[bloqueador]
Os problemas de disfunção erétil são mais comuns do que parecem, mas podemos trabalhar para potencializar a ereção do parceiro e ter uma sexualidade plena e satisfatória.
Embora seja normalmente relacionada às mudanças fisiológicas que os homens mais velhos sofrem, na verdade pode afetar homens de todas as idades.
É muito comum que os homens jovens sintam vergonha dessa situação e que as suas parceiras não saibam como ajudá-los a lidar com isso.
Por esse motivo, é fundamental informar-se a respeito, não apenas para conhecer o que pode causar esse problema, mas também para buscar uma solução entre o casal.
O que é a disfunção erétil?
A disfunção erétil, também conhecida como impotência masculina, é a incapacidade que o homem tem de conseguir manter a ereção do pênis ao ter relações sexuais.
Impede a conclusão dos encontros íntimos de forma satisfatória e pode causar problemas de autoestima e depressão.
Sintomas da disfunção erétil

Os sintomas que um homem com disfunção erétil pode experimentar incluem:
- Dificuldade para ter ou manter uma ereção em uma relação sexual
- A ereção demora mais tempo do que o de costume ou é mais difícil em algumas posições
- A ereção é fraca ou menos rígida
- Manter a ereção supõe um grande esforço
- Chega-se ao clímax em menos tempo ou com uma ereção incompleta
Por que a disfunção erétil ocorre?
Há muitos fatores que podem influenciar a disfunção erétil.
- Em primeiro lugar, é importante ir a um especialista para determinar se sua origem é um problema físico ou um efeito secundário de alguma doença.
- Depois de descartar esses fatores, é bom analisar se há fatores psicológicos relacionados.
Embora não se dê muita atenção, o estresse, o nervosismo ou algumas atitudes do casal em pleno ato sexual podem ser os desencadeantes dessa situação.
Como ajudar o seu parceiro a potencializar a ereção?

Se o seu parceiro tem problemas de disfunção erétil e você quer ajudá-lo, como primeira medida, procure fazê-lo entender que a situação é completamente normal e pode acontecer com qualquer um.
Como mulher, você não deve tomar uma atitude grosseira nem deve ter pena de si mesma ou ficar triste. Embora você possa pensar que não o excitou o suficiente, trata-se de uma questão fisiológica normal que ambos podem solucionar.
Melhorar a comunicação
Uma boa comunicação entre o casal é a base para a solução desse problema. Se ambos têm suficiente confiança para falar sem problemas do tema, certamente encontrarão mais facilmente a solução.
Através disso, podem expressar as coisas que não gostam, as frustrações e todo tipo de emoções que, de alguma forma, influenciam o nível de excitação.
Além disso, ao ter uma boa comunicação erótica, o casal consegue se conectar com mais facilidade e criar fantasias que favorecem o prazer sexual.
Estimular as zonas erógenas

A correta estimulação das zonas erógenas é um dos pilares mais importantes para potencializar a ereção e ter relações sexuais mais prazerosas.
As preliminares não são importantes só para as mulheres. As carícias, os beijos e o sexo oral antes da penetração são de grande ajuda para ter e prolongar as ereções.
É importante conhecer os pontos fracos do homem, assim como suas preferências ou fetiches. Isso, sem dúvidas, será nossa melhor arma para mantê-los motivados no sexo.
Conselhos
- Se o seu parceiro não consegue ter uma ereção, ou se ela for interrompida durante o ato sexual, experimente alguns jogos sexuais para tentar estimulá-lo ao máximo.
- Antes de que se desanime, tente motivá-lo com carícias, beijos ou sussurros.
- Massageie sua região íntima e, se for possível, provoque com óleos eróticos.
Motivar um estilo de vida saudável
Embora seja um dos aspectos menos considerados, o fato de ter um estilo de vida saudável pode ajudar de forma considerável a prevenir e tratar os problemas de disfunção erétil.
Os casais que se exercitam e se alimentam bem têm relações sexuais mais prazerosas e duradouras.
O sedentarismo, o consumo de tabaco e a má alimentação são fatores que afetam a circulação do sangue e, consequentemente, a ereção.
Conselhos
- Estimule o seu parceiro a comer de forma saudável, incluindo na dieta os alimentos que podem ajudar a potencializar a ereção.
- Procure ter uma rotina de exercícios em casal ou motivá-lo para que vá à academia.
- Procure fazê-lo esquecer dos problemas sociais ou no trabalho, e ajude-o a relaxar através da meditação ou de uma massagem.
Se os problemas de disfunção se prolongarem ou começarem a afetar a vida em casal, é conveniente consultar um especialista. O acompanhamento do casal durante o processo médico é fundamental para superar essa situação.
5 posições sexuais mais prazerosas para os homens
Esta publicação Como potencializar a ereção do seu parceiro? aparece primero em Melhor Com Saúde.
[/bloqueador]