Pular para o conteúdo

Constipação Intestinal – problema que afetou Bolsonaro

A constipação intestinal é uma alteração na função intestinal que dura pelo menos 3 meses. O paciente pode ter menos de 3 evacuações por semana e alterações no comportamento intestinal e na qualidade das fezes, ou seja, as fezes secas são difíceis de expelir e às vezes requerem digitação .

A constipação intestinal é mais comum em idosos acamados, mulheres, negros e pessoas com menor nível social. Sua incidência nas populações norte-americanas é de 2% a 27%, que é mais comum do que hipertensão e diabetes.

Nos Estados Unidos, a constipação causa mais de 2,5 milhões de consultas por ano, e mais de 500 milhões de dólares americanos são gastos em laxantes para tratar a doença a cada ano.

Por que Bolsonaro teve Constipação Intestinal?

Como ele já foi operado e até esfaqueado na região, o caso precisa de mais investigações. Sua prisão de ventre não é a normal que todos sentimos quando comemos muito trigo ou muito pão. No caso dele, inflamação, câncer e complicações cirúrgicas podem ser a causa do bloqueio do trato gastrointestinal. De acordo com o portal R7, o presidente vai passar nos exames para avaliar a necessidade de novas cirurgias.

Bolsonaro informou no Twitter que começou a se sentir mal depois do almoço de domingo.Como é de conhecimento público, o Presidente não costuma comer alimentos leves, sempre provando picanhas e hambúrgueres sem dó nem piedade Recentemente, seus médicos emitiram vários avisos de que ele não era um paciente.

Como evitar que isso ocorra?

veja algumas dicas importantes:

  • Sempre coma em horários regulares e mastigue bem
  • Sempre coma uma variedade de refeições ricas em frutas, vegetais e grãos
  • Coma cinco porções de frutas, vegetais ou cereais por dia
  • Reduza a quantidade de gordura em sua dieta
  • Evite bebidas alcoólicas, chocolate e alimentos que produzam muito gás, como brócolis, cebola, couve-flor e feijão
  • Beba pelo menos 2 litros de líquido por dia
  • Defina um horário específico para evacuar com calma e suavidade
  • Você quer evacuar? Não hesite, vá em frente e respeite o chamado da natureza
  • Exercite-se regularmente. É útil caminhar 40 minutos por dia
  • Não tome laxantes. Procure sempre um gastroenterologista ou proctologista para orientá-lo.

Se o problema já ocorreu, o que é feito?

O tratamento da obstrução intestinal varia de acordo com a localização e gravidade dos sintomas e deve ser feito sempre em ambiente hospitalar para evitar complicações, por exemplo, se você tentar usar laxantes em casa, as complicações podem ser agravadas.