Como usar a biotina para crescer o cabelo mais rápido. A biotina é uma vitamina essencial do grupo B, também conhecida como vitamina B7 ou H, e desempenha várias funções no organismo, ajudando a manter a pele, o cabelo e o sistema nervoso saudáveis. Para combater a queda de cabelo e fazê-lo crescer mais rápido, recomenda-se uma ingestão diária de 5 a 10 mg de biotina.
A quantidade recomendada de biotina pode ser obtida pela ingestão de alimentos ricos nessa vitamina, como avelãs, amêndoas e amendoins, ou pela ingestão de suplementos de biotina, cuja ingestão deve ser orientada por médico ou nutricionista.
Esta vitamina também ajuda a reduzir a caspa, fortalece as unhas, melhora a circulação sanguínea e promove a absorção intestinal de outras vitaminas do complexo B.
Benefícios para o cabelo
Alguns estudos sugerem que a biotina auxilia no metabolismo de nutrientes e facilita a produção de queratina, uma importante proteína que compõe parte do cabelo, pele e unhas. Além disso, acredita-se que ajude a reter a umidade da pele e do couro cabeludo, promover um crescimento mais forte do cabelo, restaurar sua espessura e prevenir a queda de cabelo, além de garantir cabelos mais bonitos e jovens.
No entanto, não está claro como a biotina funciona no cabelo e na pele, e mais pesquisas científicas são necessárias para demonstrar como essa vitamina funciona no corpo.
Quando a queda de cabelo se deve à genética, como a alopecia androgenética, o efeito da biotina é obviamente mais limitado. Além da biotina, alguns hábitos que ajudam a fortalecer o cordão são recomendados, como evitar chapéus e bonés e evitar fumar.
Como tomar o suplemento de biotina
A quantidade diária recomendada de biotina é de 30 a 100 microgramas para adultos e de 25 a 30 microgramas para crianças de 4 a 10 anos, que pode ser obtida pela ingestão de alimentos ricos nessa vitamina ou por meio de suplementos nutricionais.
1. Suplemento
Não há dosagem recomendada de biotina, por isso é recomendável tomá-la de acordo com as orientações do seu médico ou nutricionista, pois a quantidade de biotina pode variar dependendo da marca do suplemento.
No entanto, a única dose oral testada em humanos para fortalecer unhas e cabelos é de 2,5 mg por dia durante 6 meses.
Além dos suplementos de biotina, existem xampus que contêm essa vitamina e, embora não sejam cientificamente comprovados para ajudar a fortalecer o cabelo, acredita-se que fortalecem as fibras e promovem seu crescimento quando usados diariamente.
2. Alimentos com biotina
Comer alimentos ricos em biotina diariamente, como amendoim, avelãs, farelo de trigo, nozes picadas, ovos cozidos, pão integral, amêndoas, etc., também pode ajudar a combater a queda de cabelo e permitir que o cabelo cresça mais rápido.
Confira: Dimeticona para cabelos: usos, possíveis riscos e alternativas,confira!