Dermatologista revela os alimentos que ajudam na proteção contra o sol

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Dermatologista
PublicDomainPictures / Pixabay

Você pode ajudar a prevenir os danos na pele e a reduzir o risco de câncer, usando uma proteção contra o sol.

Aliar diferentes práticas de proteção é o ideal para auxiliar na criação de uma grande barreira de proteção da pele.

Independentemente do tom de pele, o primeiro cuidado é lançar mão do protetor solar, com FPS 15, no mínimo. O produto deve ser aplicado, diariamente, pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol. Sua reaplicação também é importante para que a ação química não seja levada pelo suor ou pela água. Assim, o ideal é fazê-la a cada quatro horas e reduzida pela metade do tempo em caso de exposição constante e prolongada.

Se não forem evitados, os raios solares representam um verdadeiro perigo para a saúde da pele, sendo capazes de causar manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. Para continuar saudável, você pode usar e abusar de quatro métodos simples e baratos, que são bastante eficazes na proteção cutânea adequada para enfrentar momentos de exposição ao sol.

Conheça os alimentos que ajudam na proteção solar

A seguir, veja uma lista de alimentos que atuam como ótimas fontes naturais para se proteger dos malefícios do sol.

1.Cenoura

É a campeã em quantidade de betacaroteno. Além dele, o legume ainda possui as vitaminas A, C, B2, B3 e sais minerais como fósforo, potássio, cálcio e sódio. A dica é consumi-la cozida com alguma carne, em forma de purê, sopas ou sucos.

2. Manga

Comer manga diariamente é benéfico ao organismo
Comer manga diariamente é benéfico ao organismo

A manga é rica em carboidratos, fibras e antioxidantes. Além disso, ela ainda é composta por diversas vitaminas e minerais. A sugestão é ingeri-la batida congelada, como se fosse um sorvete bem natural. É importante lembrar que só o consumo desses alimentos não é o suficiente para se proteger. Use sempre o protetor solar e consuma os alimentos como um item a mais para aumentar a defesa.

3. Batata doce

A batata doce é um dos carboidratos bons para sua dieta

Nutritiva e versátil, ela é uma das estrelas do mundo da dieta fitness. Além disso, ela está aqui pois também é uma excelente fonte de betacaroteno. Consuma assada com um pouco de alecrim.

4. Mamão

mamão solta o intestino

Conhecido por ajudar no bom funcionamento do intestino, o mamão também é um grande aliado na proteção da pele contra os raios solares. Aproveite seus benefícios e consuma a fruta in natura com aveia.

5. Espinafre

Monte de espinafre

São inúmeras as propriedades dessa verdura, por isso ela é tão poderosa! Para tentar resumir, ele é composto por ferro, fósforo e cálcio, além da vitamina A e do complexo B. Você pode consumir a verdura refogada com azeite, pois a gordura ajuda a intensificar a disponibilidade dos nutrientes.

6. Abóbora

farinha sementes abóbora

Famosa por suas baixas calorias, a abóbora também é uma ótima aliada na proteção da pele, sendo ainda fonte de proteínas, minerais e vitaminas. A sugestão é prepará-la em uma sopa com gengibre ou refogada mesmo.

7. Tomate

beneficios do tomate
beneficios do tomate

Além de ser um alimento pouco calórico, o tomate possui uma substância essencial para a proteção contra os raios UV: o licopeno. Caratenóide que dá a cor avermelhada ao tomate, o licopeno é um antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos causados às células pelos radicais livres — que são formados devido à superexposição ao sol.

Vale ressaltar que a absorção do licopeno é maior quando o tomate é cozido. Quando um alimento é preparado dessa maneira, as suas paredes celulares se rompem, facilitando o contato dos nutrientes com a mucosa intestinal.

8. Salmão

Presente nos peixes de águas profundas, como o salmão, o ômega-3 mantém uma camada de gordura saudável sob a pele. Assim, ele impede que os raios solares provoquem danos à epiderme e ainda a deixa mais macia.

9. Aspargo

O aspargo possui um dos antioxidantes mais importantes das células: a vitamina E. Também chamada de tocoferol, ela auxilia no metabolismo do fígado, no funcionamento do sistema imunológico e, principalmente, na cicatrização da pele. Isso acontece, pois, a vitamina E promove a formação de fibras de colágeno. Muito utilizada em cosméticos, a substância age como hidratante, lubrificante e regenerador da pele.

10. Chocolate amargo

chocolate amargo
chocolate amargo

O chocolate é considerado amargo quando, pelo menos, 65% de sua composição é feita de cacau — e este possui flavonoides, uma substância importante para prevenir os danos causados pelos raios solares.  Assim, devido à essa grande quantidade de cacau, o consumo desse tipo de chocolate pode ser benéfico para quem quer proteger a pele.

11. Chá verde

cha verde termogenico

Ele é rico em polifenóis, um antioxidante natural que fornece proteção contra raios UV. Um polifenol muito presente no chá verde é o flavonoide (mesma substância encontrada no cacau).

12. Kiwi

comer fruta kiwi emagrece a noite

O kiwi possui uma grande quantidade de vitamina C — mais do que a laranja. Como essa substância auxilia na produção natural do colágeno (uma proteína que proporciona a firmeza da pele), ela é essencial para evitar o envelhecimento da epiderme. A vitamina C também tem ação antioxidante e, por isso, protege a pele contra a degradação do colágeno causada pelos radicais livres.

13. Vitaminas C e E

As vitaminas C e E também são antioxidantes e protegem o organismo de queimaduras ao eliminar os radicais livres – produzidos pelos raios ultravioletas – que prejudicam as células.

Na hora de escolher suas opções, frutas cítricas, frutas vermelhas, pimentas, kiwi, cassis e agrião entram na lista. Ainda, a vitamina E – encontrada em trigo germinado, abacate, castanhas e óleos de sementes, azeite, girassol e milho – comprovadamente reduz os riscos de o sol causar danos às células da pele.

14. Castanha-do-Brasil

Também conhecida como castanha-do-Pará, a castanha-do-Brasil é uma excelente fonte de selênio para a sua alimentação. Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, utilizaram selênio para tratar células da pele antes de colocá-las em exposição aos raios ultravioletas.

Os resultados mostraram que a substância é capaz de proteger eficazmente a pele, como se ela não tivesse sofrido qualquer tipo de exposição.

15. Laranja

Alimentos alaranjados, como cenoura, batata-doce, manga, damasco e melão cantaloupe, e vegetais verdes, como espinafre, agrião e brócolis, são ricos no antioxidante betacaroteno. Sendo assim, a ingestão diária de suplementos de betacaroteno é capaz de proteger contra queimaduras do sol.

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16- Spirulina

Spirulina é uma alga que serve como um superalimento, fonte de proteína, aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.

A alimentação rica em antioxidantes é fundamental para combater os radicais livres, uma vez que elas se conectam a essas substâncias nocivas e tiram o efeito das mesmas, o que chamamos de neutralização.

Para finalizar, é importante saber que mesmo suplementando, a pessoa precisa continuar com os cuidados básicos fundamentais como horário de exposição ao sol, protetor solar, vestimentas, chapéus, óculos escuros, maquiagens com fator de proteção, dentre outros.

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