×

Coronavírus | Que lição aprender com ele?

Coronavírus

Coronavírus | Que lição aprender com ele?

Em 2 de março de 2019, bem antes da decretação da nova pandemia de coronavírus, os biólogos chineses Yi Fan e Peng Zhou, do Instituto de Virologia Wuhan, publicaram um artigo científico que teve pouco impacto na comunidade acadêmica internacional, nem chamou a atenção da comunidade. imprensa e autoridades. Mesmo assim, há uma frase correta no primeiro parágrafo que hoje é surpreendente pelo tom premonitório: “É altamente provável que surtos futuros de coronavírus se originem de morcegos, e há uma probabilidade maior de que isso ocorra na China”.
Nem o mais pessimista dos futurologistas conseguiu imaginar que, em menos de dez meses, a previsão se tornaria realidade com tanta precisão: a descoberta de um novo coronavírus, chamado Sars-Cov-2, tornou-se a preocupação mundial de 2020. As notícias começaram surgindo nas últimas semanas de 2019, quando os médicos relataram um aumento no número de crises respiratórias na cidade de Wuhan, no leste da China.
Alguns dias depois, já se sabia que o quadro misterioso foi causado por um tipo desconhecido de coronavírus, da mesma família de agentes que estavam por trás das epidemias de SARS (sigla para síndrome respiratória aguda aguda), em 2002, e Mers ( respiratória do Oriente Médio) em 2012.
Embora os sintomas sejam leves em 85% das vezes, idosos e indivíduos com doenças crônicas, como asma e diabetes, são mais vulneráveis ​​a complicações e morte. Outro medo é a possibilidade de o vírus ser transmitido de pessoa para pessoa em um estágio inicial, quando não há sintomas, o que dificultaria o controle. Diante de um contexto tão instável, que lições podemos aprender dessa história, mesmo para contornar uma ameaça que ainda não foi superada?

Publicar comentário