Coriza: conheça as causas e como tratar
A coriza pode ser causado por vários fatores, como gripes e resfriados, por isso é importante saber como tratar esse problema.
Todo mundo já teve o nariz escorrendo ou a sensação de assoar o dia todo, que são as sensações características do nariz escorrendo. Pode estar diretamente relacionado à saúde do sistema respiratório e, mais especificamente, à saúde das cordas vocais.
Seja como um sintoma isolado ou no dia a dia, o nariz escorrendo atrapalha e atrapalha as atividades do dia a dia. Quer entender o que é, quais são as causas raízes e como tratar esse problema, este artigo é para você.
O que é coriza?
Tecnicamente falando, Coriza é o resultado de infecções que afetam áreas do nariz, como as membranas mucosas.
Quando isso acontece, começa a ser produzido um líquido límpido e inodoro, que é constantemente expelido pelo nariz como mecanismo de defesa.
Essas inflamações causadas por corrimento nasal podem ter várias causas.
O nariz escorrendo deve ser encarado como um problema real, pois se for ignorado, pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças respiratórias como bronquite, rinite e sinusite.
Causas da coriza?
Como a coriza é causada por uma infecção ou um problema relacionado ao sistema respiratório, qualquer doença que o afete pode causar coriza até que o vírus seja completamente eliminado e o tratamento seja concluído.
No entanto, existem alguns motivos mais comuns. Quer saber o que são? Confira abaixo!
Alergias
É errado pensar que apenas a rinite alérgica pode incomodar o nariz. Na verdade, todo alérgeno provoca uma reação no corpo. Por exemplo, alergias a cabelo, ácaros e poeira são mais comuns.
Espirros e coceira nasal persistente são mais comuns. Nesse caso, ao tocar diretamente no nariz, é muito provável que comece a secreção.
Infecções virais
Nesse ponto, podemos citar o resfriado comum, que é causado pelo contato de um vírus, na maioria das vezes um rinovírus, com a mucosa nasal. Essa infecção pode ocorrer por meio do contato com mãos infectadas, tosse, saliva e espirros. Além de coriza, congestão nasal e tosse são comuns.
Além disso, existe a gripe causada pelo vírus da gripe, que tem sintomas mais graves e se manifesta mais rapidamente.
Neste caso particular, por se tratar de uma infecção um pouco mais complexa, o nariz escorrendo pode ser esverdeado ou apresentar resíduos de sangue.
Além disso, pode ocorrer congestão nasal, resultando em dificuldade para respirar. No entanto, é importante saber como prevenir gripes e resfriados.
Quais as possibilidades de tratamento?
Como você viu antes, o nariz escorrendo está diretamente relacionado a doenças alérgicas ou infecções localizadas na mucosa nasal.
Para poder encurtar o tempo de sua ocorrência e preveni-la com grande frequência, recomenda-se adquirir o hábito de desinfetar as narinas.
Como fazer isso? É simples, basta aspirar soro fisiológico ou mesmo água na frequência que se adapte à sua rotina. Atualmente, existem no mercado acessórios que podem facilitar esse processo, como é o caso dos desinfetantes nasais.
Além disso, é muito importante que os portadores de rinite alérgica evitem áreas que estejam em contato próximo com, por exemplo, poeira, fungos e fumaça, pois isso pode aumentar o risco de infecção e / ou irritação do sistema nasal. Além disso, sempre desinfete a casa e dê prioridade a locais bem arejados.
Finalmente, o tratamento medicamentoso com antialérgicos é indicado quando coriza e irritação nasal tornam-se frequentes e se tornam um problema de longa duração. Para tanto, vale a pena procurar profissionais de saúde que possam identificar o tratamento mais eficaz em cada caso.
Publicar comentário