×

Como usar água oxigenada em casa

Como usar água oxigenada

Como usar água oxigenada em casa

Você sabe como usar água oxigenada em casa? A água oxigenada (H2O2) pode ser usada em várias situações dentro de casa. Sendo um poderoso desinfetante, o peróxido de hidrogênio (nome verdadeiro do composto que produz a água oxigenada), é capaz de eliminar vírus, bactérias e fungos.

É uma substância versátil e pode até ser usada para tratar feridas como feridas e unhas compridas. Tudo isso é atribuído à sua poderosa função, que evita a inflamação causada por fungos e bactérias.

No entanto, seus principais usos estão nos processos químicos necessários para a fabricação de produtos de limpeza, cosméticos e produtos de beleza, e na higiene das indústrias alimentícia, têxtil e farmacêutica.

Como este produto multifuncional, o peróxido de hidrogênio pode fornecer uma grande ajuda em várias tarefas domésticas. descobrir.

Veja Mais: Remédio caseiro para corrimento vaginal

6 formas de usar água oxigenada em casa

1- Limpar vasos sanitários

A água oxigenada é excelente na limpeza de vasos sanitários e banheiros, no geral. No caso dos vasos sanitários, a substância consegue matar as bactérias que os produtos comprados no mercado não conseguem.

O método de limpeza é muito simples. Despeje um pouco de peróxido de hidrogênio diretamente da embalagem na parede interna do vaso e use uma escova de banheiro para espalhar o produto por todo o interior.

Do lado de fora, você pode umedecer um paninho com a água oxigenada e passar no assento e do lado de fora, sem esquecer da tampa do vaso. Se preferir, pode despejar diretamente nas superfícies e limpar com papel toalha.

Veja também: 4 passos caseiros para deixar o vaso sanitário limpinho

2- Desinfetar frutas e verduras

No uso de peróxido de hidrogênio nas residências, a limpeza e desinfecção de frutas e legumes é um dos métodos mais famosos. O poder de limpeza do peróxido de hidrogênio nesses alimentos é muito eficaz e nos impede de comer microorganismos potencialmente prejudiciais.

Encha a pia de água e adicione meia xícara (ou uma xícara, dependendo do tamanho da pia) e em seguida mergulhe as frutas e verduras recém compradas ou colhidas. Deixe por alguns minutos. Se preferir, esfregue-os com as mãos para melhorar a limpeza.

Enxágue e guarde os legumes e as frutas em um local limpo. Lembre-se de enxaguar, porque comer alimentos que contêm vestígios de peróxido de hidrogênio pode ser prejudicial à sua saúde.

3- Higienizar escovas de dentes

Muitas pessoas não sabem, mas é necessário esterilizar a escova de dentes constantemente. Enquanto o objeto estiver sempre em contato com água e creme dental (e sempre lavado), a escova ainda acumulará bactérias e sujeira.

Existe um método bem prático de realizar a limpeza completa das escovas de dentes. Ferva uma panela de água e mergulhe a escova dentro por cerca de cinco minutos. Retire, esfrie em água corrente e depois a coloque é um copo de água com uma colher (de chá) de água oxigenada por mais cinco minutos.

Em seguida, retire da solução e enxágue com água corrente. pronto! Seu pincel estará mais limpo do que nunca. Tente repetir esse processo a cada 15 dias.

4- Limpar qualquer superfície

Ao contrário de muitos produtos de limpeza, o uso de peróxido de hidrogênio na verdade não é um “tabu”. Pode ser usado para limpar quase qualquer superfície e até limpar e cultivar certos tipos de plantas.

Misture duas colheres (de sopa) da substância com um litro de água e coloque em um borrifador. Assim você terá um potente higienizador geral! A solução serve para limpar móveis e portas, principalmente.

Para limpezas mais profundas, como de boxes de banheiro, pisos e banheiras, a água oxigenada pode ser aplicada pura, sem necessidade de misturar em água. Lembre de usar luvas para evitar acidentes.

5- Limpar tábua de carne

Esse é outro instrumento na casa que sempre precisa ser limpo, e muitas vezes esquecemos ou não damos a devida atenção. O objeto acumulará inúmeras bactérias que colocam seriamente em risco a saúde.

As bactérias e micro-organismos que vem junto da carne podem sumir durante o seu preparo, mas podem continuar por dias na tábua se ela não for limpa da forma correta.

Após o uso, lave a tábua de carne, despeje um pouco de peróxido de hidrogênio puro sobre o objeto e espalhe-o com uma toalha de papel ou pano. Deixe agir por 5 a 10 minutos. Em seguida, enxágüe e guarde em um local limpo e fechado.

Veja também: Quais produtos de limpeza caseiros não podem ser misturados

6- Higienizar esponjas

Nós nos acostumamos a usar esponjas para limpar coisas, tanto que esquecemos que as esponjas também precisam ser desinfetadas para fazer um bom trabalho.

É importante lembrar que, por exemplo, depois de lavar a louça ou depois de limpar alguns quartos da sala com uma esponja, algumas bactérias serão transferidas para ela. E, assim como lavamos com água da torneira, essas bactérias são difíceis de emitir.

Mergulhe a esponja em um recipiente com água oxigenada, remova o excesso de material e lave. Aperte completamente para que todo o peróxido de hidrogênio saia. Dessa forma, sua esponja estará limpa e poderá ser usada novamente.

Publicar comentário