Pular para o conteúdo

Como combater a acne com vitamina A ou retinol

Existem várias maneiras de usar a vitamina A ou o retinol para combater a acne. Existem opções de uso tópico, suplementos e dietas. Ou seja, da comida que comemos.

Deve-se notar que este nutriente possui propriedades antioxidantes e, portanto, protege contra os efeitos dos radicais livres. Além disso, traz benefícios como a visão e a regeneração das células da pele.

No entanto, devemos tomar algumas precauções ao tomar suplementos de vitamina A. Portanto, é melhor consultar um médico.

Tipos e fontes de vitamina A

A vitamina A é uma substância solúvel em gordura. Como outros, é essencial para o corpo. Em particular, é essencial para a reprodução celular, sistema imunológico, visão e pele.

Agora, embora um termo seja usado para se referir a esse nutriente, o nome “vitamina A” inclui uma variedade de substâncias:

  • Retinóides (retinal, ácido retinóico, retinol): é a vitamina A pré-formada. Ou seja, constituem uma forma de armazenamento da matéria.
  • Carotenóides (como betacaroteno): é outra provitamina. Mas ao contrário dos anteriores, o corpo tem que metabolizá-los.

Confira: Obesidade pode ser causada por “fome de proteína”, sugere estudo

Propriedades e benefícios

A vitamina A desempenha ou ajuda a desempenhar várias funções no corpo. Como mencionado anteriormente, seu papel na função visual é decisivo. Mas não é só isso:

  • Ajuda a manter a saúde da pele;
  • Pode contribuir para a prevenção de doenças cardíacas;
  • Participa da união das proteínas de transcrição do material genético;
  • Melhora a função imunológica, contribuindo para a maturação das células T;
  • Possui propriedades antioxidantes, Assim, protege contra os efeitos dos radicais livres. Nesse sentido, o estudo mostra que os retinóides podem ser usados ​​para prevenir a transformação maligna das células.

Além de ajudar a combater a acne, o uso de vitamina A ou retinol pode trazer outros benefícios para a pele, como:

  • Prevenir o envelhecimento prematuro e reduzir rugas e linhas finas.
  • Segundo um estudo, o retinol tópico ajuda a aumentar os níveis de colágeno, uma proteína essencial na estrutura da derme.
Betacaroteno em alimentos.
Os betacarotenos que dão a cor laranja característica a alguns alimentos são fontes dessa forma de vitamina A.

O que acontece se houver deficiência de vitamina A?

A deficiência de vitamina A pode causar uma variedade de problemas. Em lactentes, por exemplo, causa comprometimento do crescimento e aumento da suscetibilidade a infecções. Sua deficiência pode afetar a função imunológica.

Por outro lado, além da degeneração macular relacionada à idade, a deficiência de vitamina A tem sido associada a lesões visuais e doenças oculares, como olho seco ou conjuntivite seca. A pesquisa mostra que a deficiência de retinóide é considerada uma das principais causas de cegueira infantil evitável.

Finalmente, suas deficiências também se manifestam em problemas como dermatose, hiperceratose e queratose pilar e hipoplasia do esmalte. Este último causa perda ocasional de dentes.

Dicas para usar vitamina A ou retinol para combater a acne

Existem várias maneiras de usar a vitamina A ou o retinol para combater a acne. Basicamente, o que você pode fazer é consumir alimentos ou suplementos que contenham a substância ou aplicá-la topicamente na pele.

Dieta

Quanto aos alimentos ricos em vitamina A, os carotenoides são encontrados em frutas e vegetais, principalmente os verdes, alaranjados ou amarelos. Por exemplo:

  • Cenoura.
  • Abóbora.
  • Brócolis.
  • Melão cantaloupe.
  • Mamão.
  • Manga.

Por outro lado, carne (principalmente fígado), peixe e laticínios são fontes de retinóides. A pele propensa a acne pode se beneficiar de uma dieta que inclui:

  • Fígado de vaca.
  • Salmão.
  • Leite.
  • Queijo.
  • Atum.

Suplementos orais

Suplementos orais de vitamina A são recomendados para pessoas com baixo teor desse nutriente devido a deficiências alimentares ou problemas que afetam a absorção de gordura, como a pancreatite. Os suplementos também são considerados uma opção para o tratamento de doenças oculares ou sarampo.

A dose diária recomendada é de 900 microgramas para homens e 700 para mulheres adultas.

No entanto, foi alegado que os suplementos podem não fornecer os mesmos benefícios que a vitamina A que o corpo obtém naturalmente dos alimentos.

Com relação à acne, estudos recentes concluíram que os suplementos orais podem ser eficazes no tratamento do problema; embora os estudos acima tenham sido realizados em pequenas amostras, mais investigações são necessárias.

Uso tópico

A forma tópica é considerada a opção mais eficaz no combate à acne com vitamina A ou retinol. Não negligencie o fato de manter uma dieta rica nos nutrientes acima.

A este respeito, diz-se que o retinol tópico ajuda a tratar e prevenir as lesões inflamatórias da acne, ao mesmo tempo que estimula a renovação das células da pele.

Pesquisas realizadas sobre o assunto comprovam sua eficácia. Por exemplo, uma revisão de 2012 descobriu que mesmo uma concentração de 0,25% de retinol poderia fornecer benefícios sem efeitos colaterais.

Enquanto isso, um estudo clínico examinou a eficácia de dois tipos diferentes de retinóides tópicos. Os participantes usaram o produto em gel por 12 semanas. Ambos foram eficazes, reduzindo os sintomas cutâneos em 61% (com adapaleno) e 57% (com tazaroteno).

Creme de acne com vitamina A.
A aplicação local de vitamina A para acne seria bastante eficaz, mostram ensaios clínicos.

Riscos, efeitos colaterais e contraindicações

O corpo absorve a vitamina A de que necessita dos alimentos. No entanto, quando se trata de suplementos, às vezes você pode ter uma overdose.

Embora algumas pessoas necessitem de doses adicionais para tratar a doença, quando excedem o que o corpo pode absorver, podem ocorrer vários sintomas e condições:

  • Vertigem e tontura.
  • Dor de cabeça.
  • Visão turva.
  • Lesão hepática.
  • Dor nas articulações.
  • Náuseas, vômitos e diarreia.
  • Irritações, vermelhidão e descamação da pele. Possivelmente devido à hipersensibilidade ao sol.

Durante a gravidez, o excesso pode causar problemas congênitos.

Por outro lado, os suplementos de vitamina A podem interagir com certos medicamentos, incluindo anticoagulantes, medicamentos para perda de peso (como Xenical®) e medicamentos tóxicos para o fígado.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Portanto, você não deve tomar suplementos de vitamina A para combater a acne sem antes consultar o seu médico. Você deve garantir que eles não interfiram com outros medicamentos ou suplementos que o paciente esteja tomando.

Vitamina A e constância

Uma recomendação importante é usar a vitamina A tópica de forma gradativa. Isso significa começar com um produto de baixa concentração e permitir que a pele se ajuste.

Além disso, seja paciente, pois pode demorar um pouco para começar a ver alguns resultados. Estamos falando de meses. É melhor não se desesperar ou planejar aumentar acidentalmente sua dose.

Claro, se você está pensando em vitamina A ou retinol como uma opção para combater a acne, ou pensando em mudar para um produto mais concentrado, é melhor consultar um dermatologista.

Confira: Espinhas no rosto : Acabe de forma rápida e simples