×

Corona Vírus: empresa anuncia vacina com resultados promissores

Corona Vírus

Corona Vírus: empresa anuncia vacina com resultados promissores

A Moderna Inc informou nesta segunda-feira (18) que sua vacina experimental contra a covid-19 mostrou potencial em pesquisas iniciais porque o anticorpo neutralizador de vírus produzido foi semelhante ao anticorpo encontrado em pacientes recuperados, o que causou um aumento de 25% no preço das ações.

“A fase provisória 1, embora em estágio inicial, demonstra que a vacinação com o mRNA-1273 produz uma resposta imune da mesma magnitude que a provocada por infecção natural”, disse Tal Zaks, diretor médico da Moderna, em comunicado.

De acordo com os resultados preliminares de um estudo do National Institutes of Health, os níveis de anticorpos de oito pacientes que receberam a vacina Moderna foram semelhantes aos de amostras de sangue de pessoas que se recuperaram da covid-19.

Veja Mais: Coronavírus | Quanto tempo deve demorar até a gente ter uma vacina

Todos os 45 participantes do estudo receberam três doses diferentes da vacina, e Moderna disse que observou um aumento da imunogenicidade dependente da dose, que é a capacidade de desencadear uma resposta imune no organismo.

A vacina da empresa está na vanguarda do desenvolvimento de tratamentos para vírus que se espalham rapidamente e recebeu um selo de “aprovação rápida” do Departamento de Saúde dos EUA na semana passada para acelerar a revisão regulatória. Moderna espera iniciar um estudo final mais extenso em julho.

Atualmente, não há terapia ou vacina aprovada para a covid-19 causada pelo novo coronavírus, e os especialistas prevêem que uma vacina segura e eficaz pode levar de 12 a 18 meses.

“Estamos investindo para intensificar a fabricação para que possamos maximizar o número de doses que conseguimos produzir para ajudar a proteger tantas pessoas quanto pudermos da SARS-CoV-2”, disse o executivo-chefe da Moderna, Stéphane Bancel.

Veja Mais: Pessoas com sintomas de covid-19 não devem receber vacina contra gripe

A empresa assinou contratos com a empresa farmacêutica suíça Lonza Group AG e o governo dos EUA para produção em massa de vacinas.

A empresa disse que também descobriu em estudos anteriores que a vacina mRNA-1273 é geralmente segura e bem tolerada.

Um participante do teste apresentou vermelhidão no local da injeção, caracterizado por um efeito “nível 3”. Segundo a empresa, nenhum efeito colateral grave foi relatado.

No fechamento da última sexta-feira (15), as ações da Moderna subiram 240%.

Publicar comentário