Pular para o conteúdo

Dermatite infantil – 4 Receitas naturais para tratar a em casa

A dermatite infantil (inflamação da pele) pode ser causada por uma pele alérgica ou sensível a certas substâncias. Tende a afetar mais crianças antes dos cinco anos. Os sintomas típicos são erupção na pele com coceira e pele seca e escamosa.

Neste mundo, nada é mais sensível do que a pele de um bebê. Portanto, quando um bebê é afetado por qualquer tipo de erupção ou irritação na pele, ele ficará muito irritado. Esse problema é mais conhecido como dermatite em crianças e causa muita dor. Da mesma forma, causam grande desconforto aos bebês.

A dermatite atópica ou dermatite em crianças é uma doença que atinge crianças de qualquer idade.

Nesse caso, é recomendável consultar um pediatra, que costuma prescrever sabonete, loção e pomada para secar a dermatite. Tudo depende da condição do eczema. Porque, se ocorrer uma infecção, o bebê pode precisar de um tratamento antibiótico mais rigoroso.

Quando as crianças têm dermatite moderada. Ou seja, apenas uma pequena quantidade de irritação, erupção cutânea, coceira e vermelhidão na pele, podemos utilizar algumas terapias alternativas, tratamentos caseiros e naturais em casa, geralmente aliviam imediatamente a irritação.

Então hoje vamos falar exatamente sobre isso, separamos quatro receitas caseira e simples  que vão trazer alívio para o seu filho dessa dermatite, continue lendo e aprenda a tratar a dermatite.

Dermatite Infantil

A dermatite geralmente começa por volta dos dois meses de idade e pode durar até 12 anos. Além disso, em 60% dos casos desaparece com o passar dos anos e em outros persiste ao longo da vida.

Os sintomas são muito comuns, vermelhidão, erupções cutâneas, erupções cutâneas leves na face, pescoço, dobras. Bem como as partes do corpo mais sujeitas a atrito, como joelhos, cotovelos e coxas.

Pessoas que sofrem de dermatite são crianças que perdem naturalmente a oleosidade da pele. Nestes casos, a pele fica sempre muito seca.

No entanto, isso pode causar coceira nas crianças em certas áreas, resultando em erupções cutâneas, que podem causar inflamação da pele se arranhadas. Além disso, nesses casos, é necessário um tratamento mais preciso e orientação do pediatra.

O que devo fazer? É obrigatório manter sempre a pele hidratada. E as crianças com pele seca precisam usar creme pelo menos 3 vezes ao dia para repor a umidade.

Além disso, eles devem consumir grandes quantidades de líquido. Após cada banho, as áreas de maior atrito e as dobras da criança precisam ser bem secas e, a seguir, totalmente hidratadas.

Bem, já que mencionamos alguns casos, podemos curar naturalmente em casa. Por exemplo, um banho de aveia que limpa as feridas e as hidrata profundamente, além de ajudar a aliviar a dor e a coceira do bebê.

Receitas naturais para tratar a dermatite em bebê

1. Hidratar

Manter a pele do seu bebê hidratada é sempre o primeiro passo em qualquer tratamento de eczema. Use loção natural de aloe vera várias vezes ao dia, especialmente depois que seu bebê tiver tomado banho. Aplique com a freqüência necessária para evitar que a pele do bebê resseque.

Evite usar produtos de limpeza fortes e certifique-se de que o bebê beba bastante água. Isso ajudará a manter a pele hidratada. Os bebês mamam nos seios e sofrem de dermatite atópica, que é menos intensa e geralmente apresenta uma erupção cutânea muito leve.

2.Banho de aveia

Quando a pele do seu bebê ficar muito irritada, o banho de aveia será muito confortável e ajudará a curar a pele. Coloque duas xícaras de farinha de aveia em um processador de alimentos (ou use um moedor de café) e processe até restar apenas pó.

Adicione farinha de aveia à água morna e misture bem. Mergulhe seu bebê em um banho de aveia por 15 minutos, enxágue com água e seque a pele com uma toalha bem macia.

Quando a ferida do eczema do bebê é muito irritante e a coceira é muito intensa, a aveia é a melhor escolha para a existência. Ele vai se acalmar imediatamente e você pode fazer isso duas vezes por dia.

3. Lavagem natural da pele com ervas

Precisamos aliviar o sofrimento de nossos filhos para que possam permanecer calmos . A limpeza natural da pele subsequente é muito suave e ajuda a aliviar a coceira.

Confira outras receitas em nosso site e siga nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades mais populares da culinária!

Em uma tigela, misture 1 colher de chá de raiz de confrei, 1 colher de chá de casca de carvalho branco, 1 colher de chá de casca de olmo e duas xícaras de água. Misture tudo bem e despeje na panela.

Aqueça até ferver em fogo médio e cozinhe por trinta minutos. Deixe a mistura esfriar, então coe os resíduos de ervas e use a loção para ser aplicada em todas as partes da pele irritada.

A mistura natural pode aliviar a coceira e curar eczema, mas não pode eliminar a dermatite. O bebê se sentirá aliviado imediatamente, o que é um fator positivo porque evita que ele tente se coçar.

Além disso, é sabido que, quando uma criança coça uma ferida, a fricção entre a unha e a pele pode causar inflamação,podendo inclusive provocar uma infecção mais séria. Portanto, é importante manter as feridas limpas e secas. Da mesma forma, certifique-se de que seu filho não está se coçando. Use uma loção natural várias vezes ao dia para limpar, hidratar as áreas mais afetadas e aliviar a coceira.

4. Loções curativas

Quando o eczema está muito inflamado, nosso primeiro passo é tentar aliviar a dor do bebê. Como mães, queremos que esse mal-estar acabe o mais rápido possível. Além do alívio que seu filho pode sentir, encorajamos você a investir em loções que irão aliviar a coceira e acelerar a cicatrização de feridas.

Ou seja, o líquido cicatrizante pode ajudar a reduzir o tempo de cicatrização, hidratar e proteger a pele de infecções mais graves.

Você conhece folhas de cranberry? Esta folha tem efeito diurético, anti-séptico, bactericida, adstringente e anti-inflamatório. Além disso, tonifica a pele e ainda acelera a cicatrização de feridas.

Além disso, tem efeito calmante e calmante no prurido, sendo indicado no tratamento natural do herpes. Essas folhas são altamente recomendadas para aliviar a inflamação do eczema e para melhorar a irritação que vem com a coceira.

Dê uma infusão bem forte e use-a como uma loção na pele do bebê. Você também pode dar banho, especialmente se o seu bebê sofrer de dermatite infantil. O banho vai acalmar e aliviar o seu bebê.

O zinco é outro ingrediente excelente. Aplique a emulsão de zinco diretamente na área afetada. O zinco também pode ser usado como suplemento em comprimidos. Tomá-lo regularmente pode tratar eficazmente o eczema (o zinco deve ser usado sob a orientação de um médico).

Uma alternativa saudável e muito eficaz é usar loções contendo vitamina E ou aplicar o próprio óleo de vitamina E diretamente na área afetada. Ele irá reduzir rapidamente a coceira e melhorar a cicatrização. Portanto, continue a usar óleo vitamínico até que a pele esteja totalmente recuperada.