Depressão e Hidratação – Qual é a Conexão?

A relação pouco explorada entre depressão e hidratação.Quando falamos em depressão, a primeira coisa que vem à mente é a recomendação de psicólogos e psiquiatras profissionais. No entanto, existem vários fatores que levam uma pessoa à fase depressiva, incluindo dieta, atividade física e, claro, saúde mental.

Para manter o equilíbrio de que tanto se fala nos dias de hoje, é necessário olhar de perto para você como um todo. Portanto, depressão e hidratação estão relacionadas.

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Qual a relação da depressão e hidratação?

Todos os sistemas do corpo humano dependem da água para funcionar, e o cérebro não é exceção. Na verdade, cerca de 75% do tecido cerebral é água.

Estudos associaram a desidratação à depressão e à ansiedade, pois a saúde mental é amplamente impulsionada pela atividade cerebral.

Para encurtar a história, a desidratação pode fazer com que o cérebro desacelere e não funcione corretamente. É importante pensar na água como um nutriente que seu cérebro precisa.

Depressão e Hidratação

Desidratação e depressão estão ligadas de muitas maneiras. Na verdade, um dos sintomas da desidratação crônica pode ser a depressão.

Como a depressão é um distúrbio multifacetado com muitas causas e envolve todas as partes do corpo, seria um exagero dizer que toda depressão é afetada pela desidratação. No entanto, a desidratação pode ser um fator que vale a pena considerar em muitos casos.

Digo isso porque a depressão é frequentemente associada a níveis insuficientes de serotonina. Ou seja, um importante neurotransmissor que determina em grande parte o humor.

O aminoácido triptofano é convertido em serotonina em seu cérebro. Para fazer isso, o triptofano precisa de uma quantidade suficiente de água para atravessar a barreira hematoencefálica.

Como resultado, a desidratação limita a quantidade de triptofano disponível no cérebro, limitando assim os níveis de serotonina.

Além dos efeitos negativos da desidratação no triptofano, ela também pode afetar negativamente outros aminoácidos no corpo, levando a sentimentos de desesperança, inadequação, ansiedade e irritabilidade.

Além disso, depressão e hidratação estão relacionadas de outras maneiras!

Desidratação aumenta o estresse no corpo

A desidratação pode levar ao estresse, e o estresse pode levar à desidratação. Quando você está estressado, suas glândulas supra-renais bombeiam o aumento do cortisol, o hormônio do estresse. Sob estresse crônico, eles podem ficar exaustos.

Suas glândulas supra-renais também produzem o hormônio aldosterona, que ajuda a regular os níveis de fluidos e eletrólitos do seu corpo. À medida que a fadiga adrenal progride, a produção de aldosterona diminui, desencadeando desidratação e baixos eletrólitos.

Depressão e hidratação
Depressão e hidratação

Portanto, beber mais água pode ajudar a reduzir os efeitos negativos físicos e psicológicos do estresse.

Então, quanta água você deve beber?

Embora a água potável não seja uma cura milagrosa para todos os tipos de depressão, pode ser o elo perdido para muitas pessoas cronicamente desidratadas. Um senso comum é que um adulto deve beber cerca de dois litros de água por dia.

No entanto, sua ingestão diária ideal de água depende de muitos fatores, incluindo seu peso, sexo, nível de estresse, doenças e outras condições de saúde, o clima e quanto você se exercita. Algumas situações em que a ingestão de água deve ser aumentada incluem:

  • Exercício prolongado ou intenso;
  • Clima quente ou úmido;
  • Doenças com febre, vômito ou diarreia;
  • Condições crônicas de saúde;
  • Mulheres grávidas ou amamentando;
  • Dietistas;

Você pode verificar seu estado de hidratação monitorando a cor da sua urina. A urina de uma pessoa bem hidratada será amarelo pálido. Urina amarela escura ou marrom indica desidratação. A hidratação adequada é especialmente importante para grupos de alto risco, como idosos, diabéticos e crianças.

É importante observar que beber outros líquidos como suco, café, chá, refrigerante ou álcool não substitui a água. Água é água, e é insubstituível no corpo. Na verdade, todos esses fluidos podem realmente desidratar o corpo.

Você pode obter um pouco de água dos alimentos, especialmente frutas e legumes. Mas mesmo com uma dieta rica, os alimentos normalmente representam apenas 20% da ingestão total de líquidos.

Desidratação e ansiedade

Como a depressão, a própria desidratação raramente causa ansiedade. No entanto, não beber água suficiente coloca você em risco de aumentar os sintomas de ansiedade agora e possivelmente desenvolver níveis mais altos de ansiedade no futuro.

Em suma, a desidratação pode levar ao estresse e, quando seu corpo está sob estresse, você pode se sentir deprimido e ansioso por causa disso. Portanto, você quer garantir uma hidratação adequada todos os dias, especialmente se você é naturalmente propenso à ansiedade.

A água demonstrou ter um efeito calmante natural, possivelmente devido ao tratamento dos efeitos da desidratação no corpo e no cérebro. Portanto, beber bastante água é um passo importante no controle da ansiedade. Mesmo que você não se sinta ansioso, beber bastante água pode produzir uma sensação de relaxamento.

Lembre-se, se você tiver sintomas de depressão, procure ajuda!

Meu conselho para melhorar a saúde emocional é começar com a compreensão da ansiedade.

Ao persistirem os sintomas,consulte um médico!

Confira: Vitaminas para prevenir e aliviar a depressão

 

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