter atividade física regular, alertam os pesquisadores.
veja também: Conheça 4 chás para reduzir a ansiedade